Resident Evil Survivor completa 22 anos e um remake seria muito bem-vindo para os próximos lançamentos



O jogo de PlayStation One está completando 22 anos nesta quinta-feira (27) e poderia muito bem receber um remake nos próximos anos


Nesta quinta-feira, 27 de janeiro, Resident Evil Survivor completa 22 anos desde seu lançamento no PlayStation One. O jogo não é considerado um grande clássico da série comparado a trilogia original de Resident Evil. Apesar dos grandes problemas técnicos e de gameplay, se trata de um título que apresenta uma narrativa interessante para a franquia e que poderia ter mais reconhecimento caso a Capcom considerasse fazer um remake para os próximos anos.


Resident Evil Survivor narra a trajetória do espião Ark Thompson investigando a Ilha Sheena algumas semanas depois do incidente em Raccoon City. A ilha é totalmente controlada pela multinacional farmacêutica Umbrella, tendo como comandante o membro Vincent Goldman, quem realizava experimentos em sigilo com o T-Vírus para criar armas biológicas. A ilha também guardava um complexo onde eram produzidos Tyrants no modelo T-103 (Mr. X) em massa. Além disso, Vincent também estudava a criação de um Tyrant ainda mais eficiente ao inserir um hormônio especial encontrado em adolescentes e jovens nas B.O.W.s. Por essa razão, Vincent sequestrava pessoas nessa faixa etária ao redor do mundo e os usava como cobaias nos experimentos da ilha.



Os lançamentos de Resident Evil 2 Remake e Resident Evil 3 Remake foram considerados um sucesso pela Capcom, e diversos rumores afirmam que um remake de Resident Evil 4 já está sendo produzido também, podendo chegar nos próximos anos ou até mesmo ser anunciado ainda em 2022. Entretanto, outros jogos de Resident Evil e que acontecem antes do quarto título mereciam uma reimaginação. É o caso de Resident Evil CODE: Veronica, como muitos fãs pedem, e do próprio Resident Evil Survivor


Confira logo abaixo alguns pontos que levantamos para mostrar que um remake deste título seria muito bem-vindo para os próximos lançamentos:


Primeira Pessoa

Resident Evil 7 biohazard e Resident Evil Village usam a perspectiva em primeira pessoa e, apesar de muitos fãs ficarem incomodados com essa mecânica, os dois jogos estão vendendo muito bem e tiveram um feedback bem positivo da comunidade e mídia especializada. O sétimo título já ultrapassou a marca de 10 milhões de unidades vendidas enquanto Resident Evil Village vendeu 5 milhões em somente um semestre.



Ambos os jogos conseguem trazer gameplays divertidas e usam muito bem a perspectiva de primeira pessoa, não oscilando tanto a câmera se comparado com outros jogos e mantendo o jogador imerso no game. Resident Evil 7 ainda se beneficia com a tecnologia VR que também foi aproveitada recentemente para Resident Evil 4 no Oculus Quest 2, motivo para vitória do prêmio de Melhor Jogo VR no The Game Awards 2021.

RESurvivor


Todas as mecânicas da perspectiva em primeira pessoa criadas para Resident Evil 7 e Resident Evil Village poderiam ser bem aproveitadas em um remake de Resident Evil Survivor. Dessa forma, a primeira pessoa poderia continuar na franquia, mas em um jogo spin-off destinado para os fãs mais hardcore. Talvez também implementar a tecnologia VR no projeto seria interessante!


Elementos de Resident Evil 2 e Resident Evil 3

Resident Evil Survivor se passa em novembro de 1998, algumas semanas depois do incidente em Raccoon City, mostrado em Resident Evil 2 e Resident Evil 3. A Ilha Sheena guarda diversas bases de pesquisas para o T-Vírus e por essa razão, Survivor compartilha diversos elementos com RE2 e RE3 como lickers, zumbis, ivys, cães-zumbis, hunters, armas, itens e o próprio Tyrant T-103, conhecido popularmente como Mr. X.



A Capcom reimaginou muitos destes conceitos nas novas versões de Resident Evil 2 e Resident Evil 3. Vários assets e mecânicas utilizadas nos recentes remakes poderiam ser aproveitados para produzir um remake de Resident Evil Survivor. Principalmente as mecânicas de perseguição do Mr. X, já que fez um sucesso muito grande em Resident Evil 2. Imagine ser perseguido por Mr. X na perspectiva de primeira pessoa!


Uma Narrativa que se insere bem na série e pode ser aprimorada

A história de Resident Evil Survivor talvez seja o ponto mais positivo do game. É bem interessante ver como a Ilha Sheena relembra um pouco Raccoon City já que se trata de um local totalmente controlado pela Umbrella e possui laboratórios secretos onde são feitas pesquisas com o T-Vírus.


Mais que isso, a história de Resident Evil Survivor também possui pontos bem impactantes como os experimentos feitos em jovens na ilha. Pois para criar o Hypnos-Tyrant precisava-se de um hormônio conhecido como Beta Hetero Nonserotonina, mais produzido em organismos de adolescentes. A substância era extraída diretamente das hipófoses - glândula localizada perto do cérebro - dos pacientes.



Os experimentos eram feitos com as cobaias conscientes e sem anestesia. Presas em cadeiras cirúrgicas, elas sentiam toda a dor do procedimento para estimular a produção do hormônio a partir da liberação de noradrenalina. Os jovens eram presos em uma cadeia da ilha e caso tentassem escapar, o resultado não era nada bom.


Outro ponto interessante de Survivor é o próprio protagonista do jogo. O espião Ark Thompson, infelizmente, nunca obteve tanto desenvolvimento e seria uma ótima oportunidade para explorá-lo melhor, inclusive por sua amizade com Leon S. Kennedy. Por se tratar de uma narrativa que se insere bem na franquia e também não possui uma ligação tão grande para entender os outros jogos, é possível fazer mudanças sem trazer muitas decepções como em Resident Evil 3 Remake.


Baixo Orçamento

Se tratando de um spin-off e que poderia aproveitar muitos assets e conceitos dos últimos jogos lançados, o orçamento de um remake de Resident Evil Survivor poderia ser bem mais barato se comparado ao orçamento dos remakes de RE2 e RE3 por exemplo. Consequentemente, ele poderia ser vendido pela Capcom em um preço mais acessível e não por um "full price". Pode ser um projeto barato, interessante, divertido e que ainda poderia trazer um bom lucro para a Capcom e adicionar uma história boa na franquia, expandindo o universo de Resident Evil.


Segundo rumores, o próximo lançamento inédito da franquia pode ser ou Resident Evil 4 Remake ou um remake de Resident Evil Outbreak ou o suposto Resident Evil Outrage. A Capcom também confirmou no ano passado que o multiplayer online e não-canônico Resident Evil Re:Verse está sendo programado para 2022 junto com uma DLC de Resident Evil Village.