Village Tales | Mia Winters



A esposa de Ethan Winters também está retornando em Resident Evil Village, entretanto, não sabemos se ela terá um papel tão importante se comparado a aparição dela no sétimo título da série. Isso porque, como divulgado no primeiro trailer de Resident Evil Village, o grandioso herói Chris Redfield invade a casa do casal e atira diversas vezes em Mia bem a frente de Ethan. Neste terceiro artigo do Village Tales, falaremos um pouco sobre Mia Winters, sua jornada e especulações para sua participação no oitavo jogo.


Mia se casou com Ethan em 2011 e até aí, o marido não fazia a menor ideia de que ela trabalhava como uma supervisora para a organização criminosa "Conexões". Essa empresa foi responsável por criar a arma biológica Eveline, codinome E-001, capaz de infectar facilmente inimigos com o Mutamiceto Série-E com sua aparência de uma garotinha indefesa. Em 2014, quando a Conexões percebeu que Eveline estava sendo procurada por organizações rivais, a empresa escala Mia e Alan Douglas para transportarem a garota até a filial da América Central. Eles preferem transportar Eveline em um navio cargueiro para não levantarem suspeitas. Infelizmente, durante a viagem, Eveline fica fora de controle e toma conta de todo o navio, matando todos os funcionários e criando diversos Mofados.


No meio de todo esse caos, Mia é infectada e envia um vídeo para Ethan pedindo nunca mais procurá-la e esquecê-la para sempre. O navio acaba naufragando em um pântano na costa da cidade de Dulvey, em Louisiana. Um morador de uma grande fazenda do local, Jack Baker, encontra Mia nos destroços do navio e a leva para sua casa. A esposa de Jack, Marguerite Baker, e os filhos Lucas e Zoe Baker, recebem Mia com todo o carinho e oferecem uma hospedagem de luxo. Porém, sabendo que seu contato com outras pessoas não seria nada legal, ela fica afastada da família dentro de um trailer no meio do quintal da residência.


Desesperada, ela escreve uma carta pedindo para que a família a esquecesse e que, caso vissem uma garotinha por aí, corressem o mais rápido que pudessem. Mas já seria tarde demais. Jack também havia encontrado Eveline investigando o navio nas horas seguintes, e a leva para casa. Nessa mesma noite, Eveline infecta Jack, Marguerite e Lucas com o Mutamiceto Série-E, assim tendo domínio da consciência deles. Zoe é a única que não cede a influência de Eveline e fica procurando por ingredientes para fazer um soro diante um arquivo encontrado com Mia sobre a arma biológica.


A Conexões descobre o paradeiro de Eveline e livram Lucas do domínio da garota. A partir disso, ele passa a fingir estar sob controle dela e começa a passar regularmente dados biológicos da B.O.W. para a Conexões. Nesse tempo, Mia começa a se descontrolar muito, tornando-se em um monstro diversas vezes por conta do domínio mental de Eveline. Por isso, Lucas tranca a mulher em uma cela no porão da Casa de Hóspedes, onde Eveline fica a visitando regularmente, achando que Mia era a sua mãe.


No dia 18 de julho de 2017, Eveline faz com que Mia envie um e-mail para Ethan Winters pedindo um resgate. No dia seguinte, o ex-marido vai até a residência Baker onde encontra Mia na cela, mas a mulher se desespera ao vê-lo ali e contraria o pedido de resgate no e-mail. Na tentativa de encontrar uma forma de sair da casa, Mia se transforma em monstro e ataca Ethan várias vezes, sendo que, em um dos ataques, corta o braço do homem com uma serra elétrica. Após ser machadada, socada e baleada diversas vezes, Mia cai inconsciente, mas ela e Ethan são capturados por Jack.



Mia acorda na casa dos Bakers e começa a ser perseguida por Marguerite. Depois de ser pega pela matriarca, fica trancada em uma sala da Casa Antiga, mas enquanto conversava com Ethan sobre acontecimentos passados que não se lembrava, Lucas aparece e a sequestra. Ela é encontrada junto a Zoe por Ethan depois, e essa pequena reunião é interrompida por Jack que aparece como um monstro gigante. Por sorte, Ethan havia pegado dois frascos de soro que Zoe havia feito com os ingredientes que o rapaz encontrou na casa. Mas para se livrar de Jack, ele precisa usar um dos frascos nele e após isso, toma a difícil decisão de curar Mia e deixar Zoe para trás.


O casal foge da casa por um barco, e conforme iam atravessando o pântano que rodeava a casa dos Bakers, Ethan questiona mais uma vez qual era a relação de Mia com tudo aquilo. Ela insiste em dizer que não se lembrava. Entretanto, a conversa deles é interrompida por Eveline virando o barco. Os dois acordam nos destroços do navio que Mia e Alan transportavam Eveline em 2014. Ethan é capturado pela garota e fica preso em uma parede de mofo no subsolo do navio. Quando Mia entra no navio, começa a se lembrar do caos que Eveline criou em 2014. Ela consegue se lembrar de tudo que aconteceu naquele ano e de seu trabalho como supervisora na Conexões. Após salvar Ethan, Mia fica para trás tentando ganhar tempo para o parceiro matar Eveline.


Ethan têm êxito injetando a E-Necrotoxina na garota e descobrindo que ela estava na verdade muito velha, e por toda a noite, aparecia em locais diferentes na casa dos Bakers. Ethan e Mia são resgatados por Chris Redfield, que trabalhava em uma missão especial da Umbrella sob ordens da BSAA. Não se sabe muito bem como Mia conseguiu escapar de seus crimes, mas sabemos que após esses tenebrosos acontecimentos de Resident Evil 7 biohazard, Mia e Ethan ficaram sob proteção da BSAA e se mudaram para a Europa, onde tiveram uma filha.


Como já visto no primeiro trailer de Resident Evil Village, certo dia, Chris aparece disparando vários tiros contra Mia e sequestrando Rosemary Winters, a bebê do casal. E seria então esse o fim de Mia? Será que ela realmente morre logo no começo do jogo? Partimos então para especulações! Primeiramente, será que Mia morre mesmo por Chris? Afinal, em Resident Evil 7 biohazard, Mia é machucada e "morta" várias vezes e de diferentes formas, mas retorna pela infecção do Mutamiceto Série-E. Será que ela ainda está infectada pelo Mutamiceto em Resident Evil Village? Assim, ela com certeza não morreria ali com os tiros de Chris.



Outra questão a se pensar é: será que aquela Mia é a verdadeira? Ou seria uma alucinação? No primeiro e no segundo trailer de Resident Evil Village, Mia aparece várias vezes de forma bem estranha. A iluminação do jogo está até diferente, como se Ethan, de fato, estivesse alucinando. E é bem questionável ela ler uma história tão macabra como Vila das Sombras para sua filha bebê. E por último, mas não menos importante, como falamos antes, Mia era uma criminosa. Ela trabalhava para a Conexões e não fazemos a menor ideia de quantas outras pesquisas de armas biológicas ela esteve envolvida. Mesmo que não fosse tão ativa na empresa, ela cometeu um grave crime transportando uma arma como Eveline para outra filial da organização. E obviamente, a BSAA saberia de todo o envolvimento que ela teve no Incidente da Fazenda Baker. Assim, nos perguntamos: Mia se responsabilizou por seus crimes? Teria a BSAA deixado ela viver normalmente sem pagar pelo que fez?



Assim como Ethan e Chris, Mia também parece guardar muitos segredos. E seu retorno em Resident Evil Village é uma oportunidade de a conhecermos melhor, até mesmo sobre seu passado na Conexões, assim esperamos. Todos esses segredos podem ser revelados em Resident Evil Village que chega no dia 7 de maio de 2021 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC. Você já pode fazer sua pré-venda nos serviços PSNXbox Live e Steam. Acompanhe todas as informações sobre o jogo em nossa seção detalhada do título.