Saiba como ajudar as vítimas da Guerra na Ucrânia

Foto: Emilio Morenatti


Organizações sociais arrecadam doações do mundo todo para ajudar as vítimas da atual Guerra na Ucrânia


Na madrugada da última quinta-feira (24), o presidente russo Vladmir Putin declarou guerra contra a Ucrânia, dando início a um grande pesadelo para o povo do país localizado no leste-europeu. Durante o dia 24 de fevereiro de 2022, diversos ataques foram reportados pelo exército ucraniano assim como diversas mortes e feridos, tanto de soldados quanto de civis.


Essa pauta não possui relação direta com a franquia Resident Evil, apesar de certas figuras dessa situação se assemelharem bastante aos vilões gananciosos da série, mas em nome do RE Project, decidi tomar a iniciativa de guiar meus leitores a acessarem formas de ajudar o povo ucraniano neste momento difícil. Aqui não estou levantando bandeira para uma nação específica ou escolhendo um lado nessa guerra, pois nenhuma autoridade no meio desse caos é santo. Entretanto, me solidarizo com as vítimas e inocentes que estão pagando por essa discussão.

Foto: Wolfgang Schwan/Anadolu Agency


Imagine estar em sua casa e começar a ouvir explosões de repente, talvez até no seu quintal ou na sua vizinhança. O sentimento do medo toma conta de você e de sua família, fazendo com que você comece a arrumar suas malas rapidamente.  Mas então a parede de sua casa é destruída enquanto você arruma suas coisas para escapar dessa catástrofe. 


Imagine ter que se despedir de sua família porque está sendo chamado para pegar uma arma e enfrentar um exército inteiro. Ou então, imagine se despedir de seu pai e não ter certeza de que ele não pode voltar. E por fim, imagine entes queridos morrendo por conta da guerra. É exatamente este cenário que o povo ucraniano está enfrentando. Famílias sendo desfeitas, crianças abandonadas e deixando seus lares, pessoas de todas as faixas etárias morrendo, sangue sendo derramado por todo lugar, patrimônios sendo destruídos e por aí vai. 

Foto: Viacheslav Ratynskyi/Reuters


Mas há uma forma de ajudar, mesmo a distância, com qualquer valor ou simplesmente divulgando a informação. Algumas organizações sociais estão dispostas a ajudar as vítimas com apoio e serviços médicos. Hoje mesmo você pode ajudar esses profissionais a salvarem vidas! Abaixo, você encontra links para três organizações que estão aceitando doações do mundo inteiro para cumprirem suas atividades:


1. United Help Ukraine

A United Help Ukraine (UHU) está aceitando doações para fornecer kits de primeiros socorros individuais como IFAKs, torniquetes e outros suprimentos médicos de emergência para a linha da frente. A ONG também possui campanhas para doar roupas e recursos essenciais às vítimas de guerra. 


Além disso, a UHU afirma que está disposta a cooperar com outras organizações de resposta a emergência para preparar ajuda humanitária a civis que podem ser diretamente afetados se as forças russas atacarem.


Campanha de doação no Facebook: https://bit.ly/3IpN00O
Doe via PayPal: https://bit.ly/33WhuIM


2. Cruz Vermelha Ucraniana

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma organização imparcial, neutra e independente, cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e outras situações de violência, assim como prestar-lhes assistência. A organização possui centro de operações na própria Ucrânia onde regularmente dão assistência às vítimas de conflitos.


Durante o primeiro dia de ataques das tropas russas, o presidente do CICV, Peter Maurer, fez uma declaração sobre o atual conflito, afirmando que: "a intensificação e propagação da guerra podem causar mortes e destruição de uma magnitude aterradora, considerando as imensas capacidades militares envolvidas."


As doações para a CICV podem ser feitas através do próprio site: https://bit.ly/3phDNQu

3. UNICEF

A UNICEF (United Nations Children’s Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância) é um órgão das Nações Unidas que tem o objetivo de defender e proteger os direitos das crianças e adolescentes, atender suas necessidades básicas e criar oportunidades para que alcancem seu pleno potencial.


Ao longo dos anos, a UNICEF já assistiu o governo ucraniano em um investimento com cerca de US$ 130 milhões para desenvolver a saúde, nutrição, água potável, saneamento, educação e outros diversos direitos para crianças.


A diretora executiva da UNICEF, Catherine M. Russell, também fez uma declaração a respeito da ofensa militar da Rússia na Ucrânia. Em sua nota, ela diz que: "o uso de artilharia pesada ao longo da linha de contato já danificou infraestruturas críticas de água e instalações educacionais nos últimos dias. A menos que os combates diminuam, dezenas de milhares de famílias podem ser deslocadas à força, aumentando drasticamente as necessidades humanitárias."


As doações para a UNICEF podem ser feitas através do site oficial da organização: https://uni.cf/3piJw8B


Sei que esse tipo de pauta não é comum aqui e nem tem relação com Resident Evil, entretanto, achei muito necessário trazer o tema para cá. Aliás, o papel das organizações supracitadas até lembram um pouco as ações da Terra Save, uma ONG dos games da série onde Claire Redfield trabalha e que presta serviços médicos para vítimas do bioterrorismo.


Além disso, também deixarei como sugestão aos fãs da série a leitura de um artigo escrito pelo site Arklay's Library onde é possível entender um pouco mais da Guerra na Ucrânia a partir de uma análise do roteiro de Resident Evil: Condenação. Leia aqui.


A todos os leitores que chegaram até aqui e que estão ajudando de alguma forma nessa ação, obrigado! Que toda essa ajuda volte em dobro para você! 🙏