RESIDENT EVIL 5: História



Resident Evil 5 traz consigo uma DLC chamada Lost in Nightmares onde vemos um prelúdio para a campanha principal. Chris Redfield e Jill Valentine, em 2006, seguem a Mansão de Spencer, bem parecida com a de Arklay Mountains. Isso porque a BSAA (Bioterrorism Security Assessment Alliance - Aliança de Segurança e Avaliação em Bioterrorismo), uma multinacional com o intuito de livrar o bioterrorismo do mundo, recebeu notícias do possível paradeiro de Ozwell E. Spencer, co-criador da Corporação Umbrella e, no entanto, responsável por diversos desastres ocorridos no mundo. Com o objetivo de prendê-lo e ter mais informações sobre a Umbrella e seus projetos, Chris e Jill acabam se deparando com o homem morto por Albert Wesker. A dupla confronta Wesker, mas num minuto de desespero, Chris está perto de ser morto por Wesker fazendo com que Jill atacasse o inimigo contra uma janela. Wesker e Jill caem num abismo e não são mais encontrados, assim sendo considerados mortos.

         

Em 2009, três anos depois da morte de Jill, Chris ainda tenta recuperar o espírito de parceiro. Ele segue até Kijuju, na África do Sul, para dar início a mais uma missão. A BSAA escala a guerreira Sheva Alomar para ajudá-lo. A jovem, apesar de não ser tão experiente como Chris, ainda sim carrega uma história de superações e coragem consigo. Uma vez juntos, os dois caminham até se equiparem com armamento de fogo e partirem para o objetivo da missão: Prender o bioterrorista Ricardo Irving. Pois Reynard Fisher, um espião da BSAA, conseguiu provas de que Irving estava vendendo armas biológicas em Kijuju. Entretanto, no caminho são atacados por Majinis, humanos infectados pelo parasita Las Plagas tipo 2 e 3 e presenciam um ritual de execução de Reynard.


Mais mistérios aparecem ao avançarem a missão. Se deparam com armas biológicas desconhecidas e que acabam matando todo o esquadrão Alpha da BSAA liderada por Dan DeChant, uma pessoa de máscara na qual protege inimigos como Irving e até com arquivos com fotos de Jill Valentine encubada. Ao chegarem finalmente de frente a Irving, o bioterrorista destrói evidências da venda de armas biológicas feitas por ele e por uma multinacional farmacêutica chamada TriCell e também se transforma numa criatura gigante ao se infectar com uma Plaga entregue pela mulher de máscara. Chris e Sheva batalham contra o monstro e antes de morrer, Irving dá uma pista sobre a TriCell dando o nome "Excella". Sheva logo lembra de que Excella é o nome da diretora executiva da divisão africana da TriCell.


Explorado cavernas, descobrem laboratórios subterrâneos da TriCell onde encontram, juntamente com os equipamentos da multinacional, vestígios da Umbrella. Assim, os fatos começam a se encaixar. Há muitos anos atrás, a Umbrella trabalhou lado-a-lado com a TriCell, onde as empresas dominaram terras da tribo Ndipaya que cultivavam uma espécie de flor a qual possuía o Vírus Progenitor o qual derivou diversos vírus e armas bioquímicas tal como o T-Vírus. Chris e Sheva descobrem então que estavam no Centro de Pesquisas africano da Umbrella, reaberto a pouco tempo por Excella Gionne. Chris e Sheva conseguem adentrar em instalações da TriCell também e acabam se deparando com Excella que libera um monstro gerado a partir do Vírus Uroboros, até então, um projeto considero apenas um "rumor" para a BSAA. Ao ficarem cara-a-cara com Excella, a figura encapuzada e misteriosa chega e ataca a dupla. Após o ataque, Albert Wesker aparece novamente a Chris confirmando que sua morte não fora verdadeira. Ainda, não só a morte dele teria falsa como a de Jill também e o próprio inimigo revela a velha parceira de Chris quando tira o capuz da figura misteriosa. A agente está diferente, loira, pálida e parecia não se lembrar de nada o que enfrentou durante anos.


Chris e Sheva batalham contra Jill e Wesker e conseguem vencer, entretanto, a dupla é imobilizada por Jill permitindo que Wesker saia do local rumo a um navio onde estaria completando seu plano maléfico. Chris e Sheva acabam tendo que lutar contra Jill e percebem que ela estava sendo controlada por um dispositivo implantado por Wesker em seu peito. Ao retirarem o aparelho com muita dificuldade, Jill volta ao normal, ainda fraca, mas consegue controlar-se nos braços de Chris. Tenta se recuperar, porém pede para que os dois cheguem até Wesker para impedi-lo de cumprir seu objetivo o qual consistia em espalhar o vírus criado por ele, Uroboros, pela atmosfera global. O vírus, naturalmente, selecionaria os seres mais fortes dos mais fracos, assim o mundo tornaria-se um local onde somente os organismos fortes estariam vivos e todos veriam Wesker como um deus. Apesar do medo de deixar a parceira sozinha, Chris percebe que deve enfrentar urgentemente o arqui-inimigo e segue em frente ao lado de Sheva que o acompanhará até o final da missão como parceiros.


Após Chris e Sheva deixarem o local, Jill passa mal e desmaia. Chris e Sheva se infiltram no navio, enfrentam um exército de Majinis até conseguirem chegar perto de Wesker ou de Excella. E em um dado momento, a dupla aborda Excella novamente. Excella foge dos agentes, mas por descuido, deixa cair uma amostra do soro PG67A/W, uma substância a qual Excella regularmente injetava em Wesker para que seu organismo controlasse os sintomas do Progenitor. Sheva guarda o soro.


Entretanto, o adversário havia jogado sujo e infectara Excella com o Uroboros provando sua personalidade egoísta. Excella torna-se uma criatura gigante que tenta matar Chris e Sheva. Com o auxílio de um satélite laser, a dupla destrói o monstro. Durante tudo isso, Josh Stone, capitão da divisão leste-africana da BSAA resgata Jill e juntos seguem até um painel de comunicação onde Jill consegue passar informações para Chris e Sheva que as recebem logo após a batalha contra Excella. Jill comenta que poderiam injetar a substância que controla o vírus no corpo de Wesker na forma que em alta dose, poderia causar danos em seu organismo. Assim, seguem até Wesker e após uma grande batalha, finalmente o detém. O inimigo fica fora de si e entra na nave vendo que não tinha tempo a perder com a dupla da BSAA. Os dois agentes correm atrás dele e se infiltram na nave também. Durante o voo, os dois tem uma batalha contra o inimigo novamente. A única saída que vêem é abrir as portas da nave e feito isso, acabam caindo em um vulcão.


Chris e Sheva saem dos destroços da nave e andam pelas rochas do vulcão esperando por um resgate, mas para a surpresa deles, Wesker volta vivo e se infecta com o Uroboros se tornando um inimigo maior ainda. A dupla tem outra batalha e conseguem sair vitoriosos novamente. Logo são resgatados por Jill e Josh que também enfrentaram exércitos de armas biológicas para entrarem num helicóptero da BSAA e irem até o paradeiro de Chris e Sheva. Wesker cai na lava enquanto Chris e Sheva sobem as escadas do helicóptero até entrarem no automóvel. E novamente, mais uma surpresa. Wesker utiliza toda a sua força para matar os agentes segurando o helicóptero com um braço gigante do Uroboros. Assim, Chris, Sheva e Jill veem que precisam dar um fim definitivo para o inimigo. Chris e Sheva se equipam com duas bazucas e miram bem na face de Wesker e com dois tiros, causam uma enorme explosão de lava no centro do vulcão matando de uma vez por todas Albert Wesker e terminando um pesadelo vivido por anos.