Resident Evil 7 quase foi um "jogo de serviço" com microtransações e multiplayer


Capcom tinha planos completamente diferentes no início do desenvolvimento


Em uma entrevista no canal japonês oficial da franquia, o produtor Jun Takeuchi teve uma longa conversa com o mestre Shinji Mikami, criador da franquia Resident Evil e que atualmente trabalha na Tango Gameworks, desenvolvedora de The Evil Within e Ghostwire: Tokyo.


Nesse bate-papo, Jun Takeuchi revelou a Mikami que Resident Evil 7 quase foi completamente diferente do jogo que temos hoje. Antes de se tornar a experiência do pesadelo de Ethan Winters com a família Baker, a Capcom tinha a ideia de fazê-lo um "jogo de serviço" aplicando elementos como microtransações, multiplayer e caixas de loot. Mas Kenzo Tsujimoto, presidente da Capcom, percebeu a baixa produtividade da equipe e escalou Takeuchi como diretor no início do desenvolvimento do projeto.


"Sério, tinham tantas demandas... coitados dos diretores. Mas então nosso presidente, Tsujimoto, entrou na jogada. Ele sabia de todas as nossas tentativas sem êxito naquele ponto. E esse foi um dos momentos inesquecíveis para mim. Era 4 de janeiro, o primeiro dia de trabalho do ano. O presidente me chamou no escritório. 'Resident Evil 7 está em mal estado. Takeuchi, por favor, ajude a desenvolve-lo.' E foi assim que eu acabei trabalhando em Resident Evil 7", disse Jun Takeuchi no vídeo.


Após Takeuchi entrar no time de desenvolvimento, ele imediatamente tentou tirar todos esses recursos como multiplayer e microtransações que a Capcom queria colocar e resolveu voltar ás raízes da série, fazendo um jogo focado no terror de sobrevivência, como muitos fãs vinham pedindo.


"Primeiro, decidimos que as raízes de Resident Evil estão no horror. Falamos muito sobre isso. A ideia do multiplayer foi cortada rapidamente. Se conseguíssemos colocar tudo isso junto, poderíamos fazer um excelente jogo multiplayer de horror, mas nós realmente não tínhamos boas ideias, então deixamos de lado. Fomos cortando tudo da lista até chegar ao pior pesadelo do marketing - um jogo single player tradicional de terror.", completou Takuchi.



Apesar de não ter sido exatamente como alguns funcionários e o marketing da Capcom queriam, Resident Evil 7 acabou se tornando um verdadeiro sucesso e recentemente ultrapassou a marca de 11 milhões de unidades vendidas, além de ser incrivelmente bem recebido pela crítica especializada e por parte dos fãs.


Em junho, Resident Evil 7 junto com os remakes de Resident Evil 2 e Resident Evil 3 receberam upgrades para os consoles da nova geração. As versões de Resident Evil 7 para PlayStation 5 e Xbox Series X|S já estão disponíveis.