Resident Evil 4 Remake recebe novas gameplays em hands-off para imprensa e criadores de conteúdo



Novo material foi disponibilizado para imprensa com algumas novidades de gameplay


O remake de Resident Evil 4 se aproxima e para deixar os fãs ainda mais animados, a Capcom compartilhou com criadores de conteúdo e imprensa um hands-off com algumas novidades do game. O Resident Evil Project fez um vídeo especial comentando as gameplays, então se preferir assistir ao conteúdo a que ler o artigo a seguir, visite o nosso perfil no Instagram.


ATENÇÃO: O conteúdo a seguir pode ser considerado spoiler para alguns fãs. Se você deseja ter uma experiência completamente nova no remake, sugiro não ler a matéria.


O hands-off traz vários pontos interessantes e pudemos ver melhor algumas configurações e mecânicas de gameplay que foram comentadas anteriormente em entrevistas com a Game Informer. A gameplay começa no Capítulo 4, que em teoria, seria também o quarto capítulo do jogo original, quando Leon S. Kennedy acorda em uma cabana após a batalha contra o Del Lago. Nesse momento, Ingrid Hunnigan chega a perguntar o motivo de Leon não ter se comunicado por horas, assim como ela faz no clássico.


Como havíamos comentado em live, a Capcom está se mantendo fiel até mesmo no desenrolar da trama pelos capítulos. No original, eles eram divididos em sub-capítulos, mas se você for contar cada um, daria a mesma numeração mostrada no remake (até agora). Por exemplo, o capítulo 2-2 no original começa com Leon e Ashley saindo da igreja e se trata do "quinto capítulo". No remake, como mostrado pela Game Informer, esse trecho será o Capítulo 5.


Após Leon conversar um pouco com Hunnigan, ele sai da casa e começa a explorar o vilarejo, que inclusive está bem fiel ao mapa original e conta com novos caminhos e cenários. Algo muito interessante de se notar é que a Capcom realmente deu uma grande ênfase no fanatismo religioso dos Los Illuminados. Leon passa por locais de rituais, totens, desenhos rupestres e outros pontos que refletem a adoração que os Ganados tem à religião. Outro ponto interessante é que Leon passa por diversas cavernas na gameplay, indicando que podem ter mais exploração, já que no original, o vilarejo contava com poucas cavernas e caminhos mais lineares.


Em alguns combates da gameplay, podemos notar que a mecânica de aparar ataques (chamada no game de "parry") será extremamente útil para os jogadores. Leon não só pode aparar o ataque do Dr. Salvador e de alguns Ganados, como pode aparar ataques das plagas e até de ferramentas que os Ganados jogam. Alguns Ganados também podem ficar atordoados no chão e voltar de uma forma mais agressiva, dessa forma, o jogador deve finalizar os inimigos no chão antes que eles voltem.


Em relação ao castelo, a primeira parte está bem fiel e conta com algumas locações novas. Diferentemente do original, a entrada do castelo contará com caminhos e salas novas, em uma delas foi possível ver a Plaga Mandíbula, que no original é o segundo estágio de desenvolvimento da Plaga em seu hospedeiro. Essa mutação é lembrada no clássico por arrancar a cabeça do personagem em um ataque hit-kill. No remake, ela tem novas maneiras de ameaças, como se pendurar no teto e atacar Leon logo em seguida.


Enquanto Leon e Ashley tentam destruir a porta principal para entrar no castelo, devem enfrentar monges que se utilizam de catapultas para enfrentarem os heróis. Em um momento da gameplay, foi possível conferir a mecânica de ajudar Ashley após ela sofrer dano. A jovem é atingida por uma explosão e fica ferida no chão. O jogador se direcionou até ela e a socorreu, o que bate com a informação da Game Informer: no remake, não será preciso usar ervas com Ashley, ela irá recuperar vida ao longo do tempo. Entretanto, se ela tomar muito dano, entra em um estado de pré-morte e precisa ser socorrida por Leon. Caso contrário, se ela receber dano nesse estado, é Game Over.


O hands-off também mostrou o primeiro encontro entre Leon e Rámon Salazar, que diferentemente do original, será marcado pela ação já que o castelão convoca inimigos ao hall logo após o agente o confrontar. Em seguida, vimos um momento marcante de Resident Evil 4: Leon chegando na prisão. Mas dessa vez, é uma prisão mesmo! (risos). Brincadeiras a parte, no clássico o jogador adquire a chave da prisão que só possui uma cela onde está o terrível Garrador.


A prisão no remake parece contar com mais celas e até mesmo instrumentos de tortura, o que lembrou bastante das masmorras de Resident Evil Village. E após uma exploração, o Garrador aparece e a luta começa. Os fãs poderão obedecer comandos para aparar e desviar de golpes, mas a grande novidade fica por conta do stealth! Leon poderá atacar a plaga nas costas do Garrador em modo furtivo, o que deve facilitar bastante a batalha.


Por fim, o último trecho do hands-off mostra um pouco mais da luta entre Leon e Jack Krauser. A melhor parte dessa luta para os fãs apaixonados pela história? A Operação Javier, narrada em Resident Evil: The Darkside Chronicles, é mencionada! Para os fãs que não sabiam, o passado de Leon e Krauser é revelado nesse jogo, e inclusive o RE Project está preparando um Report para falar sobre essa missão! Fique de olho em nossas redes sociais.


Resident Evil 4 chega no dia 24 de março de 2023 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S e PC. A pré-venda já está disponível.