Village Tales | Chris Redfield



O lendário herói de Resident Evil retorna no oitavo título da franquia. Chris Redfield é o cara para combater qualquer tipo de arma biológica que esteja solta por aí! Sua fama (dentro e fora do universo de Resident Evil) vem de seus inúmeros feitos ao longo da franquia. Hoje, neste segundo artigo do Village Tales, vamos relembrar um pouco sobre sua trágica jornada até Resident Evil Village.


Antes de se juntar aos S.T.A.R.S., Chris trabalhou na Força Aérea Americana onde aprendeu diversas habilidades de combate e a pilotar caças e helicópteros. Durante esse tempo, ele desenvolveu uma amizade com Barry Burton, quem posteriormente lhe chamou para entrar no Serviço de Resgate e Táticas Especiais do Departamento de Polícia em Raccoon City. Chris havia sido demitido da Força Aérea por problemas de insubordinação. Ele se juntou a Equipe Alpha dos S.T.A.R.S. em 1996, onde desenvolveu mais ainda suas habilidades de combate e se tornando até mesmo o melhor atirador do grupo. Durante esse período, ele também se aproximou bastante de sua parceira de trabalho, Jill Valentine.


Em 23 de julho de 1998, a Equipe Bravo dos S.T.A.R.S., liderada pelo capitão Enrico Marini, foi enviada para investigar casos bizarros de canibalismo nas Montanhas Arklay, aos arredores de Raccoon City. Uma pane no motor do helicóptero resulta em um acidente e a equipe passa horas sem dar quaisquer pistas da situação que ocorreu. Dessa forma, a Equipe Alpha, na noite do dia 24 de julho, segue até as Montanhas Arklay onde encontram os destroços do helicóptero de Bravo. Eles começam a ser atacados por cães em decomposição e perdem o membro Joseph Frost. Correndo pela densa floresta de Arklay, os S.T.A.R.S. se abrigam em uma Mansão, entretanto, Chris se separa da equipe e fica para trás.



Posteriormente, ele encontra um caminho alternativo para entrar na Mansão e segue até o terraço da ala leste, onde encontra seu grande amigo, Forest Speyer, como zumbi. Após dar um fim ao sofrimento do colega, Chris encontra a novata Rebecca Chambers socorrendo Richard Aiken, quem havia sido atacado por uma cobra gigante. Chris auxilia Rebecca a tratar os ferimentos de Richard e avança em sua investigação. É ele quem encontra também Lisa Trevor durante essa terrível noite e não demora muito para descobrir que a Mansão funcionava como uma fachada para um laboratório subterrâneo da multinacional farmacêutica Umbrella onde eram feitas pesquisas de armas biológicas. O T-Vírus havia vazado semanas antes o que acabou resultando em monstros soltos por todo o local, e o grupo ainda descobre que foram levados de propósito pelo capitão Albert Wesker que se tratava de um agente duplo e queria coletar dados de batalha das armas biológicas.


Na manhã do dia 25 de julho, Chris, Jill, Barry e Rebecca são resgatados pelo piloto Brad Vickers e a Mansão é destruída pelo sistema de autodestruição. Eles pensam também que Wesker havia morrido, mas o ex-capitão sobrevive e seguia com planos bem piores. Ao retornarem a delegacia de Raccoon, tentam reportar todos os acontecimentos na Mansão Spencer para o chefe de polícia Brian Irons. O que eles não sabiam era de que Irons tinha acordos ilegais com a Umbrella e arquiva o caso da Mansão, insinuando a população de Raccoon que os sobreviventes inventaram toda a história. Furioso com a reação de Irons e com a Umbrella fugindo da justiça, Chris motiva toda a sua equipe a investigar a Umbrella por conta própria. Barry se muda para o Canadá a fim de proteger sua família de possíveis ameaças da Umbrella, enquanto Jill ficava em Raccoon City investigando a multinacional de lá. Já em relação a Chris, o policial havia entrado em contato com o FBI para fazer uma investigação de Irons e da Umbrella. Ele viaja até a Europa como se estivesse de férias, mas na verdade, estava mesmo era querendo encontrar provas para incriminar a Umbrella.


Sem se quer falar com sua irmã mais nova sobre suas "férias", a jovem universitária Claire Redfield segue até Raccoon na noite do dia 29 de setembro quando a cidade já estava dominada por zumbis e monstros do T-Vírus. Ela se encontra com o policial novato Leon S. Kennedy e se abriga na delegacia de polícia onde salva a vida de Sherry Birkin e descobre que o incidente biológico na cidade foi provocado por um vazamento acidental do T-Vírus durante um confronto entre o co-criador do G-Vírus, William Birkin, e soldados do Serviço de Segurança da Umbrella. Mesmo depois de todo o pesadelo que viveu em Raccoon City, ela ainda segue motivada a encontrar Chris e, em dezembro de 1998, invade uma sede da Umbrella em Paris a procura do irmão e acaba sendo capturada.


Claire é levada para a Ilha Rockfort que, consequentemente, havia sido atacada pouco tempo antes por Wesker com o T-Vírus. Durante o incidente, ela consegue entrar em contato com Leon falando sobre sua situação e o jovem consegue contatar Chris informando o paradeiro de Claire. O irmão abandona tudo que estava fazendo e corre em busca de Claire em Rockfort. Infelizmente, ele chega tarde demais, quando a ilha já havia sido parcialmente destruída após Alfred Ashford acionar o sistema de autodestruição do local. Investigando o local, ele se depara mais uma vez com Wesker e os dois travam um pequeno embate onde o vilão declara todo o seu grande ódio por Chris. O policial descobre que Claire estava na base da Umbrella na Antártica e usa um avião de Rockfort para ir até lá.


Na Antártica, Chris consegue resgatar sua irmã e derrotar Alexia Ashford, a criadora do T-Veronica Vírus e a razão para Wesker estar a perseguindo. Um fato muito importante ocorrido no final de Resident Evil CODE: Veronica é a luta entre Chris e Wesker. O herói confronta o ex-capitão em combate corpo-a-corpo e leva uma grande surra. É justamente essa surra que motiva Chris começar a malhar e se tornar o homem fortão visto nos outros jogos, para que no próximo encontro com Wesker, ele fosse um adversário a altura. Além dessa surra, Chris quase perdeu sua irmã. Por muito (muito) pouco, ela não morreu pelas mãos dos Ashfords e de Wesker, e tudo porque ela procurava Chris. Será que o herói se culpou por esses acontecimentos depois e carrega essa culpa até hoje?


O próximo ponto a relembrar da trajetória de Chris é quando ele destrói a Umbrella, junto a Jill, em 2003, invadindo uma base russa da Umbrella, derrubando a arma biológica mais avançada até então, a T-A.L.O.S. Juntando provas o suficiente, eles conseguem falir a Umbrella. Mas a queda da corporação acaba resultando em diversos vírus e armas biológicas caindo no mercado negro. Chris e Jill ajudam então na criação da BSAA, a Aliança de Avaliação em Segurança em Bioterrorismo. No ano seguinte, a organização criminosa Il Veltro causa o Pânico em Terragrigia usando o T-Abyss Vírus. A Comissão Federal contra o Bioterrorismo toma a linha de frente para conter o incidente, mas não dá muito certo.


Em 2005, o diretor da BSAA, Clive R. O'Brian, faz um plano para desvendar o verdadeiro culpado pelo Pânico em Terragrigia. Ele envia Chris, junto a Jessica Sherawat, para investigar uma possível volta da Veltro. Ele logo informa para Jill e Parker Luciani que Chris estava em um navio ao meio do Mar Mediterrâneo. Toda essa bagunça acabou fazendo com que Chris se deslocasse de onde estava para procurar sua parceira e quando a encontra, descobrem que o navio de luxo Queen Zenobia havia um laboratório secreto de pesquisas para o T-Abyss. Jill e Chris também desvendam que foi Morgan Lansdale, o diretor da Comissão Federal contra o Bioterrorismo (FBC), quem forneceu o vírus para a Veltro, na tentativa de alertar o mundo sobre esse tipo de perigo e trazer reconhecimento a sua empresa. Lansdale é preso após Chris e Jill conseguirem uma gravação da reunião entre o comandante da FBC e o líder dos Il Veltro.


No ano seguinte, um fato tenebroso marca a vida de Chris para sempre. Com pistas do paradeiro de Ozwell E. Spencer, um dos co-fundadores da Umbrella, Chris e Jill seguem a um castelo da família Spencer onde se deparam com o velho morto por Wesker. Uma batalha ocorre e acaba em Jill se atirando em Wesker contra uma janela e caindo no abismo para salvar Chris de um ataque fatal. O corpo de Jill não é encontrado e ela é declarada morta em novembro de 2006. E já no ano seguinte, outro fato para tirar Chris do sério acontece. Em 2007, a Umbrella volta como uma Organização Militar Privada, como visto nos arquivos de Not a Hero em Resident Evil 7 biohazard. Já não era o bastante ter perdido sua parceira? Agora, a empresa criminosa que destruiu parte de sua vida volta?



Em 2009, Chris segue para a Zona Autônoma de Kijuju, onde é recebido por sua nova parceira, Sheva Alomar, para realizarem uma missão de apreender Ricardo Irving, um vendedor de armas biológicas no mercado negro. Nessa missão, Chris descobre que Jill podia estar viva ainda e segue por respostas, mesmo depois de derrotar Irving. Nessa trajetória, toma conhecimento que a Umbrella se uniu a TriCell anos atrás para estudar o Progenitor Vírus, extraído de flores africanas. Chris e Sheva reencontram Jill junto a Wesker e ela parecia estar sob total controle do ex-capitão. Ao tirarem um dispositivo de seu peito, Jill volta a ter domínio de sua consciência, mas tem que deixar a parceira para trás e seguir Wesker que planejava usar o Uroboros para criar um novo mundo. A dupla consegue matar Wesker e impedir a saturação global do novo vírus.


Anos se passam e Chris vira um capitão na BSAA e em 2012, durante uma missão na Edonia, ele sofre uma lesão séria na cabeça e perde sua memória. O que havia acontecido? Ele perdeu todo o seu esquadrão por um ataque de Carla Radames (quem estava se passando por Ada Wong) com o C-Vírus. Já em 2013, seu parceiro Piers Nivans consegue trazê-lo de volta a ativa. Sua fome por vingança de Ada (a quem na verdade ele se referia mesmo a Carla) acabou fazendo que ele tomasse diversas decisões erradas. Diversos companheiros da BSAA morreram nessa jornada, com exceção de Piers. E isso não ia durar por muito tempo. Quando Chris e Piers estão perto de resgatar Sherry Birkin e Jake Muller, Chris chega ao ponto de desistir daquela vida de soldado e se aposentar. Pois agora, havia alguém com honra que poderia substituí-lo. Ele confia em Piers nessa tarefa, mas quando estão enfrentando a arma biológica Haos, Piers se infecta com o C-Vírus para salvar Chris. O sacríficio do colega marca o capitão profundamente.



Um tempo se passa e Chris agora tem um novo adversário: Glenn Arias. Um vendedor de armas biológicas no mercado negro que buscava vingança por ter sofrido um ataque do governo americano ao meio de seu casamento. Para isso, ele se junta como um especialista em armas biológicas ao exército mexicano e não tem êxito na missão. Juntando-se novamente a Rebecca, eles procuram por Leon para pedir ajuda e impedir um ataque apocalíptico de Arias em Nova York. Nessa confusão, Chris quase perde sua amiga Rebecca e consegue salvá-la minutos antes de sofrer mutações do A-Vírus. O mais interessante sobre essa aparição de Chris em Resident Evil Vendetta é a sua fala marcante no começo do filme, onde um soldado se refere a ele como "o grande herói" e pede dicas de como lidar com armas biológicas. A resposta de Chris é curta, porém vale uma história trágica inteira: "Existem corporações por aí transformando pessoas em armas biológicas. Pessoas como eu e você. Amigos. Família... E chegará um dia que você precisará tomar uma decisão: Matar eles ou morrer. Não parece ser heroico, parece?"


Chegamos então em 2017, quando Chris começa a trabalhar como um especialista em uma missão da Umbrella. Como assim? O Chris aceitou cooperar com a Umbrella em uma missão? Sim, isso mesmo. Sob ordens da BSAA, ele é designado a capturar Lucas Baker na cidade de Dulvey, em Louisiana, com um esquadrão da Umbrella, que retornou como uma Organização Militar Privada em 2007 para "purgar" seus erros do passado. Nessa missão, Chris resgata também Ethan e Mia Winters, os sobreviventes do Incidente na Fazenda Baker. O agente consegue matar Lucas e impedir que dados da arma biológica Eveline sejam enviados para a Conexões, a empresa que criou Eveline.


E enfim, depois de toda essa história, vemos Chris entrando de repente na casa dos Winters, atirando em Mia e sequestrando Rosemary Winters, a filha recém-nascida de Ethan e Mia. E se olharmos para todos os outros materiais promocionais de Resident Evil Village, vemos um Chris bem mais velho, cansado, com um ar mais depressivo e obscuro. Com certeza, o que mais nos chama atenção é arte do rosto de Chris dividido com o rosto de um lobo, fazendo uma clara referência aos Lycans. Mas, será que tem outro significado? Não que ele esteja infectado com o mutamiceto, mas seria alguma arte alegando dois lados do Chris? Um lado "herói" e o outro lado "não-herói"?



E o que mais também intriga os fãs: Por que Chris "mata" Mia e sequestra a filha de Ethan? Não sabemos se Mia realmente morreu, já que em Resident Evil 7 biohazard, devido a sua infecção ao mutamiceto, ela sobrevive a tiros, machadadas e outros acidentes ainda piores. Mesmo sendo tratada pela Umbrella, será que o mutamiceto ainda age no corpo dela? E mesmo que ela sobreviva, ainda não responde o motivo de Chris simplesmente tomar Rose de Ethan. E agora a pergunta valendo um milhão de reais: Chris Redfield se tornou um vilão?


Desde Resident Evil 5, Chris vem falando que não se considera um "super-herói", mesmo com seus companheiros falando o contrário. Como você pôde ver, a trajetória de Chris é dolorosa, cheia de perdas, mortes, injustiças, conspirações e luta. O Chris do primeiro Resident Evil é totalmente diferente do Chris de Resident Evil 6 ou Resident Evil 7 biohazard e Resident Evil Village, e não estamos falando de aparência. Falamos mesmo de personalidade. Conforme ele foi levando mais experiências com o bioterrorismo para a bagagem, Chris foi ficando mais frio e sério. Ele pode muito bem não ser o vilão de Resident Evil Village, e estaria atirando em Mia e "sequestrando" Rose por um bom motivo, que ele talvez ache que é certo. Mas sendo ou não um vilão, o Chris do oitavo capítulo mostra claramente que está chegando ao fim da linha e que ainda carrega todos os traumas de seu passado.


São muitos mistérios que aguardam para serem desvendados sobre Chris. E só poderemos saber quais são suas verdadeiras intenções com a chegada de Resident Evil Village em 7 de maio de 2021 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC. Você já pode fazer sua pré-venda nos serviços PSNXbox Live e Steam. Acompanhe todas as informações sobre o jogo em nossa seção detalhada do título.