Cobertura BGS 2025: Survival Unit surpreende, entrevistas exclusivas, reencontros e muitas aventuras pelo evento



Maior evento de games da América Latina permitiu reencontros, aventuras e muita diversão para os fãs de Resident Evil


A Brasil Game Show 2025 chegou ao fim e nossa equipe marcou presença no evento em todos os dias de feira! E após muitas aventuras, correria, gravações, entrevistas e reencontros, trazemos aqui nossa cobertura completa da maior feira de games da América Latina.


Logo no primeiro dia (9), conseguimos chegar bem cedo para acompanhar a preparação do estande de Resident Evil Survival Unit, a principal atração da franquia nesta BGS. O jogo se trata de um mobile não-canônico que se passa dentro do universo de Resident Evil durante o Incidente em Raccoon City, onde os jogadores assumem o papel de um personagem misterioso para desvendar mistérios sobre o caos na cidade.

E apesar de nossos corações estarem pedindo por um estande de Resident Evil Requiem, não podemos deixar de dizer que Survival Unit foi uma surpresa extremamente agradável. O game tem tudo que um Resident Evil precisa, na escala de jogos de celular. Estratégias, puzzles, geranciamento de inventário, exploração, câmera fixa, arquivos e muitas referências dão a Survival Unit uma experiência imersiva e divertida da série, que você pode levar a onde quiser.

O jogo rodou super bem nos celulares disponibilizados para testes e garantiu um feedback muito positivo.



Nossa presença bem cedo no estande chamou a atenção dos produtores coreanos do jogo. Junseoung Park, Dongkyun Kye e Chan-Hyun Kim saíram para interagir um pouco com a gente e quando pensamos que tiraríamos apenas uma foto, na verdade conseguimos fazer uma entrevista de poucas perguntas para conhecer mais sobre Survival Unit.

Nessa entrevista, descobrimos uma curiosidade interessante: os desenvolvedores não sabiam ainda sobre Requiem e o fato dos dois jogos se passarem em Raccoon City, foi uma grande e feliz coincidência. Eles também revelaram que para escolherem os personagens do jogo, fizeram uma lista e estudaram as personalidades para montar o elenco. Claramente, não tinha como deixar de fora os principais sobreviventes: Jill Valentine, Leon S. Kennedy, Claire Redfield e Ada Wong.

Mas além dos grandes protagonistas de RE2 e RE3, o mobile traz um elenco variado de personagens de outros jogos que se passam em Raccoon City como Tyrone Henry de Resistance e Alyssa Ashcroft de Outbreak (quem também está retornando em Requiem, como mãe da protagonista Grace). A entrevista completa já está disponível em nosso canal no YouTube.


Como nossa entrevista principal foi agendada para o dia seguinte, exploramos a demo normal no estande e foi quando nos surpreendemos com a qualidade do game mobile. Levamos também para casa uma cartela de adesivos inspirados em Survival Unit.


Nossa equipe também aproveitou para se divertir um pouco no estande da Nintendo, onde jogamos Mario Kart World, Street Fighter 6 e Mario Party Jamboree TV.

O novo Mario Kart é um colírio para os olhos. O jogo está bonito e é contemplado por animações lindas. Me impressionei com a qualidade das novas feições, poses e movimentos dos personagens neste game. E claro, há diversos itens novos no game para você criar o caos nas pistas de corrida.

Mario Party Jamboree TV também garantiu à nossa equipe um momento descontraído e de muitas risadas. Usando a câmera do Nintendo Switch 2, fomos transportados para o universo de Super Mario e curtimos demais a experiência de gritar, pular e bater em blocos misteriosos.


Na sexta (10), o dia começou com tensão, enfrentamos mais de duas horas de trânsito e dificuldade para estacionar. Fica aqui o aviso aos futuros visitantes: cheguem muito cedo. E um pequeno feedback à organização: o Distrito Anhembi deixou a desejar em comparação ao Expo Center Norte, especialmente na estrutura para imprensa e acesso ao evento.

Mesmo com o contratempo, chegamos a tempo para nossa entrevista exclusiva com os desenvolvedores de Survival Unit, que também incluía uma demo especial para a imprensa.

O mobile game da franquia de survival horror é realmente um grande acerto e nos causou uma impressão ótima. Foi como jogar um game clássico de Resident Evil no celular, ainda mais tendo a experiência de acompanhar uma nova narrativa da série.


Em nossa segunda entrevista, que em breve também estará disponível em nosso site e redes sociais, perguntamos um pouco sobre o que os produtores esperam do jogo e sobre sua lore. Uma pergunta que eles acharam muito interessante foi sobre o personagem principal do jogo. Em todas as interações dele com os demais personagens, seu nome está como "Jogador" e no site oficial como "???".

Em resposta, os desenvolvedores revelaram que o personagem obteve um nome durante o desenvolvimento, e que até mesmo nos bastidores do projeto, eles o chamam com esse nome. Mas não quiseram revelar ao público para manter ele o mais neutro possível, de forma que os jogadores se sentissem mais em sua pele. Algo um tanto parecido com o que a Capcom fez em Resident Evil 7 com Ethan Winters.

Algo que nos animou muito foi que, ao sairmos da sala do estande, os produtores estavam sorridentes e quiseram gravar um pouco do nosso feedback sobre Survival Unit. Um dos assessores presentes no estande até comentou que não viu eles saindo tão felizes de uma entrevista como sairam da nossa. Foi gratificante receber esse comentário e mal podemos esperar para compartilhar a entrevista completa com nossos leitores.



No sábado (11), visitamos mais uma vez para dar uma olhada no estande de Survival Unit e a fila dava voltas pelo local, todos os fãs animados para a experiência de testar o mobile. (Imagina se tivesse Requiem, hein?). Foi o dia que também aproveitamos para dar uma olhada nas lojas e vimos diversos itens de Resident Evil pela feira. RE2, RE3 e CODE: Veronica para GameCube; RE1, RE3 e Dino Crisis de PS1; além de action figures, chaveiros, pins e edições de colecionador que sumiram das prateleiras nas próximas horas.


E para mostrar o quão grandiosa e amada é a franquia no Brasil, no sábado e no domingo grupos de cosplayers tomaram conta do estande do Surival Unit. No domingo, cerca de 50 cosplayers se reuniram no local e simplesmente pararam o evento. Fãs que andavam pelo mapa paravam instantaneamente para tirar fotos do grande encontro.

E como se não bastasse o número de cosplayers, também tivemos encontros entre os diversos criadores de conteúdo brasileiros sobre a franquia Resident Evil.



Pelos quatro dias de feira encontramos o REVIL, EvilHazard, BiaPlay, Tata Batista, Resident Evil Brasil, Umbrella Brasil, Felipe Demartini, Master Reset, TheMFW e claro, a Moni do Resident Evil Database.

Como mimo, nossa equipe quis presentear os colegas com crachás personalizados do FBI de Grace Ashcroft, protagonista de Resident Evil Requiem.

E entre conversas e gravações, batemos um papo sobre Survival Unit, expectativas para Requiem e produção de conteúdo sobre a nossa franquia favorita. Fiquem ligados para conferir vídeos colaborativos com outros criadores em nossas redes sociais!



Como havia uma atração de Resident Evil nesta edição da BGS, focamos mais em Survival Unit. Mas obviamente, a Brasil Game Show atendeu diferentes públicos! Outro grande destaque do evento foi a presença de Hideo Kojima, talvez o desenvolvedor mais famoso da indústria dos games, que animou multidões e até deu um tchauzinho diretamente para nós em uma oportunidade que tivemos de vê-lo bem próximo. 

Uma curiosidade sobre Kojima envolvendo nossa franquia é que o artista é fã da série de survival horror e que até se inspirou em Resident Evil para realizar alguns de seus jogos.



A feira também contou com a presença de grandes marcas como a Samsung e a TCL, essa última até trouxe TVs gigantes que pareciam mais uma tela de cinema para os fãs jogarem Mortal Kombat 1. A Orquestra PlayStation The Concert foi outro momento emocionante, que fez os corações dos fãs baterem forte ao tocarem temas icônicos dos games de PlayStation como God of War, The Last of Us, Uncharted, Days Gone etc.


A equipe do Resident Evil Project agradece à Brasil Game Show e à Drone Comunicação pela oportunidade de cobrir mais uma vez a maior feira latina de games. Também agradecemos aos produtores da Joycity pelo carinho e disponibilidade para entrevistas. E claro, a todos os fãs, cosplayers e criadores de conteúdo de Resident Evil que fizeram esses dias serem ainda mais especiais!

Mal podemos esperar pela próxima edição! E você pode conferir fotos, vídeos e momentos da nossa cobertura no Destaque em nosso Instagram.

*Cobertura realizada por Gabriel Scórsin, Nícolas Carmo, Luisa Borges e Helô Laranjeira

**Texto por Gabriel Scórsin