Village Tales | Mother Miranda



"A lua da meia-noite se ergue em asas negras, nós aguardamos a luz no fim. Na vida e na morte, glória à Mãe Miranda". Ouvimos essa oração na demo e trailers de Resident Evil Village, falando sobre esta misteriosa figura conhecida como Mãe Miranda (Mother Miranda). Essa mulher se trata de uma soberana no vilarejo que é servida por quatro líderes, sendo eles: Alcina Dimitrescu, Salvatore Moreau, Donna Beneviento e Karl Heisenberg. Neste oitavo artigo do Village Tales, vamos falar um pouco sobre Miranda e especular sobre sua participação na trama de Resident Evil Village.


A Mãe Miranda foi mencionada pela primeira vez no segundo trailer de Resident Evil Village, em uma cena onde os aldeões rezam para ela de mãos dadas. Com o passar do tempo, descobrimos que até mesmo a grande Lady Dimitrescu responde a ela e a chefe parece ter controle total do vilarejo. A Capcom chegou a informar que Miranda é uma personagem extremamente importante para a trama e que a palavra "Mother" (Mãe) é usada no sentido simbólico. Com tantos mistérios que circulam esta mulher, quem será, de fato, a Mãe Miranda?



Primeiramente, você sabe o que significa "Miranda"? Esse nome vem do latim e significa "aquela que deve ser admirada" ou "mulher admirável". O significado por si só já tem um grande peso e nos deixa intrigados com a importância que ela pode ter no enredo do oitavo título principal da série. E além disso, qual seria a sua obsessão com Rosemary Winters? Não só com Rose, mas também com Ethan Winters?


No terceiro trailer de Resident Evil Village, vemos Alcina conversando com a Mãe Miranda ao telefone, mostrando-se irritada por Ethan ter escapado dos "jogos de Heisenberg". Ela também comenta que Ethan estava dando trabalho para as suas três filhas no Castelo Dimitrescu e que entendia a importância da "cerimônia". Já começando daqui, o que seria essa cerimônia? Qual é o interesse de Miranda em Ethan e Rose? Seria algo relacionado ao Mutamiceto, já que o rapaz foi infectado pelo patógeno em Resident Evil 7 e mostrou ter uma certa resistência ao domínio do agente série-E, Eveline? E considerando que Ethan tenha esse fator especial, não seria impossível imaginar que Rose também herdaria de seu pai e até mãe, uma vez que Mia Winters também foi infectada pelo mofo.



No quarto trailer do jogo, há um trecho em que mostra Ethan algemado em um local estranho, bem parecido com um altar de cerimônia. Nesse local, as algemas de Ethan estão acorrentadas ao chão enquanto os quatro líderes das famílias que controlam o vilarejo o observam e Miranda permanece no centro, provavelmente esperando a melhor parte e sua hora de agir. O que pretendiam fazer com Ethan ali? Seria uma espécie de "ritual religioso" ou um momento para interrogar o rapaz? E tudo fica ainda mais confuso ao vermos outras cenas de Ethan sendo atacado por Heisenberg e, ainda algemado, precisando fugir de Lycans. Estariam testando o Sr. Winters?


Outro ponto a se questionar é sobre a possível aparição de Natalia Korda com a consciência da Alex Wesker. Os primeiros rumores de Resident Evil Village indicavam que ela estaria envolvida na trama, e foram ficando mais fortes conforme o jogo mostrou semelhanças com a obra "O Castelo" de Franz Kafka, este sendo o autor favorito de Alex, a quem ela se refere diversas vezes em Resident Evil Revelations 2. Os fãs tem especulado bastante de que a Miranda possa ser Alex, já que a soberana tem traços parecidos em sua aparência e até pela questão de ser considerada como uma salvadora no vilarejo. Não apenas isso, mas ao final de Revelations 2, Natalia, já influenciada pela consciência da doutora, dita os seguintes versos: "Uma gaiola saiu em busca de um pássaro. Mas, agora, o pássaro se foi. Esse pássaro mudou". O design de Miranda relembra bastante um corvo e é possível ver, pelo vilarejo, diversas gaiolas penduradas pelas árvores. Pode ser apenas um elemento de gameplay, mas seria a influência da doutora Wesker no vilarejo? Você acha que a Miranda possa ser, na verdade, a jovem Natalia com a mente de Alex?



E por último, já comentamos sobre isso em outro artigo do Village Tales, mas você se lembra da história Vila das Sombras, que Mia conta para Rose dormir nos dois primeiros trailers do jogo? Nos arquivos de Resident Evil 7, é dito que o Mutamiceto é um avançado fungo descoberto em um local desconhecido. Esse local está na verdade riscado no arquivo, mas dá a entender que o patógeno seria de origem natural, assim como o Las Plagas e o Progenitor Vírus. Seria o vilarejo o local de origem do Mutamiceto? E a menina do conto, quando foi colher frutos com a mãe, acabou se deparando com um fruto diferente, ao qual havia o mofo? Assim, Miranda poderia ser a menina do conto e há muito tempo, consegue controlar o Mutamiceto em seu organismo. Aliás, você notou que os arcos de Miranda tem desenhos de flores? Será que o mofo talvez tenha sido extraído de flores encontradas nessa região?


Além de seu rosto nítido, há muitos outros mistérios que cercam a Mãe Miranda, e todos podem ser desvendados por você em Resident Evil Village, que chega em 7 de maio de 2021 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC e Stadia. Você já pode fazer sua pré-venda nos serviços PSNXbox Live e Steam. Acompanhe todas as informações sobre o jogo em nossa seção detalhada do título.