Nova edição da Game Informer traz detalhes da gameplay de Resident Evil 4 Remake



Game Informer foi convidada para testar Resident Evil 4 Remake na sede da Capcom no Japão


Faltando 52 dias para o lançamento de Resident Evil 4 Remake, a revista Game Informer revelou a capa para sua nova edição com destaque na regimainação do clássico de 2005. No anúncio, a equipe informa que visitou a sede da Capcom em Osaka no Japão para entrevistar os desenvolvedores e testar os Capítulos Um e Cinco do jogo que tem lançamento previsto para o dia 24 de março de 2023.

A matéria especial de Resident Evil 4 pode ser acessada (em inglês) pelos aplicativos oficiais da Game Informer para Android e iOS.


O LEGADO DE RESIDENT EVIL 4

Logo no começo do artigo, a Game Informer cita a grandiosidade que o Resident Evil 4 original carrega em suas costas. Além de marcar uma geração inteira, revolucionou a indústria de jogos com a câmera sobre os ombros que posteriormente impactou de forma extraordinária o desenvolvimento de games em terceira pessoa. Dessa forma, parecia um desafio imenso reimaginar um dos maiores clássicos dos videogames.


"Honestamente, eu não queria fazer isso.", diz o diretor Yasuhiro Ampo. "Entre os jogos de Resident Evil, o RE4 original é uma lenda. Eu sabia que seria complicado refazer ele corretamente e que um erro ou qualquer mudança poderia deixar os fãs irritados."



Depois de rejogarem Resident Evil 4 e fazerem uma pesquisa com a equipe de desenvolvimento, Ampo e o co-diretor Kazunori Kadoi se sentiram mais confiantes para esse projeto. Alguns dos elementos que eles julgaram muito importantes para o sucesso do clássico foi o fator replay e a flexibilidade que os jogadores tem, podendo curtir a jornada de Leon de diferentes formas.


GAMEPLAY

A Game Informer conseguiu jogar o Capítulo Um e Cinco do jogo. Na matéria, eles citam que os controles são bem parecidos com os dos jogos mais recentes da franquia. Entretanto, o jogo também entregará diferentes combinações de controles, uma especialmente sendo bem parecida com os do original, destinada aos fãs que estiverem procurando por uma experiência mais familiar.

A reimaginação terá uma atmosfera mais sombria e o jogador cita que logo no começo, pôde explorar muito bem os cenários que se apresentam de forma fiel e com mais elementos. Não iremos entrar em datalhes, pois são informações que podem ser consideradas spoilers para alguns fãs.



Uma outra novidade é que o remake não terá tantos Quick-Time Events (QTEs) como o original e que diminuir essa ferramenta era um dos objetivos da Capcom no início do desenvolvimento. Outra mecânica inédita e que havia sido comentada muito por cima anteriormente é a nova habilidade de Leon de aparar ataques inimigos e finalizá-los com a faca. Entretanto, assim como no remake de Resident Evil 2, esse item tem uma durabilidade e pode quebrar eventualmente. Portanto, o uso desse movimento é estratégico e o Mercador pode ajudar aumentando a resistência da faca e vendendo mais delas.

O stealth também está presente em Resident Evil 4 Remake, uma vez que Leon pode se agachar e fazer pouco barulho em seus movimentos, permitindo que ele passe por caminhos frequentados por inimigos despercebido.



O encontro com o Dr. Salvador será mais tenso do que nunca, já que este inimigo continua absorvendo diversas balas do jogador, mas agora pode destruir cenários e fechar caminhos alternativos de fuga. Essas destruições do Dr. Salvador persistem no cenário quando o jogador revisitar a locação em questão.


O Capítulo 5 já conta com Leon precisando proteger Ashley Graham conforme eles avançam até um ponto de extração por helicóptero na vila. O jogador que fez o teste comenta que sua nova versão é menos mimada e mais séria, permitindo que ele entendesse o que a personagem estava passando. Diferentemente do original, Ashley não fica parada. Ela está sempre seguindo Leon, mas pode ser comandada pelo botão R3 para ficar bem perto ou bem distante.



Outra grande diferença em relação a Ashley é que agora ela não tem mais uma barra de vida e os jogadores não precisam se preocupar em utilizar suas ervas com ela, já que ela pode recuperar vida com o passar do tempo. No entanto, ela ainda recebe dano e o jogador precisa ficar atento. Se ela receber demasiado dano, entra em um estado de morte e Leon precisa revivê-la imediatamente porque se ela for atacada neste estado, ela morre e é Game Over.

O time de desenvolvimento também queria que Ashley fosse mais cooperativa, entregando um realismo maior para a experiência. Dessa forma, a Capcom trouxe mais puzzles e situações onde o jogador pode receber a ajuda de Ashley para abrir portas ou passar por espaços pequenos, uma mecânica que existia no RE4 original, mas com menos frequência.


A revista também informa que uma nova arma foi adicionada ao jogo: a Bolt Thrower, em que é possível usar flechas em inimigos e pegá-las novamente. Apesar dos jogadores terem uma boa variedade de armas, os combates contra os Ganados serão mais desafiadores. Inimigos inéditos também marcam presença no remake, sendo um deles uma espécie de Ganado com a cabeça de um touro que carrega um enorme martelo.


A Game Informer também revela que Resident Evil 4 Remake contará com a presença de Missões Secundárias, mencionando uma que é proposta pelo Mercador e quando o jogador completa essas missões, pode receber prêmios. Puzzles também marcam forte presença no jogo, mas a Capcom não os replicou do original. De qualquer forma, eles dizem que os puzzles do original estarão no remake em espírito.

O jogador que fez o teste também comenta que em sua exploração pela vila encontrou documentos que aprofundaram o background dos personagens. Em especial, a Capcom diz que Rámon Salazar teve sua história muito mais expandida. Um outro detalhe bem legal é que os jogadores podem bloquear portas usando estantes ou janelas usando tábuas de madeira.


Resident Evil 4 Remake tem lançamento previsto para o dia 24 de março de 2023 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e PC. A pré-venda já está disponível.