REpresentatividade: os personagens LGBTQIA+ de Resident Evil



No Mês do Orgulho, listamos alguns personagens LGBTQIA+ da franquia


O mês de junho é considerado o "Mês do Orgulho LGBTQIA+", marcado por diversos eventos que ressaltam a importância da representatividade no mundo. A franquia Resident Evil inclui alguns personagens LGBTQIA+ em seus universos e decidimos lista-los neste artigo especial.


. Dee-Ay (Resident Evil: Operation Raccoon City)

O agente Dee-Ay abre a lista, sendo o primeiro personagem homossexual a ser confirmado pela Capcom. Seu nome verdadeiro é Crispin Jettingham e é líder do esquadrão Echo Six, das Operações Especiais do governo americano, que atuou durante o Incidente em Raccoon City para resgatar civis.



Um fato curioso é que seu codinome "Dee-Ay" vem da sigla "D.A", referenciando a expressão "Don't Ask", comumente utilizada por soldados homossexuais ou bissexuais.



. Tyrone Henry (Resident Evil Resistance)

Um dos sobreviventes do multiplayer Resistance, incluso na compra de Resident Evil 3, foi confirmado como homossexual pelo diretor do game. É Tyrone Henry, um bombeiro de Raccoon City que foi sequestrado pela Umbrella e utilizado como cobaia em experimentos de Alex Wesker e Daniel Fabron.





. Nadia (Resident Evil: Vendetta)

Nadia é uma membro da BSAA no filme animado "Resident Evil: Vendetta" de 2017. No longa, ela faz parte do esquadrão de Chris Redfield e auxilia na missão de conter a epidemia do A-Vírus em Nova York, causada por Glenn Arias.




NÃO CONFIRMADOS


. Lady Dimitrescu (Resident Evil Village)

A "vampira" mais querida dos games é considerada homossexual por boa parte da comunidade. Isso porque o roteirista de Resident Evil Village, Antony Johnston, fez em seu Instagram uma declaração sobre a sexualidade da personagem: "Eu não posso falar por todos da Capcom obviamente, mas até onde sei, a única coisa sobre os homens que deixa Lady D. excitada é o sangue deles."



Desde então, a comunidade considera Lady Dimitrescu como lésbica. A mulher foi uma cobaia dos experimentos de Mãe Miranda com o Cadou, quando a suprema buscava por um receptáculo para receber a consciência de Eva. Apesar de um desenvolvimento impressionante com o parasita, Dimitrescu começou a demonstrar algumas mutações devido a uma doença sanguínea hereditária.

Para evitar as mutações desordenadas por conta da doença, ela precisava constantemente ingerir carne e sangue humanos. Por isso, ela e suas filhas sequestravam mulheres virgens para drenar o sangue e usar para fabricar o vinho do Castelo Dimitrescu. Homens que chegassem ao castelo ou que fossem capturados pela família podiam virar a sobremesa ou serviam como espantalhos após terem o sangue drenado.


. Morpheus Duvall (Resident Evil: Dead Aim)

Obcecado por beleza e dono de uma vaidade estrondosa, o ex-funcionário da Umbrella Morpheus Duvall é considerado por muitos fãs de Resident Evil como um personagem LGBTQIA+. Pois quando o vilão se infecta com o T+G-Vírus, ele se torna uma espécie de Tyrant que remete a uma figura feminina, o que levou muitos fãs a pensarem que Morpheus seria um homem trans. 



Também há a possibilidade de ser uma mutação muito influenciada por sua mentalidade, uma vez que ele possuía um grande fascínio por sua beleza.


. Rachael Foley (Resident Evil Revelations)

A agente Rachael Foley nunca foi oficialmente confirmada como LGBTQIA+, porém muitos fãs teorizam que ela seja uma mulhe trans, devido as mutações que ela sofre durante Resident Evil Revelations.



Isso porque a infecção do T-Abyss Vírus em mulheres resulta nas Sea Creepers, enquanto os homens infectados se tornam Oozes. Curiosamente, Rachael se torna um Ooze e fica perseguindo Jill Valentine pelo Queen Zenobia. Pode ser um caso raro de mutação, mas abriu as portas para diversas teorias dos fãs afirmando que Rachael seja transsexual.



. Evelyn Marcus (Resident Evil - 2022 Netflix)

A vilã da série live-action de Resident Evil na Netflix é homossexual e casada com uma mulher. Na adaptação, Evelyn é filha de James Marcus, um dos co-fundadores da Umbrella Corp., e dirige a corporação na narrativa protagonizada pelas irmãs Wesker.