Mia Winters


Nome: Mia Winters
Nascimento: 1985
Tipo Sanguíneo: Desconhecido
Altura: 1,70m
Peso: 61kg
Status: Viva
Primeira Aparição: Resident Evil 7 biohazard

Mia Winters é a esposa de Ethan Winters e uma ex-agente da organização criminosa "Conexões".


Em outubro de 2014, a Conexões levanta suspeitas de que uma organização rival estaria planejando roubar a arma biológica E-001, comumente chamada de Eveline. Mia, como supervisora, é designada, junto a Alan Douglas, a  transportar Eveline até a filial da Conexões na América Central. Para evitar possíveis levantamentos dessa organização rival, eles decidem transportar Eveline em navio cargueiro ao subornarem o capitão do navio. Entretanto, no meio da viagem, Eveline sai do controle e mata toda a tripulação, inclusive Alan, enquanto Mia somente é infectada pelo mutamiceto série-E. O navio acaba naufragando na costa da cidade de Dulvey, em Louisiana.


O pai de família Jack Baker, dono de uma ampla fazenda de Dulvey, resgata Mia nos destroços do navio e a leva para casa. A esposa Marguerite Baker a recebe de muito bom grado e oferece uma ótima hospedagem. Mas Mia se recusa ficar perto da família sabendo de sua infecção pelo mutamiceto. Não leva muito tempo para Jack encontrar Eveline e levar a pequena garota para casa também. Mas nessa noite, Eveline infecta toda a família Baker e domina cada um deles, transformando-os em pessoas insanas que passam os próximos anos sequestrando, torturando e matando pessoas que passavam por Dulvey. Nesses anos, Mia é trancada por Lucas Baker em uma cela da Casa de Hóspedes por ela sair muitas vezes do normal. Eveline permanece visitando Mia por considerar ela sua mãe.


Em julho de 2017, Ethan Winters recebe um e-mail de Mia pedindo para ir buscá-la na casa dos Bakers. Curioso, ele segue para o endereço onde encontra sua ex-esposa trancada na cela. Ao conversar com ela, Mia entra em desespero e guia Ethan pela casa a procura de uma saída o quanto antes possível. Porém, nessa tentativa de fuga, ela se descontrola e perde sua consciência por um certo tempo. Ela se transforma em uma criatura e ataca Ethan diversas vezes. Mesmo machadando Mia, ela continua se regenerando e perseguindo Ethan. Em um dos encontros, ela chega a cortar o braço do ex-marido com uma serra elétrica. Não demora muito para que Jack apareça e capture Ethan.


Mia acorda na casa dos Bakers após ser levada por Jack junto a Ethan. Enquanto Ethan conhecia a família na mesa de jantar, Mia gravava um vídeo para se desculpar pelo ocorrido. Ela logo diz que não foi ela e no vídeo, é surpreendida por Marguerite. Ela tenta fugir, mas Marguerite a encontra e Mia acaba sendo pega pela matriarca pedindo socorro para Ethan.


Ela é trancada em uma sala na Casa Antiga. Ethan segue para lá a fim de encontrar os ingredientes para o soro do mofo. Ao chegar lá, encontra Mia que é pega novamente, mas dessa vez por Lucas Baker e logo em seguida, a irmã Zoe Baker também fica como refém do garoto, até que Ethan consegue salvá-las. No momento que Zoe cria o soro para a infecção, Jack aparece em forma de monstro gigante. Ethan usa o soro para derrotá-lo, sobrando apenas um frasco. Ethan escolhe curar Mia e deixa Zoe para trás. Os dois usam um pequeno barco para sair da casa dos Bakers e passam por um pântano até chegar aos destroços do navio. No caminho, Ethan questiona Mia sobre todos os acontecimentos com a família, mas ela insiste em dizer que não se lembrava de nada. Perto dos destroços do navio, os dois são atacados pelo mofo de Eveline.


Mia acorda nos destroços do navio e sai a procura de Ethan. Quando encontra o marido, Eveline o pega. A única opção de Mia é entrar no navio e tentar encontrá-lo. Ao andar pelo navio, começa a se lembrar de algumas cenas, até que Eveline faz ela lembrar tudo que ocorreu em outubro de 2014. Mia consulta as câmeras de segurança e percebe que Ethan estava preso com Eveline no subsolo do navio. Ela conserta o elevador e desce até lá. Ao libertar Ethan, ela entrega uma amostra do tecido da arma biológica E-001. Ethan segue a um laboratório e faz a E-Necrotoxina, substância capaz de destruir as células dos experimentos série E da empresa que a criou. Ethan injeta a E-Necrotoxina, mata Eveline com o apoio de Chris Redfield e logo depois, ele e Mia são resgatados pela Umbrella.



Anos se passam e Mia decide recomeçar sua vida com Ethan. Os dois ficam sob proteção da BSAA e de Chris, e conseguem ter uma vida consideravelmente sossegada. Os dois também têm uma filha chamada Rosemary Winters durante esse tempo. Entretanto, em um certo dia, Chris invade a casa da família Winters, mata Mia a tiros e sequestra a filha do casal. Não se sabe ainda se Mia está viva ou não. Descubra em Resident Evil Village.