Ghostwire: Tokyo possui uma pequena referência a Resident Evil



Novo jogo da Tango Gameworks e produzido por Shinji Mikami guarda uma pequena, mas especial, referência a franquia Resident Evil


Lançado na última sexta-feira, 25 de março, Ghostwire: Tokyo traz uma nova experiência aos jogadores de PS5 e PC que encarnam Akito e KK para combater entidades sobrenaturais que dominam Tóquio após a chegada de uma névoa misteriosa que dizima toda a população. 


Trazemos aqui uma pequena, porém muito especial, referência a Resident Evil dentro do game. O novo título é produzido por Shinji Mikami, criador das franquias Resident Evil e The Evil Within, e era de se esperar que a jornada de Akito e KK possuisse algum ponto relacionado às duas séries de horror, da mesma forma que The Evil Within possui diversas referências a Resident Evil como a cena do primeiro inimigo, máquinas de escrever pelo cenário, as salas seguras e mecânicas de gameplay.


[POSSÍVEIS SPOILERS DE UMA MISSÃO DE GHOSTWIRE: TOKYO ABAIXO]


Em uma missão secundária de Ghostwire: Tokyo, Akito e KK se deparam com o espírito de uma garota pianista precisando de ajuda para tocar seu instrumento, uma vez que alguma maldição a fazia errar as notas e deixava a música mais macabra. Após os protagonistas purgarem o fantasma e tirarem a maldição, a garota volta a poder tocar seu instrumento normalmente.


A música que ela toca é nenhuma outra que "Moonlight Sonata" (Sonata ao Luar) de Ludwig van Beethoven. O jogador então fica alguns segundos apreciando o momento, e caso já tenha jogado o primeiro Resident Evil, com certeza vai ter memórias boas.

No primeiro Resident Evil (tanto o original quanto seu remake), há um determinado momento do jogo em que Jill Valentine ou Chris Redfield, esse com a ajuda de Rebecca Chambers, precisam tocar Moonlight Sonata no piano da Mansão Spencer para desvenderem uma passagem secreta que guarda um item importante. A música acabou se tornando um símbolo especial do jogo onde muitos fãs, ao ouvirem ela tocar em quaisquer circunstâncias, associam rapidamente a Resident Evil.


É curioso também pensar que entre tantas músicas clássicas que poderiam ser tocadas em Ghostwire: Tokyo, a Tango Gameworks decidiu colocar logo Moonlight Sonata e ainda com alguns segundos reservados para apreciação. Definitivamente teve alguma grande influência do Mikami nessa parte, não acham?


Uma outra pequena referência a franquia Resident Evil são os mercadores Nekomata espalhados pelo mapa. Até aí não tem nada especial, mas de vez em quando, ao falar com os Nekomata você pode topar com a legenda "Got some rare things on sale, stranger". Soa bem familiar para quem jogou muito Resident Evil 4, dirigido por Mikami, e ouvia exatamente essa frase direto quando falava com o Mercador.


Ghostwire: Tokyo já está disponível para PlayStation 5 e PC. O Resident Evil Project conferiu o game recentemente e deixamos nossa análise disponível aqui.