Ramon Salazar


Nome: Ramon Salazar
Nascimento: 1984
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Morto
Primeira Aparição: Resident Evil 4


Ramon Salazar foi o Oitavo Castelão de uma fortaleza ao meio do território do culto religioso espanhol Los Illuminados. Ele foi essencial para que o plano de Osmund Saddler tivesse um pouco de êxito.


Salazar é descrito como um chefe irritante, baixo (anão) e maldoso. Virando o Castelão de um castelo com traços medievais ao meio do território espanhol dos Los Illuminados, Salazar foi contatado por Osmund Saddler, o líder do culto para realizar uma parceria. Com esse contato, Salazar toma conhecimento de que abaixo do castelo haviam amostras de um parasita com poderes naturais surpreendentes e que poderia ser a principal arma para realizar uma "purificação" no mundo. Segundo Saddler, o parasita havia duas variantes, uma Plaga Subordinada e outra Controle. A Controle, além das mutações genéticas mais fortes que davam ao hospedeiro, poderia controlar todos que estariam infectados com a Plaga Subordinada.


Saddler convence Salazar afirmando que iria sequestrar a filha do presidente dos Estados Unidos, infectá-la com uma Plaga Subordinada e mandando-a novamente para o país de origem, assim espalhando ovos da Plaga Subordinada pelo país, com alvo principal no presidente, e assim controlando a maior super-potência do mundo. Caso Salazar autorizasse Saddler e seus subordinados a realizarem escavações no castelo, Salazar receberia uma amostra da Plaga Controle e poderia infectar a todos do Castelo com a variante subordinada tendo domínio total do local.


Na década dos anos 2000, foram encontradas diversas amostras do tal parasita que já vinha sendo chamado de "Las Plagas". O parasita ainda foi estudado e desenvolvido em laboratórios por cientistas dos Los Illuminados garantindo a criação de armas biológicas. Várias dessas armas biológicas foram enviadas para o Castelo e mantidas presas, sendo liberadas apenas em caso de emergência. Dois monstros, em especial, os Verdugo, foram colocados como guarda-costas de Salazar.


Após a renúncia de um presidente dos Estados Unidos, em 2004, o líder Graham assumiu a presidência do país. Foi nesse mesmo ano que sua filha, Ashley Graham, acabou sendo sequestrada por um aliado de Saddler. O processo resultou no envio do agente secreto, Leon S. Kennedy, para resgatar Ashley que já tinha sido infectada com uma Plaga Subordinada e faria questão de alguns dias para que os ovos eclodissem e ela se tornasse mais uma humana controlada pelo culto. O pior ocorre e Leon acaba sendo infectado com a Plaga Subordinada também.


Em uma fuga de Ganados, humanos do culto infectados com a Plaga Subordinada, Leon e Ashley se abrigam no Castelo onde já encontram Salazar. Ele consegue raptar Ashley e mantê-la como prisioneira. Por horas, ele tenta de todos os jeitos matar ou despistar Leon. Ele chega até mesmo a enviar um Verdugo atrás dele. Mas Leon consegue seguir em frente. Vendo que não teria jeito de impedir o agente do resgate da jovem, ele envia a prisioneira para a Ilha dos Los Illuminados e confronta Leon usando todo o poder do Las Plagas.


Se alimentando de um Verdugo, Salazar torna-se em um monstro gigante e confronta Leon. Mas nada consegue impedir o herói. Leon consegue matar de uma vez por todas Salazar e então segue para a Ilha ao resgate de Ashley.