Resident Evil Zero


No mesmo ano do lançamento de Resident Evil, a Capcom optou em lançar outro título que entregaria respostas sobre os seus lançamentos passados e adicionaria mais uma história a franquia de videogames. Resident Evil Zero (Biohazard Zero) chegou colocando Rebecca Chambers em uma jornada bem complicada envolvendo mistérios e perigos acerca da multinacional Umbrella. Em relação a mecânicas, o jogo trouxe uma jogabilidade mais desafiante uma vez que nesse jogo não temos baús e temos que controlar dois personagens ao mesmo tempo.

Data de lançamento: 22 de Novembro de 2002

A HISTÓRIA:

Na noite do dia 23 de Julho de 1998, a Equipe Bravo do S.T.A.R.S. (Special Tatics and Rescue Service - Serviço de Resgate e Táticas Especiais) é enviada para investigar casos bizarros, a princípio, de canibalismo aos arredores de Raccoon City, especificamente, nas Montanhas Arklay. Durante o transporte, o helicóptero cai por um pane no motor e a equipe Bravo acaba investigando o local do acidente. Rebecca Chambers, uma veterana novata, encontra uma ficha criminal de Billy Coen, um ex-tenente que foi condenado a morte e estaria sendo transportado por um trem chamado "Ecliptic Express". Olhando a floresta, Rebecca encontra o trem parado.


A novata de 18 anos entra no trem e começa sua investigação. Em um dos vagões, Rebecca procura por sobreviventes, mas ao invés disso encontra apenas mortos-vivos que se levantam e tentam atacar Rebecca. Ela não tem escolha a não ser matá-los. Ela logo vai para outro vagão e enquanto examina um corpo, Billy Coen aparece logo atrás dela apontando uma arma. Rebecca identifica rapidamente o rapaz e até chega a abordá-lo, mas Billy se recusa a ficar mais um segundo ali com ela. Assim que ele sai, Edward Dewey entra quebrando uma janela do trem, ferido gravemente. Ele diz para Rebecca ter cuidado e diz que a floresta está infestada de zumbis e monstros. São as últimas palavras de Edward que logo morre e assim que Edward se vai, Cerberus invadem o vagão e Rebecca tem de lidar com as aberrações.


Mais a frente, Billy reencontra Rebecca e ele sugere de os dois se juntarem para sobreviver ao incidente. Rebecca se recusa por ter lido a ficha criminal de Billy e segue em frente. Ela encontra no segundo andar do trem, um senhor de idade sentado a uma mesa. Quando vai socorrer o senhor, esse acaba sofrendo mutações e vira um monstro formado por sanguessugas. Ele ataca Rebecca, mas ela é salva por Billy que aparece matando o monstro. Ele reforça a ideia de formarem uma dupla e Rebecca aceita a proposta.


Após essa reunião, o trem começa a andar forçando a Rebecca e Billy terem de usar os freios para mudar o caminho do trem rumo ao antigo Centro de Treinamento da Umbrella, local onde muitos funcionários e pesquisadores chegaram cedo a aprenderam todas as suas habilidades. Enquanto Rebecca e Billy investigam o local, James Marcus, um dos 3 fundadores da Umbrella, revela-se para William Birkin e Albert Wesker dizendo que retornou, mesmo após a Umbrella ter assassinado ele ao meio de suas pesquisas com o T-Vírus e agora ele busca vingança da corporação. Além disso, ele revela que foi ele quem espalhou o T-Vírus nas Montanhas Arklay e na Mansão Spencer.


Rebecca e Billy solucionam diversos quebra-cabeças no Centro de Treinamento da Umbrella até chegarem ao subsolo onde se separam e Rebecca é atacada por Eliminators. Billy corre para socorrer Rebecca e ele consegue salvá-la. É quando a garota questiona Billy em relação a sua ficha criminal que constava que o rapaz tinha assassinado 23 pessoas inocentes numa operação ao meio do continente Africano. Billy responde então, dizendo que na missão de ir atrás de uma guerrilha, seus superiores receberam informações erradas e acabaram abrindo fogo em uma vila cheia de pessoas que não tinham nada a ver com o que procuravam. Billy foi contra tal decisão e isso resultou em agressões pelo comandante. Ele acabou desmaiando e ao acordar ficou como culpado pelo ocorrido, assim sendo condenado a morte pela justiça americana.


Seguindo o caminho, Rebecca e Billy conseguem acesso a uma capela onde combatem um Morcego Gigante e descem até uma estação em que os levaria para um complexo de experimentos da Umbrella. Entretanto, Eliminators atacam Billy e, novamente, a dupla se separa. Rebecca, sozinha, desce até o complexo de laboratórios abaixo de Raccoon City. É onde encontra Enrico Marini, o capitão da Equipe Bravo do S.T.A.R.S. Ele pede para que Rebecca fique longe de Billy e vá com ele, mas a recruta recusa a ir com ela e mostra sua lealdade a Billy. Ela vai atrás dele e no caminho se depara com o Proto Tyrant (Tyrant T-001). Com sorte, ela consegue derrubar o monstro e seguir seu caminho.


Rebecca chega a Estação de Tratamento de Água de Raccoon que estava tomada por zumbis. Lá, ela encontra Billy e junta-se novamente ao parceiro. A dupla segue até uma sala onde encontram James Marcus que revela aos dois sobre sua vida na Umbrella. Em 1988, William Birkin e Albert Wesker, junto com um esquadrão militar da Umbrella, por ordens do Spencer, assassinaram Marcus durante suas pesquisas com o T-Vírus. Porém, ele voltara a vida graças a sua obra e ganhou uma aparência bem mais jovem. Ele torna-se um monstro que tenta matar Rebecca e Billy, mas por sorte, a dupla consegue derrotá-lo.


Rebecca e Billy sobem até o nível do solo novamente e percebem que a fraqueza do Monstro de Sanguessugas do Marcus era a luz do sol. Eles abrem todo o local e deixam a luz do sol entrar. Enfraquecido, Billy mata James Marcus de uma vez por todas com um tiro de Magum. Rebecca pega a Dog Tag de Billy como uma prova de que ela teria encontrado com o rapaz e forjara a sua morte para que Billy pudesse mudar de identidade e seguir sua vida em frente. Ela, então, se direciona para a Mansão Spencer a fim de ajudar seus amigos do S.T.A.R.S. na missão designada ao esquadrão.

PERSONAGENS:


. Billy Coen

. James Marcus