Resident Evil Revelations completa 10 anos de lançamento



O jogo de Nintendo 3DS está completando 10 anos e tem uma grande importância para a franquia Resident Evil


Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Resident Evil Revelations, lançado originalmente para Nintendo 3DS em 26 de janeiro de 2012, mas talvez não tenha jogado o game, seja porque ele não é um "AAA" ou simplesmente não chamou tanto a sua atenção. Ou então você já jogou, mas não tem noção do quão significativo ele foi para Resident Evil retornar às suas origens e fazer jogos de sucesso nos demais anos.

Nesse aniversário de 10 anos de seu lançamento, queremos ressaltar a importância do título para a franquia e damos 10 motivos para você jogar Resident Evil Revelations o quanto antes possível.


1. Retorno do Survival Horror

Desde 2017, temos "Resident Evil de volta ao lar" graças ao lançamento de Resident Evil 7 biohazard, que inclusive fez aniversário de 5 anos no último 24 de janeiro. Entretanto, o sétimo título apenas consolidou esse retorno, uma vez que o verdadeiro responsável por essa iniciativa foi Resident Evil Revelations.



O game procura colocar o jogador em uma gameplay que relembra o formato clássico de Resident Evil. Itens escassos, inimigos desafiadores, boss fights, quebra-cabeças, exploração e observações do personagem a detalhes dos cenários,  backtracking, espaços macabros e uma narrativa marcada por conspirações e mistérios envolvendo pesquisas de armas biológicas.


Diferentemente de RE4, RE5 e RE6, os inimigos não deixam itens após serem derrotados, fazendo com que o jogador explore os cenários e crie estratégias para usar os seus recursos com sabedoria. Os monstros também não morrem tão facilmente, sendo preciso dar múltiplos tiros para dar cabo nas criaturas ou ser ágil o bastante na esquiva, e seguir adiante.



Os elementos de survival horror em Resident Evil Revelations foram importantes para a Capcom na hora de obter um feedback sobre o game e depois aplicar essas características nos jogos seguintes como Resident Evil 7, Resident Evil 2 Remake, Resident Evil 3 Remake e Resident Evil Village.


2. Terror e Ação na medida certa

Resident Evil nasceu do survival horror, mas não tem como dizer que a franquia nunca mesclou um pouco de ação em seus jogos. O final de Resident Evil 2 clássico, por exemplo, é bem marcado pela ação enquanto Claire e Leon tentam escapar do laboratório da Umbrella. Ou então, o próprio Resident Evil 3 Nemesis, apesar de ter seus momentos hiper-tensos e de sustos, também possui trechos que são totalmente mesclados com sequências de ação.



A partir de Resident Evil 4, a franquia começou a explorar mais esse lado. Até que em Resident Evil 5, pouco do survival horror ficou presente na série e a franquia partiu para a exploração do gênero da Ação e Aventura, o que levou a diversas críticas por parte dos fãs mais antigos.


Resident Evil Revelations consegue equilibrar muito bem os dois gêneros e manter um ritmo que relembra também os jogos mais clássicos. A primeira metade do game é mais parada e focada no terror. O jogador explora os espaços do navio de luxo e vai conhecendo melhor o mapa, enquanto se depara com criaturas bizarras que ficam vagando pelos corredores e arquivos que narram tragédias do que aconteceu naquele lugar antes de Jill Valentine e Parker Luciani chegarem.



A segunda metade do jogo já é bem mais levada para a ação. Mas não se engane! Mesmo com momentos de explosões, perseguições, correria e armas pesadas, a segunda metade também coloca o jogador em situações tensas que podem levar a sustos. O final do jogo em particular cria uma atmosfera surpreendente de terror, deixando o espectador desconfortável do começo ao fim do capítulo. Revelations é definitivamente um ótimo exemplo de como equilibrar os dois gêneros e satisfazer tanto os fãs antigos como os novos.


3. A História Excelente de Resident Evil Revelations

Resident Evil Revelations se passa em 2005, entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5. Porém, a história está muito voltada ao Pânico de Terragrigia que acontece em 2004, um ano antes dos eventos do jogo. Jill Valentine está em uma missão de resgatar seu fiel parceiro, Chris Redfield, no navio Queen Zenobia após a BSAA perder o contato com ele de repente. O navio de luxo guarda diversos segredos sobre a tragédia que abalou Terragrigia e a partir da investigação de Jill, o jogador testemunha uma narrativa marcada por mistérios, conspirações e plot-twists.



O jogo começa com a narrativa tendo uma premissa X e termina totalmente diferente. É uma história que dá voltas e a cada capítulo vai revelando novos detalhes da trama bem escrita e que se insere muito bem na história da série. O enredo tem uma forte inspiração em narrativas seriadas e por isso possui um entrelaçado de conflitos que deixam o espectador cada vez mais curioso para desvendar as revelações.


4. Personagens

Ainda dentro do contexto da história de Resident Evil Revelations, o roteiro do game traz dois personagens icônicos e queridos pelos fãs: Jill Valentine e Chris Redfield. Mas além dessa dupla tão marcante, um elenco variado de personagens carismáticos é apresentado, deixando a trama mais interessante e divertida. Inclusive, podemos dizer que Resident Evil Revelations consegue desenvolver bem melhor os seus próprios personagens do que muitos outros games da série.



Obviamente, Chris e Jill se sobressaem na trama, e apesar de não estarem juntos durante todo o jogo, nos trechos em que são parceiros, pode-se ver muito bem a dinâmica dos dois e acabam sendo momentos para aquecer os corações dos fãs mais antigos. Já se prepare para ver a dupla dinâmica de Resident Evil enfrentando criaturas bizarras e salvando o dia quando tudo parecer perdido. Não subestime a dupla que destruiu a Umbrella!


5. Prelúdio de RE4/RE5/RE6

Um dos eventos centrais do jogo é o Pânico em Terragrigia, que acontece em 2004, um ano antes da trama principal do jogo. Essa tragédia causada pelo grupo terrorista Il Veltro não apenas serve para desenvolver a história de Revelations, como também serve para contextualizar o cenário político e social que o mundo se encontra após a Queda da Umbrella em 2003.



Depois da multinacional farmacêutica ir à falência, diversos vírus e pesquisas relacionadas às suas B.O.W.s caíram no mercado negro e nas mãos de terroristas. Mais incidentes e desastres biológicos acontecem e o bioterrorismo se torna um medo global, incentivando a criação de novas organizações e planos políticos para enfrentar esse novo inimigo e proteger o globo dessa atrocidade. Em contrapartida, cada vez mais, o uso de armas biológicas é visto como algo inovador para certas empresas e criminosos. 


O que antes abalava territórios pequenos como ilhas ou cidades, agora causa desconforto no mundo todo tal como é visto em RE4, RE5 e RE6. O quarto título, por exemplo, mostra que os Los Illuminados pretendiam usar o Las Plagas para dominar todo o mundo a partir da infecção do presidente americano. Resident Evil 5 já parte para o plano monstruoso de Wesker em liberar o Uroboros na atmosfera global, iniciando um novo Gênesis. E já Resident Evil 6 parte muito mais da ideia do bioterrorismo ser um perigo de escala global.



Todo esse contexto do medo pelo bioterrorismo ao redor do mundo inicia-se pelo Pânico em Terragrigia. Mais um motivo para jogar Resident Evil Revelations e testemunhar a tragédia que começou com a nova era do bioterrorismo. Nesse sentido, a história de Revelations também serve como um prelúdio para entender melhor o contexto das narrativas de RE4, RE5 e RE6.


6. A História da BSAA

A BSAA (Aliança de Avaliação e Segurança em Bioterrorismo) foi apresentada em Resident Evil 5 como uma organização militar de combate, prevenção e investigação a casos de bioterrorismo. Sabíamos que ela havia sido criada após o Fim da Umbrella em 2003 e que tinha divisões ao redor do mundo todo. Mas como ela foi formada e como se tornou uma multinacional tão reconhecida no mundo?



Resident Evil Revelations também serve para contextualizar o início da BSAA e contar como ela acabou se tornando a principal organização de combate ao bioterrorismo no mundo, sendo reconhecida pela própria ONU, uma vez que já existia outras empresas com objetivos semelhantes. Caso não tenha jogado ainda Revelations, é uma boa forma de conhecer a organização e acompanhar melhor a história dessa empresa que, atualmente, está sofrendo problemas de corrupção, como mostrado em Resident Evil Village.


7. O Queen Zenobia

A maior parte de Resident Evil Revelations se passa dentro do navio de luxo Queen Zenobia. Quem jogou o primeiro Resident Evil com certeza vai se sentir de volta para a Mansão Spencer enquanto explora o navio, já que os cenários do Queen Zenobia relembram bastante a estética neoclássica da mansão - e há uma boa explicação para isso no jogo.



Além das semelhanças com a Mansão Spencer, o Queen Zenobia também serve como um personagem na história. Durante o jogo, se referem a ele como "alguém" que está guardando horrores e mistérios. O enredo faz questão de destacar o Queen Zenobia como um conceito central da história, revelando até informações sobre sua arquitetura, história, viagens e segredos que guarda.


8. Paralelos com Dante Alighieri

Um outro ponto bem legal da narrativa de Resident Evil Revelations é a inspiração do enredo n'A Divina Comédia' de Dante Alighieri. Alguns personagens, mais pro lado dos vilões, são fascinados pelo poema de Dante - e quem não é? 



Durante a trajetória de Jill, pode-se encontrar monstros com nomes de personagens tirados do livro, quadros pelo Queen Zenobia que relembram pinturas d'A Divina Comédia' feitas por Gustave Doré e citações retiradas diretamente do poema. Mais que isso, olhando o enredo em um contexto geral, os caminhos que a trama segue e algumas figuras que Jill e Parker encontram no caminho possuem inspiração na obra de Dante. Além de um enredo bem-feito, é um enredo rico intelectualmente.


9. Modo de Raide

Após zerar o jogo em qualquer dificuldade, o jogador pode se divertir no Modo de Raide, um minigame que o coloca em diversos mapas do título enfrentando hordas de inimigos. Cumprindo desafios e ganhando pontos, o jogador vai subindo de nível e abrindo cosméticos como skins, armas e kits de personalização de armas. O Modo de Raide também pode ser jogado em coop com um parceiro online. O minigame é bem elogiado pelos fãs da franquia e aumenta o fator replay do jogo, garantindo horas de entretenimento.



10. Um Jogo Obrigatório Para os Fãs Clássicos

Analisando o jogo em um contexto geral, ele possui sim alguns problemas e não é como jogar um Resident Evil com um orçamento de "AAA". Mas mesmo com orçamento limitado e sendo um game que iniciou sua jornada em um console portátil, se destaca por trazer uma narrativa tão impressionante e de relevância para a série, além de resgatar o gênero do horror de sobrevivência ao meio de tantos lançamentos da franquia que deixavam o terror de lado.



Resident Evil Revelations está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC. O game pode ser jogado também no PlayStation 5 e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.