RE4 Report #1 | O que são os Ganados?



Relatório de RE4 #1 - O que são os Ganados?



Seja bem-vindo, forasteiro! Nesta nova série de artigos e vídeos nomeada como "RE4 Reports", vamos relembrar e explicar alguns conceitos narrativos de Resident Evil 4 com o intuito de te deixar devidamente preparado para o remake do quarto título que chega em 24 de março de 2023. Estreando a série, iremos explicar o que são os Ganados, inimigos comuns do game.


Qualquer pessoa que jogou Resident Evil 4 se lembra dessas criaturas que tentam impedir Leon S. Kennedy no resgate de Ashley Graham, a filha do presidente americano, raptada pelo culto Los Illuminados. Assim que o jogador chega ao vilarejo El Pueblo, já sofre uma má-recepção dos habitantes que o chamam de "¡Un forastero!" e o cercam por todos os lados. Mas graças a uma ação de Ada Wong, todos ouvem o sino da igreja e vão rezar.



Os Ganados são basicamente humanos infectados pela variante subordinada do parasita Las Plagas, um ser primitivo encontrado pela civilização antiga que foi muito usado em rituais na Antiguidade, mas acabou permanecendo selado por anos. Tal fato se deve ao medo do Primeiro Castelão Salazar sobre as propriedades do agente biológico, uma vez que todos os humanos que respiravam os esporos das plagas apresentavam comportamentos extremamente violentos e agressivos. Salazar perseguiu incansavelmente os membros dos Los Illuminados, quem mostravam adoração ao parasita e as deixou seladas em minas abaixo de seu castelo.

Com a ascensão do Oitavo Castelão, Ramon Salazar, as plagas foram liberadas e caíram novamente nas mãos do culto. Isso se deu por conta da aproximação do sacerdote Osmund Saddler, quem conseguiu convencer Salazar de que sua família carregava o sangue dos Los Illuminados e que as plagas lhe permitiria acesso a um poder inimaginável.


Uma vez com posse das plagas, Saddler se aproxima também do chefe do El Pueblo, Bitores Mendez e convence a infectar todos os residentes da região. Esse processo de infecção, que foi disfarçado como processo de "purificação" para salvar a alma dos pecadores, levou vários dias de horror para o vilarejo. A plaga é injetada no organismo ainda como um ovo e quando ele eclode, a plaga se aloja no sistema nervoso central e passa a dominar a consciência do hospedeiro. Mas até isso acontecer, a vítima apresenta sintomas como tosse com sangue e alterações drásticas no humor. As crianças também receberam injeções das plagas, mas não resistiram e todas faleceram.



Uma vez que a plaga passa a controlar completamente o hospedeiro, outras mutações além da agressividade podem ser observadas como o aumento da força física e uma resistência maior a danos. Dependendo da evolução da plaga no organismo do hospedeiro, ela também pode atingir três estágios diferentes de vida e se manifestar como um mecanismo de defesa quando um Ganado recebe bastante dano.

As ações realizadas pelos Ganados como as orações, rituais e prevenção da entrada de qualquer forasteiro na vila que represente uma ameaça para os Los Illuminados, se deve à influência daqueles que estejam infectados pela variante da Plaga Controle. É por isso que os Ganados obedecem cegamente aos comandos de Mendez, Salazar e Saddler.


O nome "Ganados" vem do espanhol e significa "gados" em razão dessas criaturas relembrarem o comportamento desses animais que são controlados por um boiadeiro e seguem as mesmas atitudes de todo o seu grupo.



No Resident Evil 4 original eles podem ser combatidos facilmente com pistolas e facas. Uma boa tática é atirar na cabeça ou nas pernas para atordoá-los, realizar o golpe corpo-a-corpo e finalizar com facadas quando estiverem no chão. Quando virem em grupos, é recomendado usar shotguns, granadas ou TMP. Já quando sofrem mutação, armas mais fortes são recomendadas ou podem ser mortos facilmente com Granadas de Luz, uma vez que as Plagas são sensíveis a luz.


E você poderá combater esses inimigos novamente em alguns meses! Portanto, forasteiro, prepare sua maleta e suas armas para Resident Evil 4 Remake que chega no dia 24 de março de 2023 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e Steam. A pré-venda já está disponível.