Cobertura BGS 2023 | Marcas, cosplayers e público reforçam o vínculo e a importância da comunidade gamer no Brasil



A maior feira de games da América Latina reforça seu vínculo forte com o público gamer entregando uma edição cheia de diversão e atrações especiais


Pelo segundo ano consecutivo, o Resident Evil Project teve a honra de cobrir a Brasil Game Show como imprensa. Se você acompanhou nossa jornada através de posts e stories no Instagram, então deve ter uma ideia de como foi a nossa cobertura. Mas aqui traremos uma síntese para dizer o que foi a BGS 2023. Não apenas um momento especial para registrar as novidades do mundo dos games em território brasileiro, mas também para (re)encontrarmos amigos, criadores de conteúdo e fãs apaixonados pelo universo de Resident Evil.


Mesmo sem uma atração oficial de Resident Evil ou até mesmo da Capcom, como foi na edição de 2022, a franquia estava presente em peso na feira! Cosplayers, produtos nas lojas e até duas TVs com Resident Evil 4 Remake disponível para jogar no estande da Samsung, fizeram com que Resident Evil estivesse mais do que presente na feira. Os fãs podiam aproveitar tanto a campanha principal quanto o Separate Ways da nova versão de Resident Evil 4 no estande.

Resident Evil 4 Remake podia ser jogado no estande da Samsung


Aliás, a Samsung trazia também outros games como Mortal Kombat 1 e Street Fighter 6 em suas TVs e monitores de alta definição, além de promover torneios de games garantindo prêmios e estreitando sua relação com o público.



ESTANDE DA NINTENDO

Antes de falarmos sobre os cosplayers e demais atrações de Resident Evil, que é o nosso foco, vamos falar um pouco também sobre a nossa experiência pelo evento. Um grande destaque da BGS este ano certamente foi a dinâmica do estande da Nintendo, que oferecia várias estações com diferentes games para experimentar. Claro que os holofotes estavam virados para Super Mario Bros Wonder, novo lançamento da desenvolvedora, que está incrível! Tivemos a oportunidade de testar o game por cerca de 10 minutos e conversar um pouco com os integrantes do estande sobre o novo game.

Estande da Nintendo na BGS 2023


Super Mario Bros Wonder é uma grande evolução da série Super Mario que aposta em uma jogabilidade mais parecida com os clássicos da franquia. Com inovações para a série do icônico bigodudo, Wonder traz uma riqueza de detalhes impecável nos cenários, novos power-ups, vários personagens e fases ainda mais dinâmicas. Com certeza, é um jogo necessário para qualquer amante do encanador mais querido dos games.

Jogamos Super Mario Wonder e amamos a experiência


Além de Wonder, o estande da Nintendo reservava espaços para mais 8 jogos, isso sem contar títulos criados no próprio Brasil, que podiam ser testados durante a gigantesca fila de Wonder. Quando os fãs jogavam cada game, ganhavam um adesivo para completar uma lista de jogos. Após adquirirem os 9 adesivos, podiam resgatar um brinde no balcão: um chaveiro especial inspirado em Super Mario Bros Wonder. Outros brindes também podiam ser resgatados como adesivos, descontos e códigos para conteúdos adicionais. Sem falar que os fãs que criassem ou fizessem login em uma conta na My Nintendo, podiam levar para casa um kit de acrílicos de Super Mario Bros Wonder.



ENCONTROS E REENCONTROS

Talvez a melhor parte da Brasil Game Show é poder reencontrar amigos e criadores que tanto admiramos. O que não faltou nessa edição do evento foi uma ótima troca de experiências com demais produtores de conteúdo. No primeiro dia do evento, encontramos a streamer BiaPlay (@biaplay_) e Felipe do canal SpartanGames News (@spartangamesnews), que nos acompanharam em diversas aventuras nos próximos dias. Bia também chegou a gravar um conteúdo conosco que deve ser lançado em breve nas redes sociais dela. Fique ligado!


No mesmo dia, tivemos a honra de reencontrar Nícolas Santos, do Residência do Mal (@residenciadomal), um grande parceiro e amigo do Resident Evil Project, que colaborou em diversos conteúdos e é sempre nosso companheiro para lives especiais debatendo temas de Resident Evil. Porém, Nico trazia uma grande novidade ao evento: seu cosplay de Karl Heisenberg, vilão de Resident Evil Village. E já pra adiantar: ficou espetacular!

Encontro entre Nico do Residência do Mal como Heisenberg e Gabriel (eu do RE Project) como Ethan Winters


Ao falarmos com Nico, também pudemos reencontrar e conversar muito melhor com Maria Carolina (@venciocarolina) e Gabriel Martins (@gabriel_martiiins) do Resident Evil Brasil (@residentevilbrasiloficial), um projeto muito querido pelas redes sociais que cria conteúdo diariamente sobre a nossa série de jogos favorita. Os dois foram muito atenciosos conosco e ainda colaboraram com conteúdos para as redes sociais nos próximos dias. Também nos ajudaram a conhecer pessoalmente integrantes da assessoria de imprensa da Capcom e Tiago, dono do canal Umbrella Brasil (no Instagram, @canalumbrellabrasil), especializado em conteúdos de Resident Evil.


Nos próximos dias, reencontramos a grande especialista na franquia, Monique Alves, do Resident Evil Database, que garantiu uma reunião de fãs pela feira e demais produtores de conteúdo na BGS. Moni e Teteus, como sempre, foram muito receptivos e carinhosos. Fica aqui o nosso agradecimento. E graças a esse encontrão, pudemos registrar esse fotão:

Encontrão de criadores de conteúdo de Resident Evil. Na foto estão Tiago (Umbrella Brasil), BiaPlay, Gabriel Martins e Maria Carolina (RE Brasil), Teteus e Moni (RE Database), Felipe (SpartanGames News) e Gabriel Scórsin e Helô Laranjeira (RE Project). 

A equipe do REVIL nos encontrou pelo evento e, como sempre, foram extremamente atenciosos conosco. Chegamos até a aparecer na cobertura deles. Fica a nossa gratidão pelo carinho e nossos parabéns pelo excelente trabalho.

Print de artigo do REVIL sobre a BGS 2023


Outro parceiro do Resident Evil Project também nos encontrou logo na sala da imprensa. A equipe do EvilHazard, como sempre, nos recebeu com muito carinho e rendeu diversas conversas sobre o futuro da franquia e planos para colaborações. Ariel do Combo Infinito, Raphael Batista do MeuPS e Rodrigo Coelho foram outros nomes que passaram por nós pelo evento e pudemos conversar um pouco.

Da esquerda para a direita: Raphael Batista (MeuPS), Rodrigo Coelho e Ariel (Combo Infinito)


Por fim, ao longo de nossa jornada, tivemos o prazer de conhecer grandes nomes da dublagem! Trocamos figurinhas com Manolo Rey (Peter Parker de Tobey Maguire, Luigi), Ricardo Juarez (Kratos, Kamek), Lucas Almeida (Eren Jaeger, Soul Eater Evans) e Marco Ribeiro (Woody, Homem de Ferro). Além de compartilharmos o nosso projeto, deixamos aquela energia para atraí-los a algum Resident Evil.

Da esquerda para a direita: Marco Ribeiro, Lucas Almeida, Ricardo Juarez e Manolo Rey


Quem sabe nos próximos lançamentos, a Capcom Brasil os chame para interpretar os personagens na localização brasileira? #FicaADicaCapcom



COSPLAYERS DE RESIDENT EVIL E CAPCOM

A Capcom infelizmente não esteve presente na Brasil Game Show 2023. Mas os fãs fizeram questão de levá-la para a feira! Personagens de Street Fighter, Devil May Cry e obviamente Resident Evil passavam direto pelos corredores do local.

Após um sucesso estrondoso na edição de 2022, o grupo REVerse Cosplayers decidiu marcar um novo encontrão na BGS 2023. Logo atrás do estande da Bauducco, os artistas se reuniram todos e formaram um grupão de personagens de Resident Evil. Depois uma sessão de fotos, o time começou a andar pelo evento e se tornavam a grande atração por onde passavam! Eu mesmo estava ali no meio, caracterizado como Ethan Winters, e me deu um baita orgulho ver inúmeras pessoas parando os cosplayers para tirar foto.

Encontro grandioso de cosplayers de Resident Evil. Foto por Helô Laranjeira


Não demorou muito para esse grupão encontrar um time de cosplayers de Street Fighter. Quando os dois universos colidiram, uma explosão de gritos em nome de "CAPCOM!" tomou conta do local por alguns segundos.

Parabéns a todos os cosplayers pelo excelente trabalho e por reforçarem o impacto que Resident Evil e o Universo Capcom tem no Brasil!



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo sem PlayStation, Xbox, Capcom e outras gigantes dos games, a Brasil Game Show 2023 conseguiu atrair várias outras marcas que puderam se adaptar ao formato dos games para reforçar o vínculo com seus públicos. O evento talvez tenha dado uma tropeçada com grandes nomes se ausentando, mas ao meu ver, a BGS conseguiu compensar isso com diversas outras atrações. Esperamos que a próxima edição seja ainda maior! Porém, gostamos muito da experiência e vamos guardar as memórias com carinho pelo resto de nossas vidas.

Agradecemos a oportunidade para realizar a cobertura e ficamos sempre à disposição.