ESPECIAL: Levantando teorias sobre Resident Evil Village


Recentemente, o oitavo título da franquia Resident Evil foi anunciado durante o evento de revelação do PS5 da Sony e junto a esse anúncio, diversas teorias e especulações foram levantas por parte dos fãs sobre o jogo. Chris será vilão? Alex Wesker retornará? Daniel Fabron de Resident Evil Resistance será outro vilão do jogo? Por que Resident Evil agora está incluindo lobisomens e criaturas fantásticas na história?


Para tentar explicar todas essas perguntas, iremos levantar algumas teorias neste artigo e tentar desvendar o que rumores e o trailer de Resident Evil Village pode introduzir ao jogo e à franquia futuramente.


1. CHRIS REDFIELD SERÁ UM VILÃO EM VILLAGE?


A participação de Chris Redfield é o que mais está instigando os fãs. Sua aparição no trailer foi chocante e confirmou rumores que antes eram considerados absurdos. Chris invade a casa de Ethan Winters, protagonista de Resident Evil 7, que após os eventos trágicos com a família Baker, decidiu morar junto a sua esposa Mia Winters em um local isolado da sociedade. O soldado da BSAA e que ainda aparenta estar filiado a Umbrella, mata Mia na frente de Ethan e conforme divulgado na sinopse do jogo, é ele quem sequestra Ethan e o larga em uma vila europeia coberta de neve. Segundo rumores, Chris também levaria a filha recém-nascida de Ethan.


O que pode estar por trás disso? Certamente, Chris tem uma razão para realizar o feito. Ele tanto pode estar sendo manipulado ou seguindo ordens de superiores, quanto pode estar quebrando regras e fazendo o que acha certo. Essa última, aliás, combina com Chris. Sabemos que o herói sempre teve dificuldades de seguir ordens de superiores e geralmente faz escolhas às quais acha que é o certo a se fazer.


Mia nem mesmo pode ter morrido já que em Resident Evil 7 biohazard, após a infecção pelo Mutamiceto série-E, seu organismo passa por diversas mutações e uma delas alinha a rápida regeneração dos tecidos. Mia é baleada, sofre ataques dos Bakers, é machadada por Ethan e ainda assim, seu organismo é capaz de regenerar as células e permanecer viva. Além disso, vale lembrar que, antes dos eventos mostrados na campanha base de Resident Evil 7, Mia era uma criminosa. Ela é mostrada como uma agente secreta da Conexões que transportava Eveline para a filial da corporação na América Central. Talvez a mulher tinha planos ruins pela frente e foram descobertos pela BSAA...


O fato também de Chris colocar Ethan ao meio do perigo que a vila europeia guarda pode se tratar de um grande plano. Ele estaria colocando a vida de Ethan em risco e isso sim traria um contraste na personalidade de Chris que jamais fez isso com outra pessoa (até onde sabemos). Aqui, a teoria de que Chris esteja sendo manipulado ou seguindo ordens pode se encaixar melhor o que nos leva à outra pergunta.


2. ALEX WESKER DE VOLTA?


Segundo o famoso insider Dusk Golem, Alex Wesker retorna como vilã em Resident Evil Village. Esse usuário também comentou que o atual oitavo título da franquia, antes, era Resident Evil Revelations 3 que obviamente teria o potencial para continuar com o arco de Alex.


Devemos lembrar que Alex Wesker ainda está viva SIM, porém no corpo de Natalia Korda. Pois no final de Resident Evil Revelations 2, Alex é morta. Mas o epílogo do jogo que ocorre durante os eventos de Resident Evil 6, mostra a pequena Natalia, adotada pela família Burton, lendo uma obra de Franz Kafka revelando que o plano de transferência de mentes foi um sucesso e a consciência de Alex ascendia na psique de Natalia.


No trailer, é mostrada em alguns trechos uma mulher toda vestida de branco, pálida e com gestos bem semelhantes aos de Alex. Não bastasse isso, a trama de Village parece ter inspiração na obra "O Castelo" de Kafka, autor que inspirou muito Alex durante sua vida e até mesmo em experimentos. Nessa obra, o protagonista K. chega a uma vila coberta de neve e avista um castelo que marca seu objetivo. Porém, chegar até esse local acaba se tornando um grande desafio.


Se realmente o atual Resident Evil Village antes era a sequência da sub-série Revelations, essa inspiração em Kafka pode ser levada em consideração e novamente teríamos um Resident Evil com uma atmosfera kafkiana ou até mesmo dantesca, já que o primeiro Revelations se utilizou muito do universo criado por Dante Alighieri.


Alex, no corpo de Natalia, voltando em Village também nos faria questionar o que aconteceu com a família Burton, sobretudo com Barry. Sabemos desde o primeiro Resident Evil que o atual soldado da BSAA tem como esposa Kathy Burton e suas filhas Moira e Polly. Será que todos estariam mortos? Afinal, Alex fugiria da casa dos Burton deixando todos eles vivos, mesmo sabendo que estavam filiados a BSAA?


Em um momento do trailer, a mulher de branco em que teorizamos que seja Alex está ao lado de várias outras mulheres encapuzadas. Seriam essas apenas personagens novas ou a família de Barry todas infectadas com um novo agente biológico trabalhando para Alex? O plano da vilã em Revelations 2 era de transferir sua mente para a psique de alguém mais novo, fazendo com que ela vivesse por mais tempo. Além disso, se tornar uma deusa, pegando a utopia que antes Spencer tinha.


Além de Alex, o insider Dusk Golem também comentou que Daniel Fabron poderia ter uma participação em Village. Fabron apareceu primeiramente em Resident Evil Resistance, como um novo vilão ocupando o papel de mastermind. Apesar do Resistance não ser canônico, o conceito dele como os experimentos que Alex e Fabron operaram em 1998, teoricamente pode ser encaixado ao cânon segundo uma resposta do próprio Peter Fabiano em uma entrevista ao Resident Evil Database. Na entrevista, ao ser questionado sobre a canonicidade de Resistance, Peter Fabiano diz que os desenvolvedores gostam de pensar que Fabron e Alex realmente lideraram esses experimentos covardes no passado.


Seria o homem misterioso no trailer, Daniel Fabron? Até porque o sujeito relembra bastante Fabron, até pelos seus óculos que são bem parecidos aos de Fabron em Resistance. Será que Alex Wesker então está retornando para criar mais uma atmosfera kafkiana em Resident Evil?


3. RESIDENT EVIL VILLAGE APELARÁ PARA O SOBRENATURAL?


Antes mesmo de ser anunciado, Resident Evil Village já estava dando muito o que falar segundo os rumores que apontavam a presença de inimigos como lobisomens e bruxas. Após o anúncio oficial do jogo, foi revelado que o oitavo capítulo realmente contará com essas ameaças. E aí nos perguntamos, Resident Evil apelará para o sobrenatural?


A franquia sempre se baseou no bioterrorismo e nunca saiu desse foco. Desde Resident Evil (1996) até Resident Evil 3 (2020), a saga nunca saiu do enfoque do uso de agentes biológicos para a criação de ameaças no globo. Temos alguns exageros ali e aqui como no próprio Resident Evil 3 Remake quando Jill Valentine sofre alucinações e pesadelos pensando que poderia estar infectada pelo T-Vírus revelado seus traumas com o Incidente na Mansão. Em Resident Evil 4, Leon S. Kennedy também apresenta sintomas de alucinações ao ser infectado com o Las Plagas. O próprio Saddler utiliza alguns gestos de ocultismo para controlar os infectados com a Plaga Subordinada.


Resident Evil 7 também se utilizou bastante do uso de alucinações. Quando alguém é infectado pelo mutamiceto série-E e esse chega até o cérebro humano, os infectados começam a sofrer alucinações e veem até a arma série-E, no caso, Eveline. E apesar de isso tudo soar meio sobrenatural, conta bastante com a premissa da série de, cada vez mais, as armas biológicas serem mais ameaçadoras. No começo da série tínhamos os Tyrants como super-soldados, tínhamos monstros rápidos como Lickers, armas supremas como o Nemesis. A partir de Resident Evil 4, começou uma nova era do bioterrorismo onde temos os Ganados e os Majini, foram introduzidos soldados ainda mais eficientes como os J'avo de Resident Evil 6. Em Resident Evil 7 temos então uma arma biológica com uma aparência de uma simples menina que pode destruir um ser humano por dentro.


Resident Evil nunca saiu de seu foco de cada vez mais, evoluir as armas biológicas e elas serem ameaças mortais para os protagonistas. Resident Evil Village então deve trazer monstros desse tipo, mais perigosos, mas que devem, com toda a certeza, ter uma criação que esteja alinhada a premissa do bioterrorismo. Os próprios lobisomens podem ser armas biológicas - ou a tentativa de criar uma - formadas a partir de genes humanos e caninos administrados por um agente biológico. Isso, aliás, já aconteceu antes com os Hunters, as Chimera e outros monstros da franquia, onde um organismo híbrido contendo genes humanos mais de um animal, acabam sendo administrados por um vírus/parasita formando uma nova arma biológica.


As bruxas também pode ser algo parecido com a própria Eveline. Aliás, a Evie em Resident Evil 7 envelheceu muito rápido justamente pelos efeitos do mutamiceto. Seriam as bruxas várias tentativas de criar armas como a E-001? Será por isso que elas podem criar alucinações, talvez não tão fortes como as de Eveline, mas quem sabe, não é? De qualquer forma, como o jogo se passa numa vila isolada, é muito provável que muitos aldeões possam não ter um conhecimento científico e por isso, acreditam que as ameaças pela vila podem ser coisas sobrenaturais.


4. FORTE INFLUÊNCIA EM RESIDENT EVIL 4


Uma vila, um castelo, o inventário com slots para organizar itens, novos monstros... Resident Evil Village, antes mesmo de ser anunciado, apenas com os rumores já estava dando um ar bem "vibes-RE4" com tantas semelhanças com o quarto título. E podemos realmente falar que houve uma grande inspiração em Resident Evil 4 para fazer Village.


Até mesmo porque, recentemente, foi reportado que um remake de Resident Evil 4 estava em produção pela Capcom e pela M-Two, mesmo time que trouxe o remake de Resident Evil 3 para a vida. Ao que parece, esse remake de Resident Evil 4 estaria sendo produzido desde 2018. Nessa altura de tempo, Resident Evil Village, ou segundo Dusk Golem, o antes Revelations 3 também já devia estar em um estágio avançado. Com esse projeto, a Capcom pode ter visto potencial - financeiro e de reaproveitamento de assests que a gente sabe que a Capcom gosta disso, né? - para fazer o remake de Resident Evil 4.


Com essa inspiração, ficamos nos perguntando se Resident Evil Village pode trazer mais elementos ainda inspirados em Resident Evil 4. O quarto título da série foi considerado um dos jogos mais revolucionários no mercado de games e é um "Must-Play" para todos os jogadores. Será que Resident Evil Village teria algo parecido? Será que o game pretende sair somente para a próxima geração porque querem estrear um sistema mais avançado de gameplay? Algo inovador?



Novidades sobre o oitavo título devem aparecer em agosto, como prometido pela Capcom. Provavelmente, teremos novas fotos e talvez um novo trailer ou quem sabe uma gameplay do pesadelo que Ethan Winters passará em breve. Fique atento em nosso site para todas as novidades sobre Resident Evil Village.

Comentários