Leon S. Kennedy


Nome: Leon Scott Kennedy
Nascimento: 1977
Tipo Sanguíneo: A
Altura: 1,80m
Peso: 70,2kg
Status: Vivo
Primeira Aparição: Resident Evil 2 (1998)


Leon S. Kennedy é um dos personagens mais populares da franquia Resident Evil, participando de vários títulos da série. Ao longo de sua história, Leon moldou sua personalidade com um grande senso de justiça, transformando-o em um habilidoso agente para defender o mundo dos casos de bioterrorismo.


Em Setembro de 1998, Leon é promovido para ser policial no Departamento de Polícia de Raccoon City (RPD). O jovem novato fica esperando uma ligação e ao perceber que as coisas estavam muito estranhas, ele decide ir logo no dia 29 de Setembro. A caminho da cidade, ele decide parar em um posto de gasolina para abastecer seu carro, mas desconfia de que algo errado tinha acontecido por alí. Ele investiga e encontra um policial sendo comido por um zumbi. Ao tentar fugir da loja do posto, encontra a jovem universitária Claire Redfield e chega a salvá-la do ataque de um dos monstros. Os dois pegam uma viatura da polícia e vão rumo a delegacia para terem respostas dos acontecimentos bizarros, mas no caminho sofrem um acidente e se separam.


Ao chegar na delegacia, Leon coloca seu uniforme a fim de conseguir carregar mais equipamento tático e sobrever a noite de pesadelo. Ele investiga o prédio e encontra uma passagem secreta que o leva para o estacionamento. É aqui que tem uma saída segura do local, mas para abrir os portões, era preciso de um cartão de acesso. Despercebido, um cachorro-zumbi o ataca, mas por sorte, Leon é salvo por Ada Wong que se apresenta como uma oficial do FBI. Ela não revela alguma informação sobre o incidente dizendo que era tudo confidencial.


Investigando a prisão, Leon encontra um prisioneiro ainda vivo. Ben Bertolucci é um jornalista que foi preso pelo chefe de polícia Brian Irons quando descobrira o que o chefe Irons escondia por trás da máscara de homem bonzinho que usava para o povo de Raccoon. Ben tenta negociar com Leon, caso o novato lhe libertasse da cela, poderia entregar o cartão de acesso dos portões do estacionamento. Mas não demora muito para um monstro da Umbrella atacar Ben por uma parede da cela e matá-lo. Leon então sai a procura de um partes eletrônicas para abrir a cela de Ben. Nesse meio-tempo, Leon começa a ser perseguido pelo mesmo monstro que matou o jornalista, o Tyrant T-103, mais conhecido como Mr. X.


Quando ele finalmente abre a cela, descobre que Ben teria descoberto que a Umbrella tinha laboratórios subterrâneos e trabalhavam em um projeto chamado G-Vírus. Ele tentara conversar com a cientista Annette Birkin que cessou a entrevista ao perceber que ele sabia demais. Leon vai até o estacionamento, mas é surpreendido por Mr. X novamente. Mais uma vez, Ada aparece e salva Leon da arma biológica. Leon e Ada abrem os portões e saem pelas ruas de Raccoon.


Numa rua sem saída, eles decidem passar por uma Loja de Armas. É quando Robert Kendo aparece abordando Leon, mas nesse encontro, Emma Kendo, filha do dono da loja, aparece com características horríveis e prestes a se tornar mais um morto-vivo. Ada chega a tentar matar logo de vez a garota, mas Robert não deixa. Ele pega a criança infectada no colo, sabendo que seria os últimos minutos com sua filha, e a leva para dentro de uma sala, pedindo privacidade. A dor que o pai demonstra comove Leon e o novato questiona Ada para, enfim, saber o que estava acontecendo, de fato, em Raccoon City. Ada revela que sua missão era acabar com a operação da Umbrella e diz que todo o acontecimento foi feito por um vazamento de um vírus da corporação, culpando Annette Birkin pelo vazamento.


Leon e Ada caminham rumo aos esgotos da cidade para encontrarem a tal Annette. No caminho, Leon chega a enfrentar um crocodilo gigante. Quando finalmente encontram Annette, a cientista confronta eles e numa demonstração heroica, Leon se atira na frente de Ada e é baleado por Annette. Desacordado, Ada faz um rápido curativo no rapaz e logo segue a cientista. Mas ao finalmente chegar até ela, Annette aciona diversos equipamentos e joga Ada no tratamento de lixo. Na queda, Ada é perfurada por um pedaço de metal em sua perna.


Leon acorda e percebe a ausência de Ada. Ele corre para tentar encontrar a parceira e para chegar a Ada, soluciona diversos quebra-cabeças pelos esgotos. Uma vez encontrando ela, ele ajuda Ada e ajuda ela a fazer um curativo. Ada diz que existem laboratórios subterrâneos da Umbrella abaixo de onde estavam, assim, eles deviam ir ao bonde estacionado na estação do esgoto para irem ao NEST (complexo de laboratórios da corporação). No bonde, Ada pede a ajuda de Leon para que ele recuperasse uma amostra do G-Vírus para que ela levasse ao FBI e impedisse que as coisas que ocorreram em Raccoon não se repitam. Uma mentira, pois Ada estava trabalhando, na verdade, para Albert Wesker e estava manipulando Leon para conseguir o vírus sem muito esforço. Ela também usa sua sexualidade e chega a beijar Leon.


No NEST, Leon enfrenta Ivys e Zumbis até que consegue ter acesso a sala de William Birkin onde encontra uma amostra do G-Vírus. Ao ir retornando para Ada, ele se encontra com Annette novamente e ela jura que Ada não era do FBI, apenas uma mercenária ou espiã que venderia o vírus. Após isso, Leon e Ada se encontram em uma passarela no centro do laboratório. É onde ele aborda Ada sobre sua intenção com o G-Vírus e Ada aborda ele também pedindo a amostra do vírus. Leon então decide abaixar sua arma e enfrenta Ada dizendo para ela atirar nele. Apesar do compromisso que ela tinha com o trabalho, ela não consegue atirar no rapaz. Porém um tiro ecoa no local e acerta Ada. Foi Annette quem atirou e em segundos, o sistema de autodestruição do local começa a sua contagem regressiva. O local começa a ir aos destroços e Ada cai da passarela.


A morte de Ada deixa Leon comovido, mas ele teria de sair dali antes do NEST ir aos ares. Assim, ele corre até o nível mais baixo do laboratório. Enquanto descia em um elevador, o Mr. X aparece novamente e o confronta, mas na forma Super-Tyrant. A roupa do Mr. X levou muitos danos com os destroços do laboratório e quando a rouba é rasgada ou sofre muitos danos, as mutações do T-Vírus começam a ficar mais intensas, dando mais poder ao Tyrant. Como retribuição do que Leon fez, Ada, sem ele saber, joga uma bazuca no elevador. Leon usa para matar, de uma vez por todas, aquele Tyrant. Ele corre e consegue chegar ao trem que Claire acionara. Como se não fosse o bastante, quando Leon se reencontra com Claire, William Birkin em sua forma de quinta mutação ataca o trem, sobrando a dupla acabar com o monstro. Uma vez fora do NEST, Leon, Claire e Sherry Birkin, uma garota de 12 anos salva por Claire durante o incidente, seguem seus rumos com uma pausa de ataques de monstros.


Após sobreviver ao Incidente histórico de Raccoon City, Leon foi promovido como um agente no Governo dos Estados Unidos. Em 2002, Leon se junta a Jack Krauser que seguem até os arredores da Floresta Amazônica para investigar uma relação um vendedor de armas biológicas com um suposto funcionário da Umbrella. Nessa missão, conhecem Manuela Hidalgo, filha de Javier, que estava infectada com o T-Veronica Vírus e que tal substância acaba com seu corpo. A razão de seu pai Javier estar negociando com bioterroristas e até mesmo sequestrando outras pessoas para transplante de órgãos era tudo para salvar a filha. Manela fica sobre custódia do governo enquanto Krauser é declarado morto após um acidente de helicóptero.


Dois anos depois, Krauser, ainda vivo, sequestra a filha do presidente, Ashley Graham, a fim de ganhar a confiança de Osmund Saddler, líder do culto Los Illuminados, na Espanha. Este grupo religioso que obtinha o Parasita Las Plagas, tinha a ideia de injetar o parasita na filha do presidente e depois mandá-la de volta para que o parasita fosse sendo passado para mais pessoas em ordem de "purificar o mundo". Leon é enviado pelo presidente até a Espanha onde enfrenta a população sob o domínio do Las Plagas numa vila. Ele encontra Luis Sera que se diz um policial, mas na verdade era um pesquisador de Saddler. Leon é pego e infectado com o Las Plagas. Após isso, usa o apoio de Ingrid Hunnigan para chegar até Ashley que também já estava infectada com o parasita. Leon e Ashley ficam encurralados e a única saída foi de entrar em um castelo dominado por Ganados e pertencente a Salazar. Após várias capturas de Ashley, uma morte de Luis por Saddler e um reencontro com Ada Wong, Leon consegue sair do castelo e segue a uma ilha, com a ajuda de Ada, para resgatar a filha do presidente.


Na ilha, Leon se reencontra com Krauser que trabalhava para Albert Wesker. O ex-parceiro tenta matá-lo, mas Leon é salvo por Ada. Após isso, Leon finalmente encontra Ashley e Saddler, mas não seria o bastante para matar o vilão que tinha habilidades especiais. Ada combate o líder religioso enquanto Leon e Ashley seguem a uma sala onde conseguem matar o parasita de dentro de seus corpos. Ada é pega por Saddler, mas Leon a salva e logo depois consegue matar o homem. Ada consegue amostras do Las Plagas e sai de helicóptero da ilha deixando apenas a chave de um Jet Ski que Leon usa para tirar ele e Ashley de lá.


Em cerca de 2005, uma corporação tenta implantar uma base para testes de vacinas e vírus com legado da Umbrella na cidade de Havardville. Leon é chamado para combater a situação que já estava envolvendo zumbis e outras armas biológicas. Lá, encontra Claire Redfield, que já virara membro da Terra Save, uma ONG de apoio médico em casos de bioterrorismo. Leon e Claire conseguem sobreviver ao incidente e resolver a situação antes que a WilPharma atacasse cidades dos Estados Unidos com o T-Vírus.


Em 2012, Leon se envolve na Guerra Civil da República Eslava do Leste. A guerra que estava sendo comandada pela líder Svetlana Belikova que usara um parasita causando caos na República sai fora de controle. Nessa missão, Leon se reencontra com Ada que também está no local a fim de conseguir mais amostras de armas biológicas. Leon consegue encontrar as plagas que eram mantidas em sigilo abaixo do palácio do governo de Svetlana que tinha planos de vender essas armas bio-químicas a fim de causar caos e logo depois contê-lo para ganhar confiança da ONU em relação a combates da República Eslava. Entretanto, após as informações de Leon, os Estados Unidos e a Rússia atacam a República e tiram Svetlana do cargo de líder.


Em 2013, Derek C. Simmons, um orientador de Segurança Nacional, envolvido na destruição de Raccoon City e chefe de um grupo secreto titulado como "A Família", sequestra Helena e Deborah Harper. Ele ameaça matar a irmã de Helena caso a agente não fizesse o que pediria. Helena, então, a pedido de Simmons, abre o sistema de segurança do Presidente Adam Benford e A Família mata então o presidente com o C-Vírus (vírus derivado da fusão entre o G-Vírus e o T-Veronica). O presidente, que tinha planos de revelar a verdade sobre o Incidente em Raccoon City, principalmente sobre a relação secreta do governo com a Umbrella, acaba virando um zumbi e é morto por Leon S. Kennedy, seu fiel companheiro e amigo desde 1998.


Leon e Helena formam uma dupla para irem até a Catedral de Tall Oaks onde a irmã de Helena podia estar. Chegando lá, Deborah vira uma arma biológica devido as mutações do C-Vírus. Após a morte de Deborah que envolve até mesmo Ada Wong que chega para ajudar no combate e a investigar o que estava acontecendo, Helena revela todo o ocorrido a Leon. Leon logo acaba falando com Hunnigan e na ligação, Simmons aparece dizendo que ambos eram culpados pela morte do presidente. Após sua saída, ele vai direto para a China onde ocorria um ataque bioterrorista por uma organização chamada Neo-Umbrella. Leon pede para que Hunnigan declare que ele e Helena estavam mortos para chegarem de surpresa na China e pegar Simmons.


Chegando na China, Leon se reencontra com Sherry Birkin e conhece Jake Muller, filho de Albert Wesker. Leon pede informações sobre Simmons a Sherry já que a garota trabalhava para ele, mas ela estava alienada e não sabia a verdade sobre o chefe. Leon e Helena se separam de Jake e Sherry e acabam encontrando Ada. Leon a segue até combater Chris Redfield que tentava matar a mulher (que na verdade, era um clone de Ada chamada de Carla Radames). Leon consegue convencer Chris de não matá-la, apenas capturar e de que o verdadeiro inimigo era Simmons. Depois deste confronto, Leon e Helena encontram Simmons que é infectado por uma das armas de Carla. Derek vira um monstro e acaba confrontando Leon e Helena. Depois da luta, tudo parecia estar mais calmo, porém o pior só vinha a acontecer.


Carla enviara um míssil contendo o C-Vírus para a cidade e acaba tornando milhares de pessoas em armas bio-químicas. Com esse acontecimento, Simmons volta várias vezes buscando vingança. Mais batalhas acontecem e Simmons é finalmente morto. Leon resolve livrar Helena de uma condenação pela morte do presidente, achando que seria injusto a moça pagar por isso já que tudo se tratava de ameaças feitas por Simmons.


Um tempo depois dos acontecimentos na China e em Tall Oaks, Leon havia sido recrutado para uma missão em que todos os seus companheiros morreram por um homem chamado Patricio. Sua tristeza e infelicidade com a vida que percebe que tem desde 1998 o faz ir para os bares encher a cara. Chris Redfield e Rebecca Chambers, envolvidos em um caso biológico do A-Vírus, criado pelo vendedor e fabricador de armas biológicas, Glenn Arias, pedem a ajuda de Leon no caso. Leon e Chris tem um pequeno confronto, mas ele é convencido após Rebecca ser sequestrada por Arias e por Leon reencontrar Patricio que estava sob ameaça de morte da sua família por Arias.


Leon e Chris seguem até Nova York onde Arias planejava livrar o A-Vírus. Quando os ataques começam, Leon e Chris não hesitam e fazem de tudo para matar os monstros. Leon fica encarregado de cuidar dos zumbis enquanto Chris ia atrás de Rebecca e de combater Arias. Num confronto, o corpo de Arias se mistura com o corpo de Diego, uma arma biológica criada pelo criminoso e Arias se torna um monstro gigante que logo é morto de uma vez por todas por Chris e Leon. Mais uma vez salvaram o mundo e Leon se questiona até quando ele vai ter essa vida.


Comentários