ESPECIAL | Alex Wesker está em Resident Evil Village?


Antes mesmo do oitavo título da saga principal de Resident Evil ser anunciado, já vinha se especulando que a talentosa doutora Alex Wesker retornaria como uma grande vilã na franquia e seu palco seria justamente Resident Evil Village, ou popularmente conhecido como Resident Evil 8. Entretanto, até agora, a Capcom ainda não mostrou nada que possa indicar, oficialmente, que Alex esteja presente no game. Viemos aqui mostrar diante nossas especulações que Alex pode estar sim no jogo e o potencial que ela carrega para o futuro da franquia.


QUEM É ALEX WESKER?

Antes de partirmos para as especulações mesmo em Resident Evil Village, temos que responder essa pergunta: Quem é Alex Wesker? Muitos fãs nem se quer sabiam da existência dela considerando que sua primeira aparição foi em Resident Evil Revelations 2, spin-off lançado em 2015 e que, apesar do sucesso nas críticas e de boas vendas, não vendeu tanto como um jogo da série principal.


Alex Wesker é a "irmã" de Albert Wesker. Ela é outra sobrevivente do Projeto W, criado por Ozwell E. Spencer em sua utopia de criar uma raça de seres humanos superiores e se tornar um deus algum dia. Alex, Albert e outras diversas crianças foram infectadas pelo Progenitor Vírus, na tentativa de que eles crescessem de forma superior aos humanos comuns e se tornariam a grande esperança de Spencer para seu sonho. Enquanto Albert desenvolveu habilidades físicas, Alex desenvolveu sua genialidade. Mas um efeito colateral no organismo da mulher acabou ocasionando sintomas físicos.


Após o Incidente na Mansão, quando Albert utiliza os dados de batalha das armas biológicas do T-Vírus para se vender a outra organização rival a Umbrella, Alex se torna a última esperança de Spencer. Assim, ela passa a realizar uma série de experimentos com novos projetos para encontrar a tão aclamada "chave da imortalidade" para seu "pai". Não obtendo muito êxito nas pesquisas em Raccoon City, Spencer financia uma viagem para uma ilha remota perto do território russo para que Alex pudesse desenvolver seu projeto.


Quando chega a Ilha Sejm, Alex oferece melhores condições de vida e empregos a todos os habitantes. Mas eventualmente, a mulher acaba raptando-os e utilizando em seus experimentos com o T-Phobos vírus. Esse, sendo uma variação do T-Vírus que era ativado a partir do medo de seu hospedeiro. Ela eventualmente, inspirada pelas obras de seu autor favorito, Franz Kafka, percebe que desenvolver esse projeto para Spencer seria um desperdício já que o homem estava a beira da morte e "não merecia" a imortalidade.


Ela toma esse projeto para si então e deveria encontrar a pessoa perfeita para transferir sua mente. E essa pessoa perfeita seria alguém imune ao medo, já que, segundo Alex, o medo era o principal motivador humano. Assim chegamos aos eventos de Resident Evil Revelations 2 onde Alex, em parceria a Neil Fisher, realiza um experimento com diversos candidatos da Terra Save, incluindo Claire Redfield e Moira Burton, além de uma pequena garota chamada Natalia Korda, sobrevivente do Pânico de Terragrigia. E o resultado é a consciência de Alex despertando em Natalia ao final verdadeiro do jogo. Ainda mais, Natalia com essa consciência de Alex, mora junto com Moira e a família de Barry Burton. Até hoje, não sabemos onde isso vai dar.


RUMORES DE ALEX EM RESIDENT EVIL VILLAGE

Antes mesmo de ser anunciado em junho de 2020, os rumores sobre Alex no oitavo título da série já eram quentes. Não só Alex, mas também seu antigo parceiro, Daniel Fabron, apresentado em Resident Evil Resistance, estaria no futuro game. Apesar de Resistance não ser canônico, o produtor Peter Fabiano, em uma entrevista ao Resident Evil Database, informou que os desenvolvedores gostam de pensar que Alex e Fabron realmente fizeram experimentos covardes em Raccoon City.


Quando o jogo foi revelado, muitos fãs (inclusive nós), especulamos que a mulher de branco ao lado de outras "bruxas" que aparecem em uma parte do trailer, seria Alex. Isso porque a forma que a mulher se movimenta naquele pequeno trecho é bem típico de Alex Wesker, a mão na cintura, a postura, a forma "vulgar" de andar. E obviamente, outra razão seria sua aparência. A mulher se veste com um longo vestido branco, um chapéu, diversas joias, aquele jeito bem vaidoso que também relembra Alex. E sua aparência, de certa forma, relembra um pouco Natalia mais velha. Os cabelos pretos enrolados, o rosto mais pálido.


Mas em contrapartida, muitos fãs também rebateram os argumentos informando que essa mulher também estaria muito velha para ser Natalia, já que a menina, em Resident Evil Revelations 2 tem 10 anos e os eventos se passam em 2011. Se os eventos de Resident Evil Village passarem em 2021 ou 2022, Natalia teria por volta de 20 ou 21 anos. E a mulher, de fato, não aparenta ter essa idade. E agora que partimos para nossas especulações:


ALEX PRECISA TRANSFERIR SUA MENTE DE NOVO

Nossa primeira especulação sobre o envolvimento de Alex em Resident Evil Village é de que a mulher possa estar querendo, de novo, transferir sua mente para outra pessoa. E essa pessoa poderia ser ou Mia Winters ou até mesmo a filha de Ethan Winters e Mia, considerando que Alex poderia ter um grande interesse em Mia ou até em Rose por conta dos eventos de Resident Evil 7 onde Mia foi infectada com o mutamiceto série-E. Aliás, ao contrário de muitos fãs, nós acreditamos que Mia não morre mesmo depois de Chris Redfield disparar diversas vezes contra ela quando invade a casa de Ethan.


Segundo alguns rumores vindos dos Ambassadors que testaram o começo do jogo, um arquivo informava que Ethan e Mia já estavam curados da infecção do mutamiceto. Mas e se ainda sobrou algum resquício? E se a filha do casal nasceu com anticorpos do mutamiceto ou tem um organismo mais "especial" aos olhares de Alex?


O interesse de Alex em transferir sua mente de novo se justificaria por algum efeito colateral que fez o organismo de Natalia envelhecer mais rapidamente. Ou então, se Alex, por alguma razão, obteve contato com o mutamiceto, ela poderia sofrer o mesmo efeito que Eveline sofre em Resident Evil 7, precisando agir urgente para passar sua consciência adiante.


Lembramos até que na DLC Not a Hero de Resident Evil 7, há um arquivo na sala de Lucas Baker dizendo que encontrou um novo comprador para os dados do E. Será que esse comprador seria Alex ou até seu parceiro, Daniel? Lembrando que esse comprador não seria da Conexões, a empresa criminosa que criou Eveline. Lucas, na verdade, pensava em trair a Conexões futuramente.


ALEX E "MOTHER MIRANDA"

No segundo trailer de Resident Evil Village, os aldeões rezam para "Mother Miranda" e segundo alguns rumores de Ambassadors, alguns aldeões do vilarejo dizem que o local mudou completamente quando uma "mulher poderosa" chegou ao local. Assim, nos perguntamos: Será que essa Mother Miranda seria Alex?


É bem possível que depois de acordar na mente de Natalia, Alex gostaria de mudar sua identidade e poderia escolher outro nome. Enquanto os fãs especulavam pelo nome Natalex, é possível que "Miranda" seja um outro nome para Alex Wesker.


RESIDENT EVIL VILLAGE E "O CASTELO" DE KAFKA

Quem jogou Resident Evil Revelations 2 sabe o quanto Alex é obcecada por Franz Kafka, autor da obra mundialmente famosa "A Metamorfose". Uma das obras de Kafka é "O Castelo", uma história de um agrimensor chamado K. que chega a um vilarejo coberto de neve e que é administrado por um grande castelo da região. O objetivo de K. é chegar nesse castelo para prestar seus serviços, entretanto, o homem nunca consegue chegar até a fortaleza e uma série de complicações acontecem ao longo da trama.


Nessa pequena sinopse do livro, já dá para ver semelhanças entre Resident Evil Village e o livro. Não bastando essas semelhanças, segundo alguns rumores de Ambassadors, alguns personagens tem nomes que também estão no livro. Os nomes Olga e Pepi foram relatados por Ambassadors que testaram o jogo e esses dois nomes são identidades para duas personagens de "O Castelo". Outros personagens do conto de Kafka podem ter sido usados como inspiração para fazer as figuras de Resident Evil Village.


Outra pequena semelhança que trazemos é que ao meio do vilarejo descrito em "O Castelo", K. passa por uma pequena igreja e que em sua volta havia um cemitério. Se for parar para ver bem no segundo trailer de Resident Evil Village, no meio da vila há também uma pequena igreja e com uma área em volta que parece ser um cemitério. E depois de todos esses aparentes paralelos entre uma obra de Franz Kafka e um jogo de Resident Evil, é de se esperar ainda mais que Alex esteja envolvida na história do oitavo título da franquia.


Queremos reforçar que todos os argumentos apresentados são nossas especulações! A Capcom não oficializou a presença de Alex Wesker e nem de Daniel Fabron na trama de Resident Evil Village. O jogo está com previsão de lançamento para 2021. Confira todas as notícias e informações sobre o jogo em nossa página especial para o título.