Tudo o que você precisa saber sobre Resident Evil 2 Remake até agora!



Há 3 anos atrás, a Capcom, empresa japonesa de games e responsável pela série Resident Evil, anunciou que um Remake de Resident Evil 2 estava em desenvolvimento. O aviso sobre o remake deixou fãs de todo o mundo esperando por esse dia chegar, o dia de verificar como o clássico de 1998 está em moldes da geração atual. Em plena conferência da Sony na E3 2018, a Capcom surpreendeu com um trailer do jogo.

Resident Evil 2, originalmente, foi lançado em 1998. Leon S. Kennedy, herói mais popular da franquia, faz sua primeira aparição viajando até a cidade de Raccoon City a fim de cumprir o primeiro dia de trabalho como policial na Delegacia de Polícia de Raccoon. Ao mesmo tempo, a estudante universitária Claire Redfield desembarca na cidade em busca de seu irmão, Chris, que esteve ausente e incomunicável por certo período de tempo. A dupla se depara com o horror que Raccoon City mantinha, zumbis e armas biológicas viram pesadelos para Leon e Claire que decidem se abrigar na Delegacia de Polícia em busca de sobreviver ao ataque viral. Entretanto, a aventura segue alinhada com uma investigação que os faz descobrir as raízes mais profundas do incidente biológico e até mesmo envolvimentos políticos e econômicos entre o governo americano e a Corporação Umbrella, responsável pela criação do T-Vírus e outras armas biológicas e, consequentemente, responsável pelo incidente. Semanas após os acontecimentos na Mansão Spencer, Chris Redfield e Jill Valentine, protagonistas do primeiro game, chegaram até a espalhar a verdade obscura da empresa, porém foi arquivada pelo chefe da Polícia Brian Irons (personagem que está presente em Resident Evil 2), comprado pela Umbrella, assim resultando na viagem de Chris para a Europa e sua ausência, o que fez Claire ir até Raccoon City.


Resident Evil 2 é um dos jogos mais bem avaliados na história dos games que deixou uma marca surpreendente no mercado. Sua influência seguiu por gerações e até hoje é lembrando com muito carinho pela comunidade gamer. Os jogadores entravam nas peles de Leon e Claire e criavam estratégias de sobrevivência resolvendo quebra-cabeças, contando munição e selecionando itens de extrema importância em seus inventários limitados. O Remake, ou seja, o game refeito do zero, anunciado recentemente busca trazer a tona todos os sentimentos que o clássico proporcionou, porém encoberto em uma narrativa mais profunda e jogabilidade tensa. Para isso, a Capcom decidiu desenvolver o jogo com base na RE Engine, a mesma que desenvolveu Resident Evil 7 biohazard graficamente. O resultado forma-se em um jogo com gráficos avançados, riqueza de detalhes e muito horror.


No trailer, é possível verificar já um grande elemento de Raccoon City, um rato assume um plano ponto de vista onde vemos um policial combatendo um zumbi. A figura do silvestre é importante pela espécie ser responsável de levar o T-Vírus para o esgoto da cidade, o que acabou resultando o incidente biológico. Além disso, a abertura do spin-off Resident Evil Outbreak, que compartilha bastantes elementos com Resident Evil 2, é toda passada pela visão de um rato. Após o combate, a câmera assume posições de planos técnicos onde pode-se ver o zumbi massacrando o policial e logo sendo morto por ninguém mais, ninguém menos que Leon S. Kennedy.


Leon foi moldado novamente com a técnica fotogrametria, desenvolvida também pela RE Engine, consistindo tirar fotos sob o eixo de um objeto ou ator para criar uma estética mais realista virtualmente. Entretanto, Leon continua muito parecido com seus outros modelos, apenas nota-se traços de juventude do rapaz. O trailer desenrola-se mostrando cenários macabros, todos refeitos, da Delegacia de Polícia de Raccoon e também da própria cidade. Os cenários, antes parcialmente iluminados, agora estão muito escuros com traços de violência por toda parte como sangue no chão e em paredes, além de estarem lotados de zumbis com aparências grotescas.


Mais a frente, nota-se a aparição de outras personagens muito importantes na trama. Sherry Birkin, filha de Annette e William Birkin, casal funcionário da Umbrella e criadores do G-Vírus, volta em nova modelagem mantendo seus traços juvenis com expressões de angústia, além de estar com um novo figurino e carregando consigo um colar com um pingente dourado, que no clássico de 1998, é o local onde se guarda uma amostra do G-Vírus.


Logo nota-se a outra protagonista, Claire Redfield. A jovem universitária também recebeu novos moldes e parece ter influência do modelo de Resident Evil Revelations 2. Apesar de diferente, mantém os traços da personagem original. Além da aparência, o visual de Claire está diferente também. No game original, Claire veste uma blusa preta, short vermelho, botas e um colete de couro vermelho com a estampa da música "Made in Heaven" do Queen nas costas. Já no Remake, parece que Claire usa uma jaqueta de couro vermelha e calça jeans. Não se sabe ainda o visual completo da garota, mas já existiam rumores de que suas roupas teriam modificações. Claire encontra Sherry tranquilizando a garota e prometendo segurança, tal como faz no Resident Evil 2 original. Até o momento, não foi visto tanta coisa da personagem, mas o produtor afirmou que ela será tão importante como Leon, afinal é ela quem continua com a história após Resident Evil 2 quando invade uma base da Umbrella na Europa, ainda em busca do irmão Chris Redfield no qual os fatos são explicados no game Resident Evil CODE: Veronica.


Após mais imagens eletrizantes de zumbis e lickers andando pelas paredes em corredores escuros da delegacia, nota-se uma sombra de uma mulher de cabelo curto que é a espiã Ada Wong. No original, Ada encontra Leon ao meio do caos e diz estar em busca de seu namorado, mas seu verdadeiro objetivo é coletar uma amostra do G-Vírus para Albert Wesker. Ada usa um sobretudo e sapatos de salto alto no trailer, mas especula-se que por trás do sobretudo, a espiã está com o vestido curto vermelho que usa no modo Mercenaries de Resident Evil 4. O produtor do remake afirmou que tanto Ada como Sherry terão participações muito maiores agora e seus arcos dramáticos serão mais desenvolvidos.


Outro ponto legal no trailer é o Tyrant T-103, mais conhecido como Mr. X, uma arma biológica desenvolvida pela Umbrella que buscava coletar uma amostra do G-Vírus e matar qualquer pessoa que entrasse a sua frente. O monstro, agora, aparentemente usa um chapéu mas continuará sendo responsável por sustos. No fim do trailer, é possível ver que a arma biológica ataca Claire e Sherry, o que já entra no ponto do enredo. Em Resident Evil 2 original, o game é composto por 4 cenários. Claire A, Claire B, Leon A e Leon B. Os cenários A complementam os cenários B, seja lá qual for o personagem. Entretanto, de acordo com o livro Resident Evil Archives e até mesmo pela própria Capcom, o cânon de Resident Evil 2 é Claire A e Leon B. Nesta sequência, Claire nunca chega a ver o Mr. X, apenas Leon. A aparição de Mr. X para Claire e Sherry deixou os fãs especulando se o game não irá manter os cenários propostos na obra original, mas sim, duas campanhas (uma de Leon e uma de Claire) que trarão um enredo cânon definitivo. Ainda mais, o game será todo em terceira pessoa com câmera sobre os ombros tal como Resident Evil 4 que foi o jogo que originou a técnica no mercado dos games, entretanto, apesar do jogador poder ver o além dos ombros do personagem, terá que ter muito cuidado ao andar em Raccoon City, pois os cenários são todos escuros e inimigos saem dessa escuridão de surpresa, a lanterna dos protagonistas talvez não ilumine muito bem o mapa, contudo, toda a atenção será necessária. Elementos clássicos como a máquina de escrever para salvar o game e baús para depositar itens, voltam também.


Também foram confirmados conteúdos extras para o game que remete ao clássico. No Resident Evil 2 original, existe os mini-games “The 4th Survivor” e “Tofu”. Em “The 4th Survivor”, o jogador controla o agente Hunk da Umbrella que seria enviado aos laboratórios subterrâneos da corporação em Raccoon City para coletar uma amostra do G-Vírus de William Birkin. O objetivo de Hunk no mini-game é sair de Raccoon City com uma amostra do vírus, mas para isso, deve atravessar diversos mapas da cidade com apenas uma faca enfrentando as armas biológicas que restaram. Já em “Tofu”, resume-se uma brincadeira da Capcom de colocar o jogador controlando um pedaço de tofu gigante para atravessar mapas do jogo infestados de inimigos. Estes dois mini-games foram confirmados pelo produtor de Resident Evil 2 Remake.


Vazaram ainda informações e detalhes sobre o começo das campanhas de Resident Evil 2 Remake. Ao que tudo indica, o game se iniciará bem antes do encontro entre Claire e Leon. Assim, em ambas as campanhas, os jogadores poderão explorar alguns segmentos de Raccoon City. Leon irá encontrar um xerife numa farmácia e assim ocorrerá a cena como vemos no trailer, do suposto oficial sendo morto por um zumbi. Leon irá sair da farmácia e se deparar com seu jipe rodeado pelos mortos-vivos. Enquanto isso, Claire irá entrar numa lanchonete como visto no original e será encurralada por zumbis também. Em especial, um zumbi policial tentará matar a jovem que fará de tudo para pegar a arma do morto-vivo. Leon irá se encontrar com Claire quando entrar na lanchonete e salvar a estudante. Após isso, os dois irão entrar numa viatura rumo a Delegacia de Polícia de Raccoon, mas como esperado acontecerá um acidente por serem surpreendidos por um zumbi algemado na parte traseira e um motorista morto bater na viatura de Claire e Leon. É aí que os dois se separam. Leon terá um caminho bem menor e chegará a Delegacia primeiro e pelos portões da frente. Já com Claire, a universitária terá de enfrentar as ruas de Raccoon, passará por um apartamento e ainda encontrará Kendo na loja de armas onde se equipará com uma shotgun segundo os rumores. Após a loja de Kendo, ela chegará ao RPD pelos fundos. Segundo essas informações também, a campanha de Claire está sendo considerada um pouco mais difícil que a de Leon.


Já é confirmado que Resident Evil 2 Remake será apresentado na San Diego Comic-Con e poderá ter conteúdo inédito. Os fãs especulam que a Capcom irá finalmente apresentar mais sobre Claire Redfield uma vez que a moça não recebeu maiores informações e Leon pegou destaque nos trailers e gameplays do jogo. Afinal, a empresa confirma que Claire será tão importante quanto Leon pelo fato de estar a procura de Chris e sua campanha terá alterações no cânon de forma que tampe vazios deixados na franquia e crie uma ponte mais elaborada para a sequência de sua aventura Resident Evil CODE: Veronica, onde fãs especulam de que a Capcom queira fazer remake após projetar Resident Evil 3 Nemesis.


A Capcom também afirmou que não considera o jogo como um "REMAKE" propriamente dito. Pois o jogo foi construído a partir do original, entretanto, há bastantes alterações mantendo-se fiel ao clássico. É basicamente um novo jogo onde os jogadores se surpreenderão com momentos inéditos e quebra de expectativas. Assim, usam o termo de que Resident Evil 2 foi reimaginado e não refeito.


Essas são todas as informações até o momento. Esteja atento aqui em nosso site para futuras notícias. Resident Evil 2 Remake está agora na pré-venda nos serviços PSN, Xbox Live e Steam variando nos preços de R$129 a R$269 e está marcado para ser lançado dia 25 de Janeiro de 2019 para PlayStation 4 / Pro, Xbox One / X e PC.