10 Fatos sobre Jill Valentine!


Não há dúvidas de que Jill Valentine é uma das heroínas mais icônicas, não só de Resident Evil, mas da história dos videogames. Marcando presença desde o primeiro jogo da franquia lançado em 1996, a atual agente da BSAA ganhou o coração de milhares de fãs ao redor do mundo com o seu carisma e feitos. E com Resident Evil 3 Remake vindo por aí, não tinha como não fazermos um Especial 10 Fatos sobre Jill Valentine! Confira as curiosidades sobre a heroína:


1. SEU PASSADO

Pouco se sabe sobre o passado de Jill, mas o que o lore nos afirma é de que a policial, antes fazia parte da Força Delta no Exército Americano. Foi onde ela aprendeu todas as suas habilidades policiais e a se especializar em combate armado e em desarmamento de bombas, o que levou a ela receber o título de Master of Unlocking (Mestre do Destravamento).


Foi por volta de 1996 em que Jill, com apenas 21 anos, foi recrutada para o S.T.A.R.S. (Special Tatics and Rescue Service - Serviço de Resgate e Táticas Especiais), um grupo formado pelos melhores dos melhores agentes para tratar missões mais complicadas. Entre outras palavras, uma espécie de BOPE. Ela acabou fazendo parte da Equipe Alpha e ganhou a confiança de todos no grupo.



2. CARISMÁTICA, JUSTA, AMIGÁVEL E AMOROSA... MAS RESPEITADA E PERIGOSA!

Jill é descrita como uma personagem com um grande senso de justiça e que faz amizades muito fácil. A policial tinha uma boa relação com todos os membros do S.T.A.R.S. e ainda ganhava uma atenção especial por ser a única mulher do grupo (até meados de Julho de 1998 quando o grupo recebe Rebecca Chambers). Além disso, Jill desenvolve afeto e carinho facilmente com quem a trata bem. Além de perdoar ações ruins de outros a todos, tal como é visto com Barry Burton no primeiro Resident Evil.


Todos querem ser amigos de Jill por seu temperamento, algo até que faz os fãs admirarem a personagem. Mas ao mesmo tempo, quando se trata de vida ou morte ou até mesmo em questões de sobrevivência para si e seus amigos, Jill é uma mulher muito perigosa. Ela não tem medo de usar suas grandes habilidades de combate contra quem tentou a prejudicar. Se você por um acaso tentar machucar a ela ou seus aliados, você estará muito ferrado. Todas as suas habilidades ajudaram Jill a desenvolver um histórico de destaque e muito reconhecido no militarismo americano. Jill é muito respeitada por todos atualmente na BSAA, sendo praticamente uma "celebridade" dentro e fora da agência, tal como é visto em Desperate Escape de Resident Evil 5.



3. A PERSONAGEM MAIS QUERIDA E POPULAR DA FRANQUIA AO LADO DE LEON

Leon S. Kennedy também é um personagem muito amado e respeitado pelos fãs devido a toda sua desenvoltura e feitos pelos títulos da franquia, principalmente com sua aparição em Resident Evil 4. Porém Jill é tão popular quanto Leon e os dois ficam empatados no quesito de popularidade e preferência pelos fãs. Suas aparições e feitos dentro do primeiro Resident Evil e em Resident Evil 3 colocaram Jill como uma das maiores personagens da história dos videogames. Ela até chegou a ser nomeada pela edição do Guinness World Records de 2011 como uma das maiores e mais icônicas personagens dos jogos eletrônicos, fora suas inúmeras menções a listas parecidas feitas por sites e livros.


Até porque, qual outra mulher conseguiu acabar com uma gigantesca arma biológica implacável e sair de uma cidade infestada de zumbis e monstros de todos os tipos usando uma tomara que caia e saia? Ou até mesmo a sobreviver a um incidente biológico numa Mansão de terror cheia de zumbis? E que fechou uma das multinacionais mais ricas do mundo? E que salvou o mundo de várias outras ameaças bioterroristas? E que... Por aí vai.



4. JILL SANDWICH

Jill Valentine, mas também conhecida pelo codinome Jill Sandwich. Mas de onde vem essa expressão? No primeiro Resident Evil, ao Jill pegar uma shotgun de uma sala da Mansão Spencer, na outra sala o teto começa a abaixar, prestes a esmagar Jill. Por sorte, Barry Burton aparece e arromba a porta da sala permitindo Jill sair as pressas. Ao sair, Barry fala a icônica frase - "That was too close! You're almost a Jill Sandwich!" ("Essa foi por pouco! Você quase virou um Sanduíche de Jill!).

Resultado de imagem para Jill sandwich

A piada de Barry se tornou clássica e virou uma grande referência a personagem. Fãs fizeram diversas artes de Jill dentro de um sanduíche ou então comendo um sanduíche. A própria Capcom chegou a aderir em Dead Rising 2, outro jogo da Capcom com zumbis, onde é possível encontrar no mapa do jogo um restaurante chamado "Jill Sandwich". Também, no teaser trailer de Resident Evil Revelations 2 é possível ver uma mesa de sanduíches com um monte de guardanapos da marca "Jill's". Outro sucesso dessa referência foi a própria Julia Voth (atriz mo-cap de Jill em alguns jogos da série) fazendo um ensaio de cosplay da personagem com fotos e vídeos comendo e montando sanduíches.


EDIT: E aliás, nós do Resident Evil Project, conseguimos conversar com a Sasha Zotova, nova modelo de Jill em Resident Evil 3 Remake! E a Sasha nos passou a receita secreta do Jill Sandwich perfeito! Um sanduíche saudável e delicioso! Nós fizemos e você pode conferir o passo a passo logo abaixo:



5. SERIA A PROTAGONISTA NO FILME DIRIGIDO POR GEORGE ROMERO

O conhecido "Pai dos Zumbis", George Romero, escreveu um roteiro de filme para Resident Evil. E na história do filme, Jill Valentine seria a protagonista (e teria um certo 'romance' com Chris). Infelizmente, Romero não conseguiu os direitos autorais do jogo pela Capcom e quem obteve o acesso a esses direitos foi Paul Anderson, quem dirigiu os filmes que acompanham a história de Alice.


Mas em Resident Evil Apocalipse, segundo filme da franquia por Anderson, Jill foi introduzida na saga de mundo paralelo aos jogos. A atriz quem a interpreta é Sienna Guillory, quem chegou a jogar os primeiros jogos da franquia para conseguir levar a personagem às telonas. O único problema foi o roteiro que não conseguiu levar a essência de Jill aos filmes, colocando a personagem como uma valentona, menos carismática e amigável comparada a dos jogos. Mas se você for perceber, o trabalho de Sienna ainda foi incrível! A atriz conseguiu repetir praticamente os mesmos movimentos e várias ações de Jill vistas nos jogos. Seria incrível se o roteiro tivesse ajudado e levado a Jill amigável, justa e mais perigosa que conhecemos nos jogos.



6. SEU PAI ERA UM LADRÃO, SEGUNDO OS LIVROS DE S. D. PERRY

Nas adaptações literárias escritas por S. D. Perry, o pai de Jill Valentine chama-se Dick Valentine e era um ladrão muito habilidoso. Foi ele quem ensinou Jill as suas primeiras habilidades no quesito de desarmar bombas e arrombar fechaduras. Dick acaba sendo preso e decide fazer Jill mudar de ideia sobre o futuro que ela teria pela frente. Isso encorajou Jill a seguir seu caminho no Exército Americano e posteriormente no S.T.A.R.S. Entretanto, é necessário informar que os livros escritos pela autora NÃO fazem parte da linha oficial da franquia, ou seja, NÃO SÃO CANÔNICOS. Além disso, não há nenhuma informação sobre os pais de Jill que foi afirmado oficialmente pela Capcom. Portanto, não há certeza se faz parte do passado oficial da personagem.




7. AZUL É SUA COR CARACTERÍSTICA

Você pode perceber que em todos os jogos de Resident Evil que Jill faz uma aparição, ela sempre usa uma peça de roupa azul, com exceção de Resident Evil: The Umbrella Chonicles que a heroína opta em usar roxo no cenário inédito do jogo (apesar de que nos outros cenários ela usa azul por conta das lembranças de Raccoon). Em Resident Evil e Resident Evil Remake, Jill usa seu clássico uniforme do S.T.A.R.S. predominantemente azul. Em Resident Evil 3 Nemesis, Jill veste um top azul. Em Resident Evil Revelations, seu uniforme aquático da BSAA também tem azul como cor predominante. E em Resident Evil 5, o traje padrão da heroína da BSAA é azul. Somente após ser posta pelo soro criogênico de Wesker que a heroína veste um traje de batalha roxo, talvez nem tenha sido sua opção, porque se ela estivesse mais consciente, com certeza optaria pelo azul também.


E lógico, para não mudar o visual por completo, em Resident Evil 3 Remake, Jill está retornando com suas roupas reimaginadas. Por mais que seja incrível ver a nossa heroína preferida matando zumbis e monstros de saia e tomara que caia, não é um traje muito adequado para enfrentar uma cidade dominada pelos mortos-vivos. Por isso, a personagem usará uma regata azul e uma calça jeans preta. E vamos admitir que ficou linda! (como sempre).



8. MUDANÇA DE VISUAL EM RE5

Muitos se perguntam e não sabem o porquê de Jill ter ficado loira e bem mais habilidosa na campanha principal de Resident Evil 5. Na história, em 2006, Jill junto a seu leal parceiro Chris Redfield vão até o Castelo de Spencer para prender o co-fundador da Umbrella. Mas ao chegarem lá, se deparam com o alvo morto por Albert Wesker. Na luta contra o ex-capitão, Jill se joga no inimigo contra uma janela para salvar Chris de um ataque fatal. Ambos caem no abismo e nunca mais são vistos.


Somente em 2009, Chris junto a Sheva Alomar, enquanto investigam instalações da TriCell na África do Sul, descobrem que Jill está viva, mas bem diferente e a comando de Wesker. Pois o inimigo, enquanto tinha a heroína inconsciente, tratou seus ferimentos e a colocou em soro criogênico, o qual esse soro fez com que Jill perdesse seu brilho no cabelo e na pele, deixando-a loira e bem pálida. Durante esse coma, Wesker observou que Jill tinha anti-corpos do T-Vírus em seu organismo devido a infecção de Nemesis em Raccoon. Foi com base nesses anti-corpos junto ao Progenitor Vírus que Wesker criou o Uroboros. Além disso, Wesker criou um dispositivo que inseriu no peito de Jill e que aplicava em seu organismo doses da substância P30, capacitando a mulher de habilidades praticamente sobre-humanas e mantendo-a sob domínio dele e de Excella Gionne. Somente após Chris e Sheva retirarem o dispositivo que Jill volta a ter consciência total de suas ações. E por conta de todo o ocorrido, Jill está atualmente sendo tratada pela BSAA para que tenha-se total certeza de que a agente não volte a desenvolver algo perigoso.



9. APARIÇÕES EM OUTROS JOGOS

A popularidade de Jill não tem limites apenas para Resident Evil, mas vários outros jogos! No Universo da Capcom, a heroína fez aparições em Marvel vs Capcom 2 e Marvel vs Capcom 3 como uma das personagens preferidas de luta dos jogadores. Em Dead Rising 4: Frank's Big Package, Jill tem uma aparição bem cômica. Na verdade, Frank West, co-protagonista da franquia, no modo Capcom Heroes, pode se vestir da heroína com o traje que ela usa em Resident Evil 3 Nemesis. Além de se vestir com o top azul e mini-saia de Jill, Frank ainda tem acesso a uma arma e granadas incendiárias. Não bastando isso, Frank pode realizar movimentos acrobáticos e golpes com a faca de Jill e seu especial é usar uma bazuca para acabar com hordas de zumbis. Em Street Fighter 5, a personagem Cammy tem roupas desbloqueáveis baseadas nos trajes originais de Jill.


Jill também aparece em vários outros jogos da Capcom como Project x Zone, We Love Golf!, Teppen, SNK vs Capcom Card Fighter DS, Puzzle Fighter etc.



10. A PRIMEIRA PROTAGONISTA FEMININA DO SURVIVAL HORROR

Para deixar essa personagem ainda mais especial, Jill Valentine é a primeira protagonista feminina de um Survival Horror e uma das primeiras nos videogames, aliás! Já haviam alguns jogos com mulheres no papel principal até, porém não eram jogos tão famosos ou que tiveram um peso tão grande como Resident Evil teve. E afinal, foi a franquia que consolidou o novo gênero na época e até hoje leva esse legado. E justamente por Resident Evil consolidar o gênero Survival Horror, mesmo já existindo outros jogos assim antes, Jill é considerada a primeira mulher do Survival Horror.


Por isso, Jill é ainda bem importante por ser uma das primeiras mulheres dos games, iniciando uma representação forte feminina ao lado de outras protagonistas como Lara Croft que também se apresentou após a estreia de Jill com bastante sucesso em Tomb Raider.


MENÇÕES HONROSAS:

11. AMOR DIFÍCIL COM CHRIS

A Capcom quer porque quer que os fãs aceitem que Chris e Jill não tem sentimentos um pelo outro. Mas não é isso que a franquia nos diz, não é mesmo? No final do primeiro Resident Evil, Jill apoia sua cabeça no ombro de Chris mostrando mais intimidade e carinho com o leal parceiro. Em Resident Evil: The Umbrella Chronicles vemos que os dois se juntam para acabar com a Umbrella. Em Resident Evil Revelations vemos o desespero de cada um para se encontrarem após todas as enrolações da BSAA para incriminar Morgan Lansdale, Jill chega a adentrar em uma missão ultra-perigosa para ir atrás do parceiro assim como Chris abandona sua atual missão para ir atrás de Jill... E os dois não se aquietam enquanto não se encontram. E em Resident Evil 5 temos a famosa cena de Jill salvando Chris do ataque fatal de Wesker e no final da campanha, a cena do rapaz com a parceira nos braços. Você ainda acha que os dois não tem sentimentos um pelo outro?




12. ROUPAS OUSADAS

Em alguns jogos da franquia, Jill faz sucesso com algumas roupas que trazem a tona a sua sexualidade e beleza. Em Resident Evil, temos já um traje alternativo com Jill de barriga de fora. Em Resident Evil 3 Nemesis, sua roupa padrão já é bem sexy, mas suas alternativas também fazem sucesso como a roupa de Regina vindo de Dino Crisis; a roupa de couro de motoqueira com um decote bem perceptível; a roupa de policial sexy de mini-saia que vem até com algemas de bônus para ela brincar (de repente, brincar de polícia e ladrão com o Chris?). Em Resident Evil Revelations, a roupa alternativa de Jill é um traje de pirata bem sexy sem vulgar... Pois é, Jill tem bastante vestimenta ousada no armário, né?




13. SEU MASCOTE

Em Resident Evil 2 Remake, vemos na mesa de Jill, na sala dos S.T.A.R.S., uma foto de um Golden retriever indicando que a policial, na época de Raccoon, poderia ter ou pelo menos já tido, um mascote da raça. Ou então que ela possa gostar de cachorros, principalmente de tal raça. Os desenvolvedores de Resident Evil 2 Remake chegaram a informar que Jill era o tipo de pessoa para ter um cachorro Golden retriever.




Depois de tudo isso, não tem como a gente não amar essa personagem, não é verdade? E você poderá REencontrar com ela em 3 de Abril de 2020 em Resident Evil 3 Remake. Caso queira RElembrar toda a biografia da heroína, veja nossa página especial a Jill Valentine.