THE CAPCOM PROJECT | Dante


Nome: Dante
Nascimento: Desconhecido
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Vivo
Série: Devil May Cry
Primeira Aparição: Devil May Cry


Dante é o protagonista da franquia Devil May Cry e o maior caçador de demônios deste universo. Considerado como um dos personagens mais icônicos da história dos videogames devido às suas grandes habilidades e personalidade, a fama de Dante chegou a ultrapassar barreiras, fazendo aparições até mesmo em outros jogos do Universo Capcom.


Filho do grande Sparda e de Eva, Dante cresceu brigando sempre, carinhosamente, contra seu irmão gêmeo, Vergil. Sua infância foi vivida com sua família em uma casa perto de Red Grave City sendo treinado por Sparda para que um dia ele e Vergil tornassem-se combatentes mortais. Após a morte de Sparda, Eva acaba tendo de cuidar dos gêmeos sozinha e tudo piora quando, aos 8 anos de Dante, a casa da família é atacada por demônios. Eva acaba morrendo procurando por Vergil, e acreditando que seu irmão também estava morto, Dante muda seu nome para Tony Redgrave a fim de escapar dos demônios.


Anos se passam e Dante decide abrir uma loja especializada em caça aos demônios. Sem alguma ideia para essa loja, ele é recebido um dia por Arkham, fazendo um convite para ir até a Temen-ni-gru e fazer uma visita rápida ao seu "querido" irmão Vergil. Logo após Arkham sair, a loja de Dante é atacada por demônios. Mas o rapaz liga a música no volume máximo e faz uma "festa" com os inimigos, ficando como vitorioso na batalha. Seguindo para a torre, é lá onde Dante encontra Lady pela primeira vez. A jovem, ainda com o nome de nascença Mary, ia atrás de Arkham para conseguir sua vingança, uma vez que o homem teria matado sua mãe. Arkham e Vergil planejavam abrir um portal para o submundo em busca de obter o poder de Sparda.


Ao chegar ao topo da torre, os irmãos gêmeos se encontram e travam uma batalha. Infelizmente, Dante é derrotado por Vergil. Mas ao ser atacado pela própria Rebellion, espada de Dante entregue a ele por seu próprio pai, um poder demoníaco é ativado e Dante retorna a seu objetivo de impedir os planos de Vergil. Eventualmente, em um encontro entre Dante, Lady e Vergil, todos descobrem que Arkham se passava pelo demônio Jester para persuadir e driblar todos do grupo a fim de ele, sozinho, conseguir abrir o portal para o submundo e obter todo o poder de Sparda para si.


Voltando até o topo da torre, Dante reencontra mais uma vez a jovem Mary (Lady). É onde ele insiste que a caçadora pare de ir atrás de Arkham e que deixasse tudo aquilo nas costas, também, de Dante. Após uma batalha, Lady permite que Dante vá atrás de Arkham sozinho e lhe concede também a Kalina Ann para ajudar na batalha. Ao encontrar Arkham, Dante e Vergil cooperam para exterminar o adversário de uma vez por todas. Mas claro que após eliminarem o inimigo em comum, os dois se tornariam adversários novamente. No fim da batalha, Vergil fica preso no submundo, onde acaba sendo corrompido por Mundus.


Logo após a batalha de irmãos, Lady eventualmente acaba comentando sobre as lágrimas de Dante. O rapaz diz que era apenas a chuva, até porque demônios nunca choram. Mas seguida de uma citação para consolar Dante, o rapaz encontra o nome perfeito para a sua loja: "Devil May Cry". Abrindo agora o seu serviço profissional, Dante passa se tornar um lendário caçador de demônios.


Meses depois, uma cliente diferente visita a Devil May Cry. Essa cliente também é responsável por criar um caos na loja. O que ela não esperava era de que Dante estava preparado para qualquer tipo de inimigo. A luta termina quando a cliente revela seu rosto, idêntica a Eva, mãe de Dante. Se tratava de Trish, um demônio criado por Mundus a imagem de Eva para persuadir Dante. Logicamente, Trish não revela ser um demônio e estar ao lado do Rei do Submundo de uma vez. Ao invés disso, Trish diz que Mundus planejava abrir um portal para o submundo na Ilha Mallet.


Chegando a Ilha Mallet, Dante e Trish passam a combater exércitos de demônios e a tentar chegar até Mundus. Uma figura misteriosa fica seguindo Dante e tentando eliminar o caçador a qualquer custo. Era Nelo Angelo, que tinha habilidades que deixaram até mesmo Dante confuso. Posteriormente, Dante descobre que o tal Nelo Angelo era na verdade Vergil, seu irmão, e acaba o derrotando. Sem Vergil na jogada, Trish era a última esperança de Mundus para conseguir derrotar o caçador. Em uma batalha contra Nightmare, Trish revela-se como adversária.


O que atrapalha os planos de Mundus é a ação de Dante em salvar Trish. A mulher questiona o porquê do socorro e Dante revela que Trish tem exatamente a imagem de sua mãe. Posteriormente, na tentativa de matar Dante, Mundus acaba atacando Trish que se joga na frente do ataque. Dante e Mundus travam uma batalha e como já era de se esperar, Dante sai vitorioso. Mais tarde, Trish retorna para ajudar Dante. A cooperação dos dois resulta em Mundus preso no submundo. E é nesse momento em que Trish deixa cair lágrimas, arrependida do que havia feito. Como demônios nunca choravam, Dante percebe que a mulher criava dentro de sua alma, um lado humano muito forte.


Retornando para a Devil May Cry, Trish e Dante mudam o nome da loja para Devils Never Cry e passam a operar como uma dupla na atividade de caça aos demônios. Eventualmente, Trish abandona a loja e passa a agir como uma caçadora freelancer. Isso faz com que Dante volte ao nome original da loja (Devil May Cry) e volte a realizar os serviços sozinho. Por um determinado período de tempo, Dante fica com uma hóspede na loja, era a pequena Patty Lowell. E conforme o tempo passa, Dante passa a trabalhar em casos diferentes que J. D. Morrison, Lady e até Trish passam a ele (ou lhe pedem a ajuda).


Um tempo depois, Dante ajuda Lucia a derrotar Arius, um homem de negócios que se utilizava de poder demoníaco para tentar dominar o mundo. Para isso, Dante tem de entrar no submundo para derrotar Arius.


Meses se passam e Lady tem um novo trabalho para Dante e Trish. Tratava-se de uma confusão na Order of Sword em Fortuna. O líder Sanctus planejava ativar uma estátua que relembrava a imagem de Sparda para conseguir ter o mundo a seu desejo. Como estratégia, Trish disfarça-se como uma membro nova da Ordem chamada Gloria e Dante surpreende Sanctus e outros membros da Ordem ao meio de uma cerimônia tentando assassinar o líder. Nessa mesma cerimônia, um adolescente chama a atenção do caçador devido suas grandes habilidades e personalidade irritada. Se tratava do jovem Nero, membro da Ordem. Uma batalha contra o jovem é o bastante para que Dante começasse a perceber o tamanho poder que o jovem tinha.


Da natureza zoeira de Dante, o caçador passa a "brincar" com Nero fazendo aparições rápidas e divertidas para o jovem que tinha recebido a missão de matar Dante. Mas Nero deixa essa missão de lado quando seu interesse amoroso, Kyrie, é capturada por Sanctus e pelo cientista Agnus. Na posse da Yamato, Dante reencontra Nero. Os dois travam uma batalha pela posse da espada de Vergil. Mais uma vez, como já era de se esperar, Dante sai vitorioso, mas permite que o jovem siga em frente com a Yamato, percebendo que o garoto precisava da arma para cumprir sua missão e salvar Kyrie. Nesse momento, ambos se cumprimentam, mostrando respeito mútuo.


Horas após a batalha contra Nero, o jovem é capturado por Sanctus e mantido preso dentro de Savior. Antes que Nero fosse trancado dentro da estátua, o irmão de Kyrie, Credo, tenta lutar contra Sanctus e acaba sendo ferido gravemente. Nos braços de Dante, Credo faz um último pedido: salvar Kyrie e Nero. Trish fica encarrega de evacuar a cidade enquanto Dante ia atrás de destruir Portais do Inferno e readquirir a Yamato. Nesse caminho, Dante consegue matar o cientista Agnus.


Com a Yamato, Dante trava uma batalha contra a gigantesca estátua relembrando seu pai. Ele consegue levar a Yamato a Nero, quem termina com toda a história matando Sanctus e salvando Kyrie. Ele permite que o jovem fique com a Yamato e a essa altura de tempo, Dante já suspeitava de que Nero era seu sobrinho, já que o jovem tinha uma relação peculiar com a Yamato. O adolescente, junto a Kyrie, decidem abrir um negócio pessoal, também chamado de Devil May Cry e para estrear o serviço deles, Dante os presenteia com um letreiro neon para colocar em uma van.


A Devil May Cry de Dante fica um pouco parada nos meses seguintes. Mas Morrison traz um novo cliente com um trabalho valioso para Dante. O cliente era o misterioso V, afirmando que um demônio estava ressurgindo e que Dante precisava impedir. Sem compartilhar muitas informações sobre essa missão com Trish e Lady, Dante segue para Red Grave City onde uma Qliphot causava desespero para a população. Dentro dessa Qliphot, Dante perde a batalha contra Urizen, o Demônio-Rei, junto a Trish, Lady e até mesmo Nero que buscava vingança pelo demônio ter roubado seu braço direito. Por sorte, Nero e V escapam da Qliphot antes que Urizen o capturasse assim como fez com Trish e Lady. Já em relação a Dante, o caçador é atacado e jogado para fora da Qliphot e fica inconsciente por um mês.


Ele é encontrado por V nos arredores de Red Grave City. Uma rápida retrospectiva coloca Dante de volta ao campo de batalha contra diversos demônios. O primeiro demônio de grande porte que Dante põe um fim é Cavaliere Angelo que matinha Trish dentro de si lhe dando poder. Ao salvar a parceira, Dante segue para a sua antiga casa. Pois ele sabia que V era a parte humana de seu irmão Vergil e que Urizen era a parte demoníaca desse. Imaginando o poder da Yamato de separar o homem do diabo, Dante pensa o que a Rebellion poderia fazer. Para sua surpresa, Dante absorve todo o poder de Sparda e ativa seu Sin Devil Trigger.


Em sua forma de Sin Devil Trigger, Dante vai voando até a Qliphot onde salva Nero de Urizen. Uma batalha épica ocorre entre os dois e Dante consegue vencer. A sua vitória não fica mais épica por conta da Qliphot ser revelada por completo e gerar o tão querido fruto de Urizen. O Demônio-Rei abandona a batalha e vai direto para o nível inferior da Qliphot, onde poderia alimentar-se do fruto gerado para obter mais poder ainda.


Ao encontrá-lo, mais uma batalha ocorre e Dante consegue derrotar Urizen, deixando o monstro no chão atordoado. Nesse momento, V e Nero chegam. O misterioso V, já prestes a morrer, pede licença para acabar com Urizen. O que ele não esperava era de que V iria se juntar novamente com Urizen, trazendo Vergil de volta ao mundo.


Um breve embate ocorre entre os irmãos. Vergil se transporta para o topo da Qliphot deixando Dante e Nero sozinhos no local. É quando Dante tenta se livrar de Nero, pedindo para o jovem ir para casa. Com a insistência do garoto, Dante finalmente revela que Vergil é seu pai, deixando o jovem em choque. No caminho até Vergil, Dante recebe de Nicoletta Goldstein uma réplica da Kalina Ann que a artesã fez para Lady e combate os demônios, antes na posse de V. Ao matar Griffon, Shadow e Nightmare, Dante ainda tem mais uma missão a cumprir.


A batalha contra Vergil fica cada vez mais difícil. Mas em um momento totalmente inesperado, Nero aparece separando os dois irmãos em sua forma de Devil Trigger. É também nesse momento em que Nero atordoa Dante com enorme soco na cara e batalha contra seu próprio pai. Após a luta, não tinha como Dante não tirar sarro de Vergil, rindo da cara do irmão após Vergil ter tirado o braço do próprio filho em busca de poder e ainda assim, sair como derrotado. Conforme um trato feito por Vergil e Nero, Vergil vai para o submundo junto a Dante para destruir as raízes da Qliphot. Confiando em Nero para deixar toda a situação no plano terreno sob controle, Dante fica preso no submundo com Vergil.


Comentários