Resident Evil 3 Remake | 10 Fatores que indicam que ele está quase entre nós!

Arte por Litoperezito (DeviantArt)
Diversos rumores apontaram a presença de um anúncio de um novo jogo usando a RE Engine na E3 2019. E não teve absolutamente nada com a RE Engine. Resident Evil marcou presença somente em uma figura de Resident Evil 5 no momento de novidades do Xbox Game Pass e depois um pequeno trailer de anúncio de Resident Evil 5 e Resident Evil 6 que chagarão em 29 de Outubro de 2019 para Nintendo Switch. E quanto ao tão esperado Resident Evil 3 Remake?

Antes mesmo da reimaginação de Resident Evil 2 ser lançada, o Insider Dusk Golem, muito famoso pela comunidade de Resident Evil, chegou a informar que o Remake de Resident Evil 3 Nemesis estava já em produção a todo o vapor pela Capcom. Depois de um tempo, saíram cada vez mais rumores afirmando que a jornada de Jill Valentine em Raccoon City está próxima de chegar logo para nós. Um dos rumores que justificaram a rapidez da chegada de Resident Evil 3 Remake era de que o jogo já estava sendo produzido paralelamente a Resident Evil 2 Remake, mas por um time diferente e que não estava sob total responsabilidade da Capcom Division 1 (divisão que faz a maioria dos jogos AAA da empresa).


Já faz algumas semanas que nenhum outro rumor sobre a produção desse título foi divulgado abertamente, o que está deixando os fãs bem ansiosos e com medo de demorar mais do que esperamos. Mas listamos aqui alguns fatores que indicam que Jill e Nemesis estejam logo a caminho de nossos consoles.


1. ANTES MESMO DE RE2, JÁ VINHA SENDO PEDIDO RE3


Resident Evil 2 Remake foi anunciado em 2015 após uma enquete da Capcom nas redes sociais perguntando o que os fãs achavam da reimaginação do segundo capítulo da saga, que vinha sendo pedido desde o lançamento do Remake do primeiro Resident Evil. Naquela enquete, no anúncio da campanha "WE DO IT!", nos posts de Resident Evil 2 Remake, os fãs já estavam pedindo o Remake de Resident Evil 3. A Capcom com toda a certeza, já está ciente de que os fãs queriam o 2º e 3º capítulo reimaginados. Por que já não lançaram RE3 então?

Digamos que, primeiramente, é necessário saber se o trabalho feito está completo e bem organizado. Não adiantaria nada a Capcom lançar um atrás do outro ou os dois juntos. Provavelmente, a Capcom pode ter se aprofundado bem mais na produção de RE3 a partir do feedback incrível que os fãs deram de Resident Evil 2 na E3 2018. Foi ali que eles viram que valia sim a pena trazer os clássicos para os dias atuais.


2. RE3 PODERIA ESTAR SEGUINDO ERROS VISTOS POR FÃS EM RE2


Ainda, Resident Evil 2 Remake não é um jogo perfeito, em quase todas as análises feitas por fãs e sites especializados, todas encontraram um problema em comum: Os furos de narrativa, fora isso o jogo é um dos melhores da saga. Inclusive, nós mesmos do Resident Evil Project não concordamos com o sistema de "cenários alternativos" no Remake, uma vez que a presença desses cenários não cumpre o objetivo deles que era de simplesmente complementar as histórias de Leon e Claire. 

É diferente do primeiro Resident Evil, por exemplo, porque no primeiro, temos furos de narrativa, mas na visão de mundos paralelos e que não tinham o objetivo de se coincidirem na visão de Shinji Mikami. Já Resident Evil 2, tem cenários que, segundo a Capcom, "complementam" a história, mas não é isso que vimos. Os dois cenários são quase a mesma coisa com poucas diferenças de história e eles acabam não se complementando deixando tudo mais confuso. Resident Evil 3 Remake talvez poderia estar indo num caminho em que poderíamos encontrar furos ou erros vistos no Remake de Resident Evil 2. Provavelmente Resident Evil 3 poderia estar com erros de narrativa ou não com uma total atenção dada a narrativa e reconhecendo as poucas reclamações de Resident Evil 2, a Capcom pode voltar, fazer reajustes para que o jogo saia da forma mais perfeita possível.


3. A RE ENGINE E SEUS ELEMENTOS EM RE2, RE7 E DMC5


Se você for notar, diversos elementos de Resident Evil 7 biohazard (que também usa a RE Engine como motor gráfico) foram reaproveitados para montar os cenários de Resident Evil 2 Remake. O produtor do jogo, Yoshiaki Hirabayashi, chegou a dizer que é ótimo trabalhar com a RE Engine porque ela possibilita produzir jogos de forma mais ágil e detalhista.

Com a agilidade que a RE Engine possibilita na produção de um jogo, ainda temos MUITOS elementos de Resident Evil 2 Remake que podem ser reaproveitados em Resident Evil 3 Remake. Não é somente a delegacia, mas o trecho que Claire Redfield passa por Raccoon para chegar ao Orfanato, no caminho podemos encontrar diversos carros, grades, barricadas, texturas dos cenários, ambientação, objetos em geral e elementos que podem agilizar bastante na montagem de cenários de Resident Evil 3. Isso NÃO quer dizer que RESIDENT EVIL 3 SERÁ CONSTRUÍDO SOMENTE DESSES ELEMENTOS. Mas esses poucos objetos podem ajudar a desenvolver os mapas de Raccoon mais rápido!

Além disso, outro jogo da Capcom que usa a RE Engine e até aproveita o manequim de Resident Evil 7 é o grande e aclamado Devil May Cry 5 (que eu, particularmente, indico a todos). Nas primeiras missões de Devil May Cry 5, enquanto Nero e V passam por alguns trechos de Red Grave City, existem muitos elementos de cidade destruída e caos que também podem ser reaproveitados, por ventura, na montagem de certos cenários de Raccoon.


4. NÃO TINHA COMO FAZER RE2 SEM LEMBRAR DE RE3


Vamos ser bem sinceros. Se você vai fazer uma reimaginação de Resident Evil 2 e não leva em consideração todas as narrativas canônicas que envolvem Raccoon, você pode acabar cometendo sérios furos de narrativas. Inclusive, os fãs já reclamavam da janela que Nemesis quebra em RE3 estar intacta em RE2 e das próprias trancas nas portas (lembrando que o começo de RE3 se passa 24 horas antes de RE2).

Quando a Capcom foi reconstruir o RPD, não tinha como eles não levarem em consideração que Jill e Nemesis passaram por ali 24 horas antes e até mesmos os eventos dos Outbreaks. É provável que o Mr. X possa ter feitos todos aqueles buracos na parede ou até Brian Irons se divertindo com explosivos C4, mas você não acha que o Nemesis pode ter tido uma participação nisso?

Algumas semanas atrás, a própria Capcom chamou a atenção dos fãs sobre isso em um post nas redes sociais. Na própria legenda dizia sobre alguém que não sabia do conceito de "Portas". E bem, o Mr. X até conhece porque ele passa pelas portas do RPD. Já Nemesis, até que em Resident Evil 3 também passa por portas, mas pra ele seria bem mais fácil simplesmente sair quebrando as paredes do que ficar abrindo portas educadamente, não? Afinal, estamos falando de uma das criaturas mais fortes da franquia.


MAS ATENÇÃO! Esse post NÃO quis dizer que Resident Evil 3 Remake está confirmado! Pelo contrário, esses posts é a Capcom brincando com você. Não ache que tudo pode ser indício de anúncio. Provavelmente eles devem provocar mais os fãs com esses posts peculiares e a resposta ansiosa dos fãs servirá para que eles tenham certeza de que os fãs querem Resident Evil 3 Remake.


5. A RE-INSERÇÃO DE JILL VALENTINE NA FRANQUIA


Cronologicamente, não vemos Jill Valentine desde 2009. Sua última aparição foi em Resident Evil Revelations, mas que se passa em 2004 e 2005, ou seja, ANTES de Resident Evil 5. A última informação que temos da nossa heroína é de que ela está sendo tratada pela BSAA após ter sofrido nas mãos de Albert Wesker. Essa informação é vista em um file secreto de Resident Evil Revelations 2. Mas poxa, precisa de literalmente uma década pra ser tratada?


Alguns fãs pensam que o remake de Resident Evil 3 possa vir com mais força e ainda um foco maior na personagem e em sua personalidade para que aqueles que não a conhecem direito, puderem saber bem que é ela e a ver em Resident Evil 8. Não se sabe quem será o protagonista de RE8, mas muitos fãs tem pedido para que Jill volte, ainda mais agora com a Umbrella voltando como uma Organização Privada Militar.


6. ELEMENTOS DESCARTADOS OU NÃO-APROVEITADOS EM RE2


Se você cumprir algumas missões em Resident Evil 2 Remake, você consegue desbloquear recompensas, podem ser modelos, modos de jogo, roupas e até Artes Conceituais. E nas artes conceituais, é possível ver alguns elementos que não foram usados em Raccoon. Será que guardaram para RE3 ou então simplesmente descartaram e podem re-aproveitar para o terceiro título?


7. APROVEITAR O CLIMA "RACCOON CITY" DE AGORA


Resident Evil 2 Remake veio, apesar dos pequenos erros, foi INCRIVELMENTE FANTÁSTICO! E trouxe diversos fãs de volta a franquia com a apelação a nostalgia. Agora que a franquia está bem no clima "Raccoon City", não só por Resident Evil 2, mas pelos ports de RE0 e RE1 para Nintendo Switch e atrações como Biohazard: Valiant Raid, seria bem mais vantajoso ter Resident Evil 3 como próximo lançamento do que colocar Resident Evil 8 e quebrar com essa vibe. 

Fechar o arco de Raccoon e a trilogia clássica na atual geração nos próximos meses com certeza traria bem mais benefícios para a Capcom. Até mesmo porque Resident Evil 2 e Resident Evil 3 compartilham diversos elementos em comum e pode ser desvantajoso deixar os Remakes completamente diferentes um do outro, o que pode acontecer caso a Capcom decidisse deixar para lançá-lo somente mais tarde.


8. MECÂNICAS DE MR. X AVANÇADAS PARA NEMESIS


A Capcom não esperava o tão sucessível seria o Mr. X que virou até celebridade da internet. E uma ajustada ali nas mecânicas e controles do Mr. X, pode acabar sendo reaproveitado para o terrível Nemesis. Aliás, ele é a grande referência de "Perseguidor" que temos na série Resident Evil, não? Se você já está assustado com o Mr. X, deve ficar com muito medo de Nemesis. Por que?

O Nemesis não anda rápido igual o Mr. X - Ele CORRE (na velocidade de uma ferrari praticamente).

O Nemesis tem armas mas também pode resolver suas brigas na porrada.

Diferentemente do Mr. X, o Nemesis tem o parasita NE-Alpha que lhe dá habilidades horripilantes.

As vezes buga...



E o principal: "S.T.A.R.S.!"



9. LANÇAMENTO ANTES DE RESIDENT EVIL 8


Segundo rumores, a Capcom pretende lançar Resident Evil 3 Remake antes de Resident Evil 8 porque o oitavo título da franquia está sendo planejado somente para a próxima geração e promete ser algo completamente diferente e mais avançado do que qualquer outro jogo da franquia. Mas para isso, a Capcom está readaptando a RE Engine para a próxima geração a fim de criar o jogo da forma mais perfeita possível. E lógico que eles não podem deixar a franquia parada, ainda mais com uma legião de fãs pedindo RE3 (e que como dito antes, já podia estar sendo produzido faz tempo).


10. DINHEIRO GARANTIDO


E lógico, o principal fator, Resident Evil 3 Remake é dinheiro garantido! Como dito anteriormente, a Capcom sabe o quanto os fãs estão esperando pelo Remake de RE3 tanto quanto estavam com RE2. E a prova que eles precisavam está na boa recepção somada ao número de vendas de Resident Evil 2 Remake. Ainda, o Remake de RE3 poderia ajudar a alavancar a franquia para o patamar de 100 milhões de unidades vendidas mundialmente.



Diante do apresentado, mais uma vez queremos reforçar que Resident Evil 3 Remake não está confirmado, mas contando com todos os rumores e informações, é imprescindível que ele não esteja chegando nos próximos anos em nossos consoles.