Cosplay de Ethan Winters de Resident Evil Village



Neste post irei compartilhar como foi o processo do cosplay de Ethan Winters em Resident Evil Village


Nesta semana, no dia 7 de maio, Resident Evil Village completa um ano! A jornada de Ethan Winters pelo vilarejo em busca de sua filha foi considerada um grande sucesso pela Capcom, vendendo mais de 5 milhões de unidades ao redor do mundo e recebendo diversas nomeações a Jogo do Ano.


Em comemoração ao primeiro aniversário do jogo, decidi compartilhar com vocês como foi todo o processo de fazer o cosplay de Ethan Winters que fiz no ano passado. Espero que gostem do conteúdo e qualquer feedback, podem mandar para o instagram do Resident Evil Project ou para a minha conta pessoal.


1. A Ideia do Cosplay

Em 2017, eu e alguns amigos decidimos fazer um fã-filme de Resident Evil 7. Como já estava interessado em estudar teatro e cinema, decidi abraçar essa ideia, escrever um roteiro bem básico e eu mesmo interpretar Ethan Winters. Não queríamos que fosse algo completamente igual ao jogo, até porque seria bem difícil encontrar cenários como a fazenda Baker ou fazer efeitos visuais do gore de RE7. Por essa razão, adaptamos o figurino de Ethan para algo mais realista e optamos em fazer um roteiro mais superficial para não complicar muito a produção, uma vez que tínhamos outros filmes para fazer além deste e não tínhamos nenhuma verba. Claro que se tívessemos mais recursos, queríamos fazer algo extraordinário e digno para uma telona de cinema.



O fã-filme aconteceu, não fiquei tão satisfeito com a minha atuação, vendo que precisava aprimorar muitas habilidades ao longo do tempo e que ainda era um jovem padawan no teatro e no cinema. De qualquer forma, me sentir na pele do Ethan foi algo marcante e quando fui aplicar alguns conceitos do método que estudo no teatro, acabei me apegando bastante ao personagem.

Foi difícil acreditar que Ethan Winters retornaria em um jogo futuro da série após RE7. Apesar do sucesso de vendas e a recepção excelente do jogo, todos os fãs concordavam que Ethan não era um bom personagem. Diferentemente de seu antecessor, Resident Evil Village desenvolve muito melhor o rapaz, que agora é um pai de família e que procura de forma implacável sua filha raptada em um vilarejo cheio de monstros. 



Já que tinha apego ao personagem, já tinha o interpretado, ele seria protagonista do oitavo título, teria mais desenvolvimento, queria que fosse um personagem mais reconhecido e estava bem mais estiloso, decidi preparar o cosplay e fazer essa pequena homenagem a Ethan Winters.


2. Jaqueta e Calça Jeans

Os primeiros itens que me atentei a arrumar logo foram a jaqueta e a calça jeans. Fiz uma breve pesquisa em lojas físicas para encontrar a calça jeans perfeita, que se aproximasse ao máximo do tom e textura da de Ethan em REVillage. Após conseguir a calça em uma loja da Asa Sul, em Brasília-DF, procurei pela jaqueta por toda a cidade, mas não a encontrei.



Pesquisei online e encontrei uma jaqueta bege de inverno que se aproximava bastante da peça de Ethan, principalmente nas mangas. Fiquei apenas um pouco apreensivo em relação a cor, uma vez que a cor da jaqueta podia ter alterações de acordo com a iluminação. Por exemplo, na render oficial de Ethan, ela parece ser uma jaqueta verde. Porém, no jogo ela já parecia bege. E em alguns trechos do jogo, principalmente naqueles do Castelo Dimitrescu com uma iluminação mais alaranjada, ela parecia num tom mais escuro.

Recorri ao meu grande amigo, Matheus Kenji, diretor de arte, cineasta e parceiro de Resident Evil ― e que até já fez algumas lives comigo no Instagram ― para sanar essa dúvida. Ele e eu batemos o martelo de que a jaqueta de Ethan era bege mesmo e que o tom apenas mudava de acordo com a iluminação, como na render e em momentos específicos do game.



Pode parecer uma indecisão meio besta, mas acredite, depois que postei as fotos, vieram algumas pessoas dizendo que o cosplay tava errado porque a jaqueta de Ethan era verde e não bege, hahaha. De qualquer forma, pedi para o vendedor me mandar fotos específicas da jaqueta, em vários ângulos diferentes, as medidas para saber o tamanho certinho e, enfim, a encomendei.


3. Camisa e moletom

No modelo de Ethan, por baixo da jaqueta e do moletom cinza, dá para ver a gola de uma camiseta preta. Já tinha uma em casa e então, o meu grande problema foi encontrar o moletom cinza com a gola zíper. Mais uma vez tive uma pequena indecisão com a cor, já que nas fotos do figurino real de Ethan que a Capcom compartilhou com a IGN, mostrava um moletom puxado para um cinza azulado.

Procurei por dias na internet e em lojas físicas por um moletom nessa cor e com gola zíper, mas não encontrei nenhum. A solução foi comprar, na verdade, uma camisa de manga comprida com capuz na cor cinza-azulado e que tivesse uma textura mais grossa, que poderia lembrar mais um moletom. Encomendei separadamente alguns zíperes de 10cm e 12cm para depois bordar na gola e finalmente ter essa peça do cosplay.



Quando a camisa chegou, dei uma olhada em qual zíper ficaria melhor, o de 10cm ou de 12cm. Acabou que o de 12cm ficou bem mais parecido, já que o fim do zíper chegava na altura do meu peito, assim como no visual de Ethan. Bordei o zíper na gola e enfim, já tinha quase todo o cosplay, faltando apenas as botas e acessórios.


4. Botas

Achei que as botas seriam um grande problema, mas logo quando pesquisei pela internet por modelos de botas sociais, encontrei uma marrom social e de couro que parecia bastante com a de Ethan. Pedi ao vendedor me mandar algumas fotos das botas em ângulos diferentes e elas ficariam perfeitas. Não hesitei em encomendá-las e quando chegaram, enfim estava com o figurino completo, restando apenas procurar pelos acessórios.



5. Acessórios

O primeiro acessório que procurei foi uma atadura para fazer a ferida da mão esquerda. É possível encontrar ataduras de diferentes marcas em farmácias. Comprei logo vários pacotes já que reutilizar atadura, mesmo que para feridas falsas, não é nada higiênico e deixei guardado na minha "maleta" - entendeu a referência?



O segundo acessório e que já tinha em casa era a aliança de Ethan. Apesar da minha motivação de fazer esse personagem de forma fiel, não iria gastar centenas em uma aliança que fosse idêntica a de Ethan. Como já tinha uma aliança prata de um relacionamento antigo e que até já tinha usado para outros personagens como Eddie Brock (Venom), também adicionei ela à maleta.



Em relação às armas, infelizmente não tinha nem tempo e nem dinheiro para fazer props das armas de Resident Evil Village ou comprar uma airsoft no modelo da LEMI. Eu tinha já uma airsoft que comprei anos atrás para fazer filmes no modelo Beretta M92, com nota fiscal e em ótimo estado, e senti que era a única opção para o cosplay. Decidi então colocar ela mesmo na maleta.



Outros acessórios que fui atrás foram itens vistos no jogo mesmo como o frasco de primeiros socorros, caixas de munição, fotos de família e um boneco personalizado do próprio Ethan feito pela @lisachan_biscuit.

O frasco de primeiros socorros junto com as caixas de munição comprei pela Shopee. Já as fotos de família, consegui encontrá-las em resolução boa na Resident Evil Wiki e as imprimi em papel fotográfico, moldurando somente o retrato de Rose para fazer uma foto mais emotiva e deixar depois como item em minha coleção. E quanto ao boneco personalizado, como Ethan estava se tornando cada vez mais um personagem especial para mim, pedi para a talentosa e maior fã do Ethan Winters, Lisa-Chan, a fazer uma figure do Ethan. (Obrigado, Lisa e encomende os seus bonequinhos com ela também porque ficam lindos!)



Por último, mas não menos importante, precisava apenas de um último recurso que comprei não só para o cosplay, mas também para um filme de terror que estava produzindo como TCC da minha faculdade de cinema ― e que inclusive, teve bastante influência de Resident Evil e The Evil Within. Havia uma cena do roteiro em que meu personagem era capturado e sofria uma grande ferida ― bem parecida com a cena em que Lady Dimitrescu captura Ethan ― e precisávamos de litros de sangue falso para fazer a poça onde eu ficaria praticamente mergulhado por algumas horas. Encomendei dois litros de sangue falso comestível, encontrado facilmente online e lojas de festa e fantasia, e separei uma "amostra" para o cosplay.


6. A parte mais dolorosa: o cabelo

Não vemos o rosto de Ethan em nenhum momento, mas desde RE7 sabemos que ele é loiro. E quando o interpretei em 2017, havia pintado meu cabelo porque sou moreno. Fiz isso de novo, mas dessa vez foi um pouco mais doloroso, porque além do cabelo, também pintei a barba e... ardeu muito. Muito mesmo.

O pior foi que errei a cor do cabelo uma vez, estava bem mais claro do que eu queria. Tive que pintar no dia seguinte e sofrer de novo antes do ensaio para chegar ao tom que eu queria. Mas valeu a pena porque gostei do meu novo visual e me elogiaram bastante, até me parando no meio da rua para dizer "eu daria tudo para ter esse cabelo".



Inclusive o meu personagem em Averno (o filme que produzia como TCC) era moreno, mas após pintar o cabelo e ser tão elogiado por amigos e estranhos na rua, o meu grupo de produção me pediu para manter a cor porque o Gabriel (meu personagem) ficaria bem mais estiloso assim e que combinaria com meu figurino da jaqueta de couro vermelha. Acabei sendo chamado de Star-Lord por todo mundo, haha ― e amei porque o Senhor das Estrelas é um dos meus personagens favoritos da vida e ainda compartilha o mesmo dublador brasileiro com o Ethan (Raphael Rossatto).



Mas enfim, estava com o cabelo de outra cor, com todo o figurino bonitinho, minha maleta preparada, sangue falso e mais que pronto para arrancar meus dedos e homenagear Ethan Winters.


7. Ensaios, locações e fotógrafas

As fotos de Ethan foram tiradas pelas super-fotógrafas Fiama Tonhá e Fernanda Rodrigues. As conheci na primeira empresa que trabalhei e nos tornamos grandes amigos desde então. Mostrei a elas alguns trechos do jogo e inspirações para fazer as fotos. Elas também indicaram dois lugares para os ensaios.

O primeiro ensaio foi na Dunas de Areia, em Samambaia, no Distrito Federal. Saímos juntos de Águas Claras de carro com todo o material preparado e fomos até a locação que é uma área de escavação com uma areia bem fina e branca, que nas fotos ficou parecendo neve. O local é privado e precisamos agendar o ensaio e pagar uma taxa para fotografar, mas valeu cada centavo.



É um local lindo, ainda mais perto do pôr do sol. Antes mesmo de fazer as fotos de Ethan, tiramos algumas fotos minhas normais só para aproveitar o cenário. Mas logo depois, vesti o figurino, abri a maleta, taquei sangue falso e começamos o ensaio. Me atentei a fazer algumas poses tiradas do próprio jogo, passar um perfil de um Ethan mais corajoso e a recriar imagens como a foto de Ethan Winters em um morro de areia.



O segundo ensaio já foi em Corumbá, um município em Goiás, quase na divisa do Distrito Federal, dentro de um condomínio que tinha locais de bastante mata e um lago, que relembravam um pouco a estética do Reservatório de Moreau. Ao contrário do primeiro, neste quis passar uma sensação de vulnerabilidade e do drama de Ethan diante à situação do vilarejo e da procura por Rose.



Lá fiz mais fotos usando melhor os acessórios como o boneco de Ethan, o frasco de primeiros socorros e as caixas de munição. Também gravei alguns vídeos curtos interpretando mesmo Ethan e o resultado ficou perfeito!


8. Resultado

Logo quando comecei a postar as fotos em meu Instagram, tive um feedback excelente e algumas fotos chegaram a ultrapassar 1000 curtidas. Para alguns cosplayers e artistas, pode parecer pouco, mas para mim é um sucesso enorme!



Fiquei orgulhoso do trabalho, tenho uma eterna gratidão a todos que me ajudaram a compor ele, que compartilharam e/ou que fizeram críticas construtivas. De verdade, obrigado pela ajuda! Espero que realmente eu consiga ter trazido a essência de Ethan Winters pelas fotos e que venham outros personagens no futuro.

Caso queira dar uma olhada em TODAS as fotos dos dois ensaios, é possível acessar a pasta do cosplay por aqui. Só peço para, por favor, sempre que compartilhar em demais redes sociais, dar os créditos para @rielscorsin e @fiamatfotografia.