ESPECIAL | 9 razões para você jogar Resident Evil Revelations



Resident Evil Revelations completa hoje (26 de janeiro de 2021), 9 anos desde seu lançamento! O jogo foi lançado primeiramente para Nintendo 3DS e colocava os fãs da franquia na pele de Jill Valentine investigando um enorme navio por pistas de Chris Redfield. Infelizmente, esse título não obteve tantas vendas em seu lançamento, mas suas críticas foram muito positivas e posteriormente, o jogo foi portado para outros consoles, permitindo que mais fãs tivessem essa experiência única. Nesse aniversário de 9 anos, vou listar aqui 9 razões para jogar Resident Evil Revelations uma vez que ele é um dos melhores jogos de Resident Evil já lançados e muitas pessoas simplesmente não fazem questão de ir atrás de jogá-lo por ser um game de menor orçamento.


Artigo por: Gabriel Scórsin


1. PRELÚDIO DE RESIDENT EVIL 5

Logo quando começamos Resident Evil 5, Chris Redfield fala que existe uma nova organização chamada BSAA (Aliança de Avaliação e Segurança em Bioterrorismo) e é uma explicação muito vaga. De onde e como surgiu essa BSAA? Nem em Resident Evil 4 e em Resident Evil 5 temos uma explicação de como se deu o início da nova era do bioterrorismo, onde esse tipo de terror se tornou uma preocupação global.



Resident Evil Revelations vem justamente com essas explicações. O jogo mostra como se iniciou essa segunda era do bioterrorismo, de como esse tipo de terror se tornou uma preocupação para todo o mundo com o evento "Pânico em Terragrigia". E com isso, vem logo a história de como a BSAA se tornou a maior companhia de combate ao bioterrorismo.



2. RETORNO ÀS ORIGENS

Hoje já temos Resident Evil 7, Resident Evil 2 Remake, Resident Evil 3 Remake e daqui alguns meses, Resident Evil Village. E é certo dizer que o sétimo título da franquia foi quem consolidou esse retorno da franquia ao survival horror. Mas quem começou a traçar esse caminho de volta foi justamente Resident Evil Revelations.


Ele foi o primeiro jogo da franquia que retornou ao survival horror após anos de Resident Evil saindo de sua essência original. Os cenários do Queen Zenobia (navio em que o jogo se passa), se assemelham muito aos cenários da Mansão Spencer do primeiro Resident Evil, e tem explicação no jogo para essas semelhanças! Além disso, temos vários elementos clássicos como a volta do baú, porém para guardar e personalizar somente armas; temos a volta dos puzzles; vai e volta; chaves diferentes; comentários/observações do personagem quando você checa os cenários; os arquivos distribuídos pelos cenários do jogo. E todos esses elementos serviram de lição para depois a Capcom fazer os jogos recentes.


3. JILL E CHRIS JUNTOS NOVAMENTE!

Chris e Jill aparecem juntos em Resident Evil 5 mas, como parceiros, somente em Lost in Nightmares e em algumas cutscenes. Em Resident Evil Revelations, temos alguns momentos do jogo onde podemos ver a dinâmica dessa dupla que sobreviveu ao Incidente da Mansão e destruiu a Umbrella. A união dos dois é emocionante para os fãs clássicos da franquia, principalmente, para aqueles que amavam ver os dois juntos no final do primeiro Resident Evil.




4. TERROR E AÇÃO NA MEDIDA CERTA

Resident Evil Revelations tem uma combinação perfeita entre terror e ação. Tem momentos de tiroteio, explosões e armas grandes, mas também tem momentos muito tensos de puro terror. Destaque para o começo do jogo que te coloca em um ar bem denso e sufocante do assustador Queen Zenobia, com monstros muito estranhos e que demoram bastante para morrer aliás.


Vários trechos do jogo colocam o jogador em situações bem assustadoras, tem até mesmo inimigos perseguidores, chefes bem difíceis e que sua sobrevivência depende da sua exploração por recursos no mapa. Soa bem Resident Evil, não é?



5. A HISTÓRIA

Sem nenhum exagero, Resident Evil Revelations tem um dos melhores enredos de toda a franquia. A história é cheia de conspirações, plot-twists, quebras de expectativas e, como o próprio título sugere, cheia de revelações. Sem falar que a história do jogo tem uma grande inspiração no poema clássico "A Divina Comédia" de Dante Alighieri.



Outro destaque da história são os personagens e que vai além da presença de Jill e Chris. Os novos personagens que Resident Evil Revelations apresenta são muito carismáticos, divertidos e sobretudo, muito desenvolvidos. O vilão do jogo também é um sujeito muito calculista e que pode ser uma ótima figura a ser explorada futuramente na franquia.


6. MODO DE RAIDE

Depois de terminar a campanha principal, o jogador pode experimentar o Modo de Raide, um mini-game bem divertido e que fez bastante sucesso entre os jogadores. Se trata de um modo onde o jogador cumpre diferentes missões e vai aumentando seu nível com o tempo. Quanto maior o nível e número de pontos, mais forte seu personagem fica podendo comprar armas mais fortes, desbloquear skins, partes de armas e outros. Esse extra também pode ser jogado online.




7. O PRÓPRIO QUEEN ZENOBIA

Lembra quando falei que os cenários do Queen Zenobia relembram a Mansão Spencer do primeiro Resident Evil? Além dessas semelhanças com o cenário clássico, o Queen Zenobia serve como um personagem para a própria história. Os personagens se referem ao Queen Zenobia como uma espécie de "entidade", um sujeito que guarda segredos, uma história bem assustadora e muitos perigos. Conforme você avança na narrativa e conhece melhor os personagens, também conhece melhor o Queen Zenobia.




8. EXPLORAÇÃO E GAMEPLAY

Como já dito anteriormente, Resident Evil Revelations traz novamente formato clássico de Resident Evil de vai e volta, várias chaves, itens escondidos, comentários dos personagens entre outros elementos. Desenvolvendo melhor esse ponto, Resident Evil Revelations, além de você poder ficar olhando cada detalhe dos belos cenários e desbloquear caminhos para pegar coletáveis e partes de armas, também pode usar o Gênesis para encontrar itens escondidos como munição, ervas, partes de arma e handprints.



O Gênesis é uma ferramenta da BSAA e ao usá-lo, a câmera fica na perspectiva do personagem. Ao olhar em todas as direções, você pode localizar esses itens escondidos e a depender de sua situação, eles podem ser a sua salvação. Os inimigos de Resident Evil Revelations são bem estranhos e instáveis, aumentando o risco de você errar os tiros. Se ficar sem munição, o Gênesis pode salvar a sua vida. E mesmo que você nem precise, é ótimo ficar explorando os cenários e procurando os itens escondidos.


9. UM JOGO EXTREMAMEMNTE DIVERTIDO

Juntando a narrativa bem desenvolvida e impressionante com uma gameplay mais voltada para o formato clássico com uma pitada de gameplay dos jogos atuais, Resident Evil Revelations torna-se um jogo muito divertido de jogar e que seu maior erro foi não ter um financiamento maior pela Capcom. A empresa considera o jogo como um spin-off da série, mas ao mesmo tempo, fez questão de portá-lo para diversas plataformas, fazer remasterizações e até colocar pontos da história do jogo em outros games da série.



Ele pode não ser um game AAA, mas todos os elementos trabalhados acima fazem de Resident Evil Revelations um jogo muito bom da franquia que atende a expectativas tanto dos fãs clássicos quanto dos fãs dos jogos mais atuais. Ele também pode ser uma ótima entrada para aqueles jogadores que desejam conhecer a franquia.


Você já jogou? Se não, compre agora para PlayStation 4 ou Xbox One. A versão digital está disponível nos serviços PSN, Xbox Live e Steam.