Chris Redfield


Nome: Christopher Redfield
Nascimento: 1973
Tipo Sanguíneo: O
Altura: 1,85m
Peso: 98kg
Status: Vivo
Primeira Aparição: Resident Evil (1996)


Chris Redfield é, talvez, o personagem mais importante da franquia Resident Evil passando por várias aparições e acontecimentos da franquia. Chris, antes de se juntar aos S.T.A.R.S., era um membro da Força Aérea Americana, mas foi demitido por insubordinação. Foi chamado ao S.T.A.R.S. (Special Tatics And Rescue Service - Serviço de Resgate e Táticas Especiais) por seu velho amigo, Barry Burton.


No dia 23 de Julho de 1998, a Equipe Bravo do S.T.A.R.S foi enviada para as montanhas Arklay para investigarem casos de canibalismo. A Equipe Bravo perde o controle do helicóptero e cai. No dia seguinte, a Equipe Alpha, na qual Chris se insere, é enviada para verificar. Enquanto investigam o cenário deixado pelo helicóptero da Bravo, são atacados por Cerberus. O que resta a eles é correr e se abrigarem em uma Mansão. Nessa correria, Chris se perde com os membros. Ele começa a investigar e se encontra com Rebecca Chambers da Equipe Bravo. Os dois trabalham juntos e descobrem que a Umbrella estava atrás de tudo. Eles se encontram com Jill Valentine e Barry Burton, todos juntos matam uma arma biológica liberada pelo capitão Albert Wesker que se tratava de um agente duplo e conseguem sair da Mansão antes dessa ser destruída.


Após o Incidente na Mansão, Chris e os outros membros do S.T.A.R.S. reportam o ocorrido para o chefe do Departamento da Polícia de Raccoon City, Brian Irons, mas o chefe arquiva o caso e cria histórias envolvendo o grupo com drogas e loucura, sujando a imagem dos policiais em Raccoon City. Isso deixa Chris com ódio mortal da Umbrella e de Irons. Ele decide tomar violentas medidas a fim de ganhar férias forçadas do Departamento de Polícia. Ao conseguir, começa a investigar a Umbrella sozinho com o apoio de Barry que se muda para o Canadá e de Jill que permanece em Raccoon investigando a Umbrella.


Chris segue para a Europa para investigar a fabricação do G-Vírus. Durante sua viagem/investigação, a cidade de Raccoon é dominada por armas biológicas e monstros após o T-Vírus vazar em um confronto entre William Birkin e soldados da USS. Claire Redfield, irmã mais nova de Chris, segue até a cidade e acaba se envolvendo no Incidente de Raccoon City e ao saber que Chris foi para a Europa, ela segue posteriormente em dezembro para Paris. Porém, acaba sendo pega e feita como prisioneira da Umbrella, levada para as Ilhas Rockfort.


Por um email de Leon S. Kennedy, Chris tem conhecimento de que sua irmã estava nas mãos da Umbrella e segue a Ilha Rockfort, mas o local já estava destruído. Lá, ele reencontra Albert Wesker e tem um pequeno confronto contra o ex-capitão. Chris fica sabendo de que Claire tinha sido levada por Alfred Ashford para uma base da Umbrella na Antártida. Seguindo até lá, ele combate Alexia Ashford e novamente, Wesker. Numa batalha, Chris leva uma surra das grandes de Wesker, mas consegue sair do confronto e da destruição da base na Antártica junto a Claire. Logo após isso,  Chris começa a malhar para que num próximo encontro fosse um adversário a altura do ex-capitão.


Em 2003, Chris e sua fiel parceira, Jill Valentine, seguem a uma base da Umbrella na Rússia onde destroem a arma biológica T-A.L.O.S. Juntam as provas na base e com evidências do Incidente em Raccoon, conseguem falir e destruir a Umbrella. Logo após o Fim da Umbrella, os vírus e armas biológicas com legado da corporação caem no mercado negro e eles criam a BSAA para proteger o mundo dos males do bioterrorismo e conter suas consequências.


Em 2005, o diretor Clive R. O'Brian da BSAA decide montar uma cilada para desvendar os mistérios mais profundos do Pânico em Terragrigia, acontecimento de 2004 em que o grupo bioterrorista Il Veltro atacou a cidade usando o Vírus T-Abyss. O caos foi tão grande que nem a FBC (Comissão Federal contra o Bioterrorismo) conseguiu conter o incidente, resultando em algo parecido com Raccoon City. O presidente da FBC mandou destruir a cidade usando satélites que alimentavam o local com energia solar. Chris junto com a agente Jessica Sherawat são designados para investigarem complexos da Il Veltro e encontrarem mais provas sobre a relação deles com Terragrigia, mas perdem o contato no meio do caminho e seus paradeiros apontam um sinal ao meio do mar mediterrâneo. Assim, Jill Valentine com Parker Luciani vão até um navio abandonado ao meio do mediterrâneo e descobrem que era apenas uma armadilha. Quando Chris vai a procura de Jill, ele acaba descobrindo mais informações da Veltro. Uma vez juntos, Chris e Jill solucionam o quebra-cabeça que aponta uma parceria entre Morgan Lansdale, o diretor-presidente da FBC, com a Veltro no caos do ano anterior, e que todas as "armadilhas" e ciladas envolvendo a Queen Zenobia e navios gêmeas, foram feitas por O'Brian que sabia do envolvimento de Lansdale com a Veltro, mas precisava de provas para conter os inimigos. Chris e Jill conseguem juntar provas que prendem Lansdale.


Em 2006, Chris Redfield e Jill Valentine seguem a um Castelo de Spencer onde reencontram Albert Wesker e se deparam com Ozwell E. Spencer, um dos co-fundadores da Umbrella, morto. No confronto, Wesker quase mata Chris, mas Jill se sacrifica se atirando contra Wesker e caindo numa janela. Os corpos de Jill e Wesker nunca foram encontrados e desde então, os dois foram considerados mortos.


Anos se passam e Chris não consegue superar o trauma de perder sua fiel parceira. Em 2009, Chris recebe a missão de capturar Ricardo Irving, vendedor de armas biológicas no mercado negro na cidade de Kijuju, na África do Sul. Para auxiliar na missão, Sheva Alomar é designada para acompanhá-lo pela divisão africana da BSAA. Durante a trajetória da dupla, Chris recebe dados  sobre os acontecimentos de Kijuju entregues por Josh Stone e nesses arquivos, ele suspeita de que uma mulher em uma foto possa ser Jill, significando que ela ainda poderia estar viva. Além disso, suspeitas são levantadas sobre o Projeto Uroboros, um vírus mortal criado pela multinacional TriCell.


Após muita investigação, Chris e Sheva adentram profundamente na história da TriCell e da Umbrella. As duas empresas teriam feito parcerias desde a descoberta do Vírus Progenitor na região africana. Passando por complexos da TriCell, Chris procura por Jill a fim de saber o estado atual de sua parceira. Excella Gionne, a diretora da divisão africana da TriCell, entra em contato com eles mentindo sobre Jill. Os dois, atrás da mulher, se envolvem em mais confusões, mas quando finalmente se deparam ao vivo com ela, Jill aparece em controle de Albert Wesker. O ex-capitão de Chris teria usado um dispositivo em Jill fazendo que a policial fosse controlada facilmente pelo soro P-30. Assim, eles travam uma batalha, mas com sorte, Chris e Sheva retiram o dispositivo de Jill. Ao recuperar a consciência, ela diz que Wesker estaria prestes a espalhar o Vírus Uroboros pelo globo, matando milhões de pessoas, sobrevivendo somente as mais fortes por seleção natural e assim, num mundo com apenas os fortes habitando-o, todos veriam Wesker como um deus.


Ao chegarem ao encontro com Wesker, mais uma batalha é travada e a dupla toma vantagem do inimigo ao injetarem nele uma substância que o enfraquece. Eles seguem o inimigo que tenta fugir em uma aeronave e lutando dentro dessa, o avião cai em um vulcão. É aqui que Wesker se infecta com sua própria obra-prima, o Uroboros. Ganhando surpreendentes habilidades, Wesker faz de tudo para matar a dupla. Mas uma boa luta põe Wesker na lava. Eles são resgatados por Jill e Josh Stone em um helicóptero da BSAA e matam Wesker de uma vez por todas atirando dois foguetes na cara do inimigo.


Em 2012, Chris recebe um novo parceiro, Piers Nivans, e junto com seu esquadrão, precisam conter ameaças do C-Vírus na república da Edonia, caos produzido por Carla Radames (um clone de Ada Wong). Chris sofre amnésia num confronto e passa alguns meses ao lado do álcool até ser "resgatado" por Piers.


Em 2013, Chris e Piers seguem a China para conter os ataques bioterroristas causados pelo C-Vírus e salvar as vítimas. Nessa missão, Chris relembra o que Ada Wong (Carla Radames) havia feito com todo o seu esquadrão e jura vingança. Após vários confrontos, Chris consegue cercar a mulher que é morta minutos depois por agentes. Logo depois, Chris deve salvar Jake Muller, filho de Wesker, e Sherry Birkin, pois o sangue de Jake tinha os anticorpos para conter o C-Vírus. Há um momento de tensão ao Jake saber que Chris matou seu pai, mas é interrompido por uma arma biológica gigante da Neo-Umbrella, Haos. Piers acaba se infectando e consegue salvar Chris, mas a si mesmo não. Chris sofre com a perda do parceiro.


Após 2013, Chris se junta com o Exército Mexicano para capturar Glenn Arias, um vendedor e fabricador de armas biológicas que jurava vingança ao ter seu casamento massacrado pelo governo americano. Rebecca Chambers se torna vítima do A-Vírus, criado por Arias, mas também consegue desvendar todas as propriedades do vírus. Ao lado de Chris, os dois seguem até Leon S. Kennedy, em busca de informações sobre Los Illuminados. Quando Rebecca é capturada por Arias, Chris e Leon se juntam e seguem até Nova York onde combatem Arias e conseguem salvar, não só Rebecca, como também toda a cidade.


Em 2017, Chris está afiliado a Umbrella que se reestruturou em 2007 com a missão de corrigir os erros da corporação. Por um pedido da BSAA, provavelmente porque Chris tinha uma bagagem de conhecimentos da Umbrella e poderia identificar alguma coisa de errado facilmente se estivesse dentro, Chris resgata Ethan e Mia Winters após uma noite de terror com a família Baker minupulada pela arma biológica Eveline, criada por uma organização chamada "Conexões".


Chris faz de tudo para pegar Lucas Baker, membro da família que tinha ligação com a Conexões e estaria enviando dados de batalha de Eveline e do mutamiceto para a organização. Chris acaba o matando. Alguns dias depois, Chris aciona a equipe da Umbrella para irem atrás de Zoe Baker. Ele consegue encontrar Zoe junto ao seu tio, Joe. Ele entra em contato com Ethan Winters para avisar o estado de Zoe.


Anos se passam e Ethan e Mia reconstituem uma vida tranquila ao se mudarem para a Europa a pedido da BSAA, para que ficassem afastados de quaisquer perigos. Durante esses anos, Chris começa a investigar uma cientista conhecida como Mãe Miranda. Além disso, suspeita de corrupção dentro da BSAA. Por isso, em 2021, Chris abre um grupo derivado da BSAA conhecido como Lobo de Caça para ir atrás de Miranda.


Chris descobre que Miranda tinha a habilidade de mudar sua aparência e havia assumido a identidade de Mia Winters em fevereiro de 2021. No dia 9 desse mês, Chris invade a casa dos Winters atirando contra Miranda disfarçada de Mia e levando com ele, Ethan e Rosemary Winters, a filha de seis meses do casal. Ele decide não contar o que estava acontecendo, de fato, para Ethan na esperança de que o civil não se envolvesse no caso. Entretanto, durante o transporte de Ethan e Rose, Miranda ataca o esquadrão de Chris e sequestra Rose, deixando Ethan para morrer no local.


Ethan então segue por um caminho que o leva para um extenso vilarejo isolado onde começa a combater diversos tipos de monstros diferentes. O local havia sido dominado por Licanos (Lycans) e Chris monta uma base no vilarejo para tentar encontrar Ethan e Rose. Uma de suas bases operacionais está localizada no Reservatório Moreau, onde Chris reencontra Ethan e pede para que o civil fique fora do caso. O grupo é dividido após um ataque de Salvatore Moreau.


Mais tarde, Chris reencontra Ethan na Fábrica de Heisenberg. Ethan ainda procurava por fragmentos de sua filha e pede um esclarecimento de Chris sobre tudo o que estava acontecendo. Chris revela que ele não havia matado Mia, mas sim Miranda quando invadiu a casa do civil. E que o vilarejo e as criaturas eram obra dela. Miranda fazia experimentos com o mutamiceto no local e tinha um grande interesse em Rose. Chris promete a Ethan que iriam conseguir resgatar Rose e segue com seu plano de destruir por completo a fábrica enquanto o rapaz lutava contra Karl Heisenberg. Após a batalha contra o último lorde, Miranda aparece e assassina Ethan.


No dia seguinte, Chris segue até o centro do vilarejo onde encontra o Megamiceto, um superorganismo que gera o mutamiceto e foi encontrado primeiramente pela própria Miranda no início do século XX. Chris implanta uma bomba no Megamiceto e segue até o laboratório de Miranda, onde tem conhecimento sobre a criação dos quatro lordes que comandavam o vilarejo e sobre os planos da suprema. Miranda procurava uma forma de trazer de volta sua filha, Eva, a vida já que o megamiceto armazenava a consciência de que morria no local. E para isso, ela precisava de uma pessoa perfeita para receber a consciência de Eva. Ela eventualmente fez experimentos com a Conexões e ajudou na criação de Eveline, mas considerou uma falha ao saber que Evie tinha o efeito colateral de envelhecer rápido demais.


Mas através da Conexões e do Incidente em Dulvey que Miranda tomou conhecimento sobre Rose, a filha de Ethan e Mia. Ela considera Rose o receptáculo perfeito para receber a consciência de Eva e por isso pretendia pegar a garota. Chris também descobre que Ozwell E. Spencer foi um aluno de Miranda e chegou a passar um tempo no vilarejo. Além disso, Spencer havia se inspirado no símbolo do guarda-chuva que viu em uma caverna sobre as origens do vilarejo para criar a Umbrella junto a James Marcus e Edward Ashford.


No laboratório, Chris também reencontra Mia. Ela diz que Ethan não estaria morto por ser alguém "especial". O que ela se referia era que Ethan havia morrido por Jack Baker em 2017 no Incidente em Dulvey. Mas o mutamiceto e sua capacidade de armazenar a consciência dos infectados, acabou reconstituindo o corpo de Ethan junto a suas memórias. Por isso, por mais que Ethan se machucasse, ele sempre se regenerava porque o corpo dele era praticamente constituído por mofo. De fato, Ethan volta e segue até o local da cerimônia para impedir o plano de Miranda. Após uma batalha, Chris tenta ajudar Ethan a sair do local antes que a bomba no megamiceto fosse acionada. Vendo que seu corpo não estava mais aguentando, Ethan fica para trás pedindo a Chris que cuidasse de Rose. O pai se sacrifica para que Rose, Mia, Chris e o esquadrão Lobo de Caça pudessem sair do vilarejo.