Ada Wong

Nome: Ada Wong
Nascimento: 1974
Tipo Sanguíneo: AB
Altura: Desconhecido
Peso: Desconhecido
Status: Viva
Primeira Aparição: Resident Evil 2 (1998)

Ada Wong é uma espiã cujo nome "Ada Wong" nem sabemos se é mesmo o dela. Uma mulher misteriosa e sempre cheia de truques nas mangas, Ada é uma das personagens mais queridas da franquia travando batalhas por inúmeras armas biológicas e monstros.


Em Setembro de 1998, ao meio de um incidente biológico, Ada é contratada por Albert Wesker para coletar uma amostra do G-Vírus, um vírus criado por William e Annette Birkin, ambos funcionários da multinacional farmacêutica Umbrella. Para esse dever, Ada se assume como uma agente do FBI, levando até mesmo um distintivo falso e vai direto a Delegacia de Polícia de Raccoon City (RPD). Enquanto investiga o prédio, Ada se depara com um policial novato, Leon S. Kennedy, sendo atacado por um cachorro-zumbi. Após salvar o rapaz, ela pede para que Leon saísse logo da cidade e mesmo sendo questionada sobre o dever dela e sobre as coisas bizarras da cidade, ela diz que são assuntos confidenciais. Entretanto, Leon decide continuar a investigar o prédio e ela acaba se deparando com Leon presenciando a morte de Ben Bertolucci, um jornalista que poderia ser útil para a investigação de Ada.


Após Leon conseguir um cartão de acesso para sair da delegacia, Ada decide confiar um pouco mais em Leon e diz que estava a procura de mais informações sobre os responsáveis pelo incidente. No caminho até os esgotos, Leon e Ada passam pela Gun Shop Kendo onde Leon se emociona ao ver uma cena em que Emma Kendo, a filha do dono da loja, Robert Kendo, está prestes a se tornar um zumbi e o pai sofre com o estado da filha. Isso também comove Ada e ela abre o jogo dizendo que sua missão era de derrotar a Umbrella e coletar uma amostra do G-Vírus para evitar que mais incidentes daquele acontecessem no futuro. Após isso, eles entram nos esgotos que, a princípio, seria a entrada para o NEST, um complexo de laboratórios da Umbrella abaixo de Raccoon City.


Nos esgotos, Ada encontra a co-criadora do G-Vírus, Annette Birkin, que atira contra Ada e Leon se recusando a entregar o G-Vírus. O confronto resulta em Leon baleado pelo rapaz ter salvado Ada dos tiros. Ada faz um curativo rápido em Leon e então investiga os esgotos atrás de Annette e quando a encontra, Annette consegue ferir Ada ao usar uma máquina para jogá-la de uma grande altura logo para o tratamento de lixo. Ada acaba ficando com a perna machucada e espera por Leon que faz um curativo quando chega no local. Com os movimentos limitados, Ada agora teria de confiar em Leon e usá-lo a favor dela. Ela tenta seduzi-lo e até a beija-lo para que ele confiasse nela. Quando chegam no NEST, Leon investiga os laboratórios enquanto Ada espera em um bonde.


Mas o que Ada não estava esperando era de que Leon encontraria com Annette durante seu percurso e ao encontrá-la, Annette revela que Ada era uma espiã e que ela não podia ficar com o G-Vírus de jeito nenhum. Quando o sistema de autodestruição do NEST é ativado, Leon se encontra com Ada em uma das plataformas suspensas no centro do laboratório. É onde o rapaz confronta Ada recusando entregar a amostra do G-Vírus que ele conseguiu. Ada então ameaça Leon apontando sua arma para ele, mas Leon a desafia a atirar no rapaz. Logicamente, Ada não consegue tendo em vista tudo o que passaram juntos, mas de repente, Ada é atingida por um tiro dado por Annette em seus últimos segundos de vida. A plataforma é quebrada com os tremores da autodestruição e Ada acaba caindo no abismo. Por sorte, a espiã sobrevive e adquire a amostra do G-Vírus que teria caído de Leon e ela chega a ajuda-lo jogando uma Rocket Launcher para ele durante uma batalha contra o Tyrant T-103 (Mr. X) em sua forma Super-Tyrant. Após isso, Ada passa caminhar pelas ruínas de Raccoon e quando ela mostra a Wesker que está com o G-Vírus, Wesker lhe diz que um último helicóptero estaria saindo de Raccoon na manhã do dia 1º de Outubro. Ela consegue chegar ao helicóptero e sair com vida de Raccoon, minutos antes de um míssil nuclear atingir a cidade.


Em 2004, Ada está novamente em um trabalho com Wesker semelhante ao de Raccoon City. Dessa vez, ela deveria adquirir uma amostra do parasita Las Plagas com o grupo Los Iluminados na Espanha. Durante sua jornada, Ada reencontra com Leon. Além de Ada, o ex-agente e ex-parceiro de Leon, Jack Krauser, está na missão e devia obter a amostra do parasita. Krauser consegue a confiança do líder de Los Illuminados quando sequestra a filha do presidente, Ashley Graham. Wesker ordena Krauser a matar Leon e, mesmo não estando do mesmo lado de Leon, ela ainda havia sentimentos por ele. Ada ajuda Leon a combater Krauser e a tirar o parasita dentro de seu corpo e do de Ashley. Apesar das grandes ajudas entre os dois, após Leon matar Saddler (líder de Los Illuminados), Ada rouba a amostra do parasita para cumprir seu trabalho.



Em 2011, Ada e, pra variar, Leon, se envolvem em uma Guerra Civil na República Eslava do Leste. Sua missão era de roubar uma amostra de um parasita que havia sido desenvolvido por cientistas contratados pela presidente Svetlana Belikova. Ela procurava se infiltrar no governo se passando por uma memrbo da BSAA e oferecendo estratégias e planos a favor dos objetivos deles. Porém, Svetlana percebe que Ada era uma impostora e a captura após uma batalha entre as duas. Ada consegue se livrar e entra no local onde haviam amostras do parasita. Ela batalha ao lado de Leon e consegue a amostra cumprindo, novamente, sua missão.

Em 2013, Ada se depara com um clone seu que antes era chamada de "Carla Radames". Ada decide investigar e descobre que ela teria sido criada por conta da obsessão de Derek C. Simmons pela agente. Houve um tempo em que Simmons trabalhou com Ada e tinha um amor enorme. Ada se recusou a trabalhar com Simmons ao saber de que ele era uma das pessoas que estava atrás da destruição de Raccoon City e desde sua saída, Simmons ficou louco e transformou a cientista Carla em uma nova Ada Wong. Carla, por sua vez, quis se vingar fazendo diversos ataques bioterroristas e criando uma corporação chamada "Neo-Umbrella" tentando que o mal se espalhasse em escala global. Faltou a Ada ter que confrontar seu clone e Derek e depois destruir o laboratório de Carla.


Comentários