Barry Burton

Nome: Barry Burton
Nascimento: 1960
Tipo Sanguíneo: A
Altura: 1,86m
Peso: 89,3kg
Status: Vivo
Primeira Aparição: Resident Evil (1996)


Barry Burton é um dos personagens clássicos e icônicos da franquia Resident Evil devido sua personalidade e falas marcantes como a do Jill Sandwich. Barry é ex-membro da S.W.A.T e a deixou para entrar nos S.T.A.R.S. (Special Tatics And Rescue Service - Serviço de Resgate e Táticas Especiais), uma divisão do Departamento de Polícia em Raccoon City com os melhores policiais, cada um com uma especialidade, no caso de Barry, especialidade em armas.


Em 24 de Julho de 1998, a Equipe Alpha dos S.T.A.R.S, a qual Barry fazia parte, foi enviada para investigar o desaparecimento da Equipe Bravo e também a investigar casos de canibalismo que ocorriam nas montanhas Arklay. Durante a investigação, a Equipe é atacada por cachorros zumbis e o que resta a eles é se abrigarem em uma Mansão. Barry logo se afilia a Jill Valentine e os dois se deparam com um zumbi. Barry toma conta dele com sua especial Magnum e decidem reportar o ocorrido ao Capitão Albert Wesker. Porém, Wesker some e os dois se separam para investigarem a Mansão.


Enquanto estava separado de Jill, Barry encontra Wesker e é ameaçado por esse. Wesker manipula Barry ameaçando a morte de sua família, Kathy, Moira e Polly. Desde então, Barry começa a reportar acontecimentos e enviar dados de batalha para Wesker durante o Incidente na Mansão, mente para Jill e até aponta sua Magum para a cabeça da parceira. Porém, ao saber que Wesker havia mentido sobre a Umbrella matar sua família, ele logo age contra Wesker e volta a se afiliar com Jill. Barry, Jill, Chris Redfield e Rebecca Chambers, todos juntos matam a arma suprema, o Tyrant-T002 liberado por Wesker e escapam da Mansão antes dela detonar com seu sistema de autodestruição.


Após o Incidente na Mansão, Barry e seus companheiros dos S.T.A.R.S. são acusados de usar drogas e de fraude por Brian Irons, chefe do Departamento de Polícia de Raccoon arquivar o caso, já que ele era, secretamente, afiliado a Umbrella e não permitiria que a verdade obscura sobre a corporação chegasse aos ouvidos da população manipulada de Raccoon City e depois do mundo. Os S.T.A.R.S decidem investigar a Umbrella sozinhos desde então e Barry decide levar, por segurança, sua família ao Canadá e ajuda Chris com sua missão na Europa.


No final de Setembro de 1998, a cidade de Raccoon é dominada por armas biológicas após o T-Vírus ser liberado tomando proporções apocalípticas para a cidade. Barry vai até Raccoon City para resgatar Jill e Carlos Oliveira antes que a cidade fosse varrida do mapa.


Em 2003, Chris Redfield e Jill Valentine invadem uma base da Umbrella na Rússia com o objetivo de destruírem a Umbrella de uma vez por todas. Após a Queda da Umbrella, Chris, Jill, Barry e outros se reúnem para criar a BSAA visando a segurança para a Terra diante ataques bioterroristas.


Em 2011, sua filha, Moira Burton, toma a decisão de entrar na Terra Save para seguir os passos da irmã de Chris, Claire Redfield. Numa confraternização, Claire e Moira são capturadas e levadas a uma Ilha. Claire chega sozinha ao hospital e não dá boas notícias a Barry sobre Moira. Seis meses depois, ele consegue captar transmissões feitas por Moira e segue até a Ilha onde as duas foram levadas. Lá ele se depara com Natalia Korda, uma menina sobrevivente do Pânico de Terragrigia e que parecia ser bastante corajosa. Natalia ajuda Barry a passar pelas armas biológicas restantes na Ilha e afirma que Moira estava morta.


Barry faz de tudo para confirmar que a afirmação de Natalia estava errada. Segue até uma torre onde Natalia afirma ter encontrado Moira e dentro da torre se depara com Alex Wesker, irmã de Albert Wesker, que estava em uma forma de monstra. Barry percebe que Alex tem um ódio mortal de Natalia e diz que ela mesmo matou Moira. Isso faz com que Barry lute pela vida de Natalia e por vingança da morte de sua filha.

Um tempo depois, Barry invade o laboratório de Alex que acabaria de se infectar com o Uroboros. Barry luta contra Alex, mas ela consegue pegar Natalia e atordoá-lo. Porém, para salvar o dia, Moira aparece salvando os dois. Os 3 reunidos tentam sair da Ilha, mas não havia saída e para deixar o dia mais do que salvo, Claire Redfield aparece num helicóptero de resgate e todos juntos põem um fim a Alex Wesker.

Barry adota Natalia. O que ele não sabia era que Alex Wesker acordava sua consciência no corpo da menina.

Comentários