A personagem foi uma surpresa para os fãs e traz uma conexão direta com Alyssa Ashcroft, figura clássica da série
Resident Evil Requiem foi anunciado em junho e já chegou apresentando uma novidade de peso: Grace Ashcroft, a nova protagonista do nono título principal da franquia. Embora ainda saibamos pouco sobre ela, as primeiras informações já revelam um potencial para ela ser uma grande protagonista do jogo de terror e até uma conexão com uma personagem considerada “oculta” no cânone.
Neste artigo, reunimos tudo o que já foi revelado sobre Grace, sua origem e o que esperar de sua trajetória em Requiem:
Quem é Grace Ashcroft?
Grace Ashcroft é descrita como analista técnica do FBI. A idade não foi confirmada oficialmente, mas pelo visual e contexto, especula-se que esteja entre os 23 e 25 anos.
O detalhe que chamou a atenção dos fãs é sua origem: Grace é filha de Alyssa Ashcroft, jornalista investigativa e personagem jogável em Resident Evil Outbreak (2003) e Outbreak File #2 (2004). Alyssa sobreviveu ao Incidente de Raccoon City em setembro de 1998 e teve papel importante na Queda da Umbrella, expondo segredos da corporação em seus artigos.
Ela aparece canonicamente no cenário Flashback de Outbreak File #2, investigando experimentos ilegais de T-Vírus em um hospital das Montanhas Arklay, e chega a ser mencionada em Resident Evil 7, quando assina um artigo sobre os estranhos desaparecimentos em Dulvey, que descobrimos que estavam ocorrendo pela infecção da família Baker pelo Mutamiceto Série-E.
No trailer de anúncio de Requiem, é revelado que Alyssa morreu oito anos antes dos eventos principais do jogo, em um local chamado Hotel Wrenwood. O título se passa cerca de 30 anos após os acontecimentos de Resident Evil 2 e Resident Evil 3.
Essa perda deixou marcas profundas em Grace, que segundo os desenvolvedores, carregará traumas emocionais significativos. O mistério em torno da morte da mãe pode ser central para a narrativa e há quem especule que a própria Grace estivesse presente no trágico evento, já que imagens do Hotel e de Alyssa aparecem em flashes durante o trailer.
Personalidade e estilo
Oficialmente, Grace é descrita como tímida e introvertida, mas extremamente dedicada ao trabalho. Essa dualidade já aparece em detalhes sutis do trailer: quando chamada pelo chefe, Nathan Dempsy (identificado pela placa em sua mesa), ela leva um susto e se mostra um pouco desastrada derrubando seus materiais e calçando melhor os sapatos.
Segundo os produtores, até o visual do cabelo de Grace reflete sua personalidade contida, meticulosa, mas com nuances de rebeldia. Apesar da postura reservada, sua qualificação técnica e foco em investigações obscuras a tornam uma escolha natural para missões complexas do FBI.
Embora não seja descrita como uma combatente nata, Grace tem treinamento e sabe manejar armas de fogo. Resta descobrir como suas habilidades em campo serão exploradas no gameplay.
O ponto de partida da história parece ser justamente o Hotel Wrenwood, local onde Alyssa perdeu a vida. No trailer, o chefe de Grace a designa para investigar o lugar, indicando tanto a confiança que deposita nela quanto a inevitável ligação pessoal que a protagonista terá com o caso.
A expectativa é que mais detalhes sobre Grace e a narrativa sejam revelados muito em breve: Resident Evil Requiem terá uma apresentação especial durante a Opening Night Live da gamescom 2025, que acontece amanhã, 19 de agosto, às 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal oficial do evento.
Fique ligado no Resident Evil Project e em nossas redes sociais para acompanhar todas as novidades sobre Requiem.
*Artigo por Gabriel Scórsin e Nícolas Carmo