Nome: Mimicry Marcus
Tipo de Inimigo: Comum
Arma Viral: T-Vírus
Primeira Aparição: Resident Evil Zero (2002)
Os Mimicry Marcus são organismos formados por sanguessugas infectadas pelo T-Vírus com uma inteligência coletiva. São controladas pela Sanguessuga Rainha e assumem a forma de James Marcus no estágio inicial.
Criadas em 1978 pelo virologista James Marcus, essas sanguessugas foram a base para a criação do T-Vírus, descoberto a partir da fusão do DNA delas com o Progenitor Vírus. Elas cresceram de forma anormal, desenvolveram presas capazes de perfurar vidro e, de maneira surpreendente, passaram a aprender com suas experiências e agir em conjunto, incluindo ataques para proteger o cientista criador.
Essa inteligência coletiva permitiu que os parasitas se organizassem em uma estrutura humanoide, moldada pela admiração que nutriam por Marcus. O nome Mimicry Marcus (imitação de Marcus) vem justamente dessa capacidade das sanguessugas de se rearranjarem para replicar sua aparência. Uma substância viscosa recobre o corpo formado, dando rigidez temporária à forma humanoide.
Após a morte de Marcus, uma sanguessuga-rainha se fundiu ao seu corpo, passando anos em desenvolvimento até assumir seu lugar como líder da colônia. Esse processo permitiu que a criatura manipulasse tanto o cadáver do cientista quanto milhares de sanguessugas, manifestando-se repetidamente em forma de “Marcus” durante o vazamento do T-Vírus em Arklay, iniciado inclusive pela Sanguessuga Rainha.
Os Mimicry Marcus possuem movimentos desengonçados devido à ausência de estrutura óssea, mas compensam com ataques brutais: mordidas, chicotadas com os braços elásticos e até a capacidade de envolver e esmagar suas vítimas. Ao serem derrotados, incham e explodem, liberando enxames de sanguessugas menores que continuam atacando.
Além da ameaça física, as sanguessugas carregam risco de infecção acelerada. Relatos da Umbrella mostram que até o simples contato pode transformar um humano em zumbi em questão de minutos. Quando o hospedeiro é infectado por uma rainha, o processo é ainda mais complexo, podendo levar anos até que o corpo se transforme em uma criatura híbrida, como ocorreu com o próprio Marcus.
Estratégias:
. Resident Evil Zero: os Mimicry Marcus são os inimigos mais fortes e irritantes do jogo. Sempre que puder evitá-los, apenas ignore-os. Quando se encontrar com eles pela primeira vez, eles estarão como um cadáver de Marcus e somente alguns segundos eles sofrem mutação expondo a verdadeira forma. Isso é tempo o bastante para fugir deles.
Caso precise enfrentá-los, priorize armas fortes e especialmente ataques com fogo. Use coquetéis molotov combinando garrafas com combustível. Porém essa arma, apesar de eficaz no ataque, demora para o personagem atirar cada garrafa e isso pode dar vantagem para o inimigo se aproximar de você. Então sempre mantenha uma distância considerável, ainda mais porque os Mimicry Marcus podem esticar seus braços para te agarrar ou chicotear.
A melhor forma de combatê-los é com a Grenade Launcher, com munição incendiária. Opte por levar Billy ao combate, já que Rebecca é mais fraca e pode morrer com mais facilidade. E após matá-lo se afaste dele, pois o monstro explode e seu personagem também pode receber dano disso.
Para o primeiro Mimicry Marcus do jogo, encontrado no trem, logo após uma cutscene de Rebecca se aproximando do cadáver, você pode simplesmente fugir. Quando a cutscene acabar e você voltar a ter controle de Rebecca, apenas dê meia volta e tente descer as escadas. Uma cutscene vai passar como se você tivesse enfrentando o inimigo.
. Resident Evil: The Umbrella Chronicles: Neste jogo, você pode ter vantagem sobre eles, já que eles demoram para serem formados. Ainda quando as sanguessugas estiverem se formando, atire o máximo que puder para impedir que eles tomem forma.
Caso ele já apareça normalmente ou consiga se formar por completo, é recomendado usar armas mais fortes como Shotgun, Submetralhadora e Granadas caso tenham outros inimigos junto com ele.

